InícioLazer e CulturaPedagogia e Letras constroem acervo em áudio do Museu Casa da Memória...

Pedagogia e Letras constroem acervo em áudio do Museu Casa da Memória Italiana

Atividade faz parte do movimento mundial #pracegover foi possibilitada por estágio acadêmico em Arte e Educação de Ribeirão Preto

- continua após a publicidade -

Estudantes dos cursos de Pedagogia e Letras, do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), participam da criação de um acervo acessível a deficientes visuais com descrições e audiodescrições de imagens do Museu Casa da Memória Italiana. A ação faz parte das comemorações da “18ª Semana Nacional de Museus”, que vai até o dia 31 de maio.

            Os alunos, por meio de uma parceria acadêmica, fazem estágio em Arte e Educação no espaço. As imagens ficarão disponíveis nas Redes Sociais do museu e poderão ser acessadas por meio da #pracegover, que representa um movimento mundial pela integração das pessoas com deficiência. A semana comemorativa tem como tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”.

Trabalho permanente de formação

            De acordo com a professora Carla Damasceno, presidente do Nuace (Núcleo de Acessibilidade do Moura Lacerda), a participação dos cursos de Letras e Pedagogia é consequência de um trabalho permanente de formação de educadores nas áreas de acessibilidade e inclusão no Centro Universitário.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

            “É importante ressaltar que todo o conhecimento adquirido por estes futuros profissionais nesta atividade pode ser aplicado em diferentes áreas do mercado de trabalho, como na Cultura, cujo objetivo final é sempre a construção de uma sociedade mais inclusiva para todos”, conta Carla Damasceno.

Antiga Fazenda Guatapará, com foco nos imigrantes italianos

Outras formas de diversão e aprendizado

            Fátima Bocalom, que está no 7º período de Pedagogia, é uma das participantes do projeto. Ela diz que é neste momento que se deve informar às pessoas que há outras formas de comunicação, interação social, diversão, cultura e aprendizado, mesmo que de forma digital, já que o momento é de distanciamento social por conta da pandemia de Covid-19.

            “Não é justo deixar as pessoas com deficiência distantes de tanta riqueza de conhecimento. É um prazer enorme apresentar aos que desejam, com muitos detalhes, as mais diversas formas de arte. Pensar na satisfação e no grande aprendizado que este ser humano possa ter é muito gratificante, principalmente, quando isto está a apenas um ‘clique’ de distância”, salienta a aluna.

arquivo

LiveConhecendo #pracegover

            O Museu Casa da Memória Italiana realizará, no dia 28 de maio, a Live “Conhecendo #pracegover”. Discutirão o tema Carla Damasceno e a professora Maria Paula Moita Pegoraro Lopes, da Rede Estadual de Ensino e da Adevirp (Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região).

            Os alunos de Pedagogia e Letras do Moura Lacerda também participarão da atividade, que acontecerá, às 16 horas, no canal do museu na plataforma digital YouTube. A Live também faz parte da “18ª Semana Nacional de Museus”, que conta com a parceria do Museu da Cana – Instituto Cultural Engenho Central, localizado na divisa das cidades de Pontal (SP) e Sertãozinho (SP).

Outras formas de diversão e aprendizado

            Alice Registro, historiadora, gestora-executiva da Casa da Memória Italiana e professora do Moura Lacerda, lembra que toda a programação está sendo desenvolvida no ambiente virtual em atenção às orientações das autoridades mundiais, estaduais e municipais de saúde, como prevenção a Covid-19, e também segue recomendações do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus).

            “Haverá Lives temáticas e postagens com a #semanadosmuseus2020 para estimular lembranças de experiências em museus. Será uma oportunidade para as pessoas expressarem suas ligações afetivas”, afirma Alice Registro. O museu e seus parceiros, em apoio ao projeto Corações Solidários, arrecadarão alimentos para a produção e a doação de refeições para as pessoas em situação de rua.

arquivo

Confira a programação completa

“18ª Semana Nacional de Museus” – Até 31 de maio de 2020

Lives temáticas no YouTube da Casa da Memória Italiana

Data: 28 de maio – Quinta-feira – 16 horas.

Tema: “Conhecendo #pracegover”.

Participantes: Professora especialista Carla Damasceno (Centro Universitário Moura Lacerda), Maria Paula Moita Pegoraro Lopes (Rede Estadual de Ensino e Adevirp) e alunos dos cursos de Pedagogia e Letras (Centro Universitário Moura Lacerda).

Data: 30 de maio – Sábado – 14 horas.

Tema: “Conservação de acervos museológicos em tempos de pandemia”.

Participantes: Leila Heck (Museu da Cana – Instituto Cultural Engenho Central), Tânia Registro (Historiadora) e Clark dos Santos (Coordenador do Programa de Conservação do Museu da Cana – Instituto Cultural Engenho Central).

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎪 Temporal Destrói Estruturas e Rodeio em Cruz das Posses é Remarcado para 31 de Outubro! 🎤

Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas. Um forte temporal que atingiu...

Eleições: RICARDO SILVA com coligação preoucupante e MARCO AURELIO (Novo) jogam as ultimas carta em debate

Ricardo Silva e Marco Aurélio Jogam Cartas Finais no Debate pela Prefeitura de Ribeirão Preto ⚔️🤔 Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão,...

Eleição em Ribeirão Preto (SP): Marco Aurélio tem 44,8%; e Ricardo Silva, 43,6%, diz Veritá

A mais recente pesquisa eleitoral do Instituto Veritá, realizada entre 18 e 23 de outubro, mostra Marco Aurélio (Novo) com 44,8% das intenções de...

O temporal que atingiu Jaborandi na noite de 24 de outubro deixou pelo menos 100 pessoas desalojadas

O temporal que atingiu Jaborandi (SP) na noite de 24 de outubro deixou pelo menos 100 pessoas desalojadas, com aproximadamente 45 casas sendo invadidas...

Nas comemorações do Bicentenário de São Simão, Turismo de São Paulo inaugura obra de Revitalização da Praça da República

Uma das principais praças da cidade ganhou melhorias através de convênio que contou com recursos de R$ 615.073,96 do Estado  Conhecida por suas paisagens naturais...
- PUBLICIDADE -