InícioLazer e Cultura“Nostra Itália” é o novo festival italiano em Ribeirão Preto

“Nostra Itália” é o novo festival italiano em Ribeirão Preto

A 1ª edição do “Nostra Itália”, com entrada gratuita, vai reunir culinária especializada, música e danças típicas com vasta programação cultural

- continua após a publicidade -

A 1ª edição do “Nostra Itália”, com entrada gratuita, vai reunir culinária especializada, música e danças típicas com vasta programação cultural

A população de Ribeirão Preto e região vai poder celebrar a importância e a contribuição da colônia italiana, responsável por grande parte do desenvolvimento regional. A 1ª edição do Nostra Itália, que vai acontecer nos dias 23, 24 e 25 de setembro, em Ribeirão Preto, foi concebida justamente para homenagear os cerca de 55 mil imigrantes italianos que chegaram à cidade, em busca do Eldorado, no final do século XIX e início do século XX, e aqui fizeram história e deixaram milhares de descendentes.

O festival conta com apoio cultural da Sociedade Dante Aliguieri e da Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Os organizadores esperam receber mais de 15 mil pessoas no evento, que terá 15 expositores. Eles vão oferecer aos visitantes comida típica, como lasanha, polenta, nhoque, capeletti, calzone, pizza, parmegiana, doces, gelatos, vinhos e muito mais. E o público também poderá participar de oficinas de culinária.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Segundo o coordenador cultural do 1º Nostra Itália, Fábio Rodrigues, Ribeirão Preto não celebrava a comunidade italiana desde 2019, quando ocorreu a última edição do Festitália.

“É de suma importância essa retomada, considerando o Brasil como o país com maior número de imigrantes italianos no mundo. E nossa região concentra grande parte dos ítalo-brasileiros. Por isso, não podemos deixar de celebrar nossos imigrantes e seus descendentes por mais tempo”, disse o coordenador.

divugação

Para a secretária de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, Isabella Pessotti, o Nostra Itália é a melhor maneira de celebrar a cultura de um povo que tem a cara da cidade.

“Ribeirão Preto é uma cidade que recebeu muitos imigrantes italianos e eles foram, em grande parte, os edificadores, os construtores dessa cidade tal como nós a conhecemos. Os imigrantes italianos trouxeram também uma cultura de hábitos e costumes, de gastronomia que precisa ser preservada, que precisa ser difundida, e é por isso que o Nostra Itália tem essa enorme importância, porque ele resgata e difunde a cultura italiana”.

arquivo

Serviço:

1ª edição do “Nostra Itália”

23, 24 e 25 de Setembro

Local a definir

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Necta Gás Natural patrocina Music Run em Ribeirão Preto

Corrida acontecerá dia 23 de junho em comemoração ao aniversário da cidade

Preparativos para Festa do Peão de Barretos: CNAR promove capacitação de profissionais de saúde animal no Parque do Peão

Encontro acontece no Parque do Peão e contará com palestras sobre atuação em emergências, resgate e bem-estar animal no rodeio. Dr. Leonardo Castro é confirmado como um dos palestrantes

AMESLARI faz homenagem a Ribeirão Preto, sua cidade natal

Cantor lança sua primeira música cantada em português

Tributo ao Depeche Mode é atração em Ribeirão Preto

"Depeche Mode Experience", sobe ao palco do Hard Rock Cafe, no dia 21/06 (sexta-feira), às 21h; Os ingressos já estão à venda 

Testemunhas de Jeová constroem novo local de reuniões em Barrinha

A inaugurarão do novo auditório, conhecido como Salão do Reino, deve ocorrer em poucas semanas. A construção está sendo feita inteiramente por voluntários.
- PUBLICIDADE -