InícioLazer e Cultura“Nostra Itália” é o novo festival italiano em Ribeirão Preto

“Nostra Itália” é o novo festival italiano em Ribeirão Preto

A 1ª edição do “Nostra Itália”, com entrada gratuita, vai reunir culinária especializada, música e danças típicas com vasta programação cultural

- continua após a publicidade -

A 1ª edição do “Nostra Itália”, com entrada gratuita, vai reunir culinária especializada, música e danças típicas com vasta programação cultural

A população de Ribeirão Preto e região vai poder celebrar a importância e a contribuição da colônia italiana, responsável por grande parte do desenvolvimento regional. A 1ª edição do Nostra Itália, que vai acontecer nos dias 23, 24 e 25 de setembro, em Ribeirão Preto, foi concebida justamente para homenagear os cerca de 55 mil imigrantes italianos que chegaram à cidade, em busca do Eldorado, no final do século XIX e início do século XX, e aqui fizeram história e deixaram milhares de descendentes.

O festival conta com apoio cultural da Sociedade Dante Aliguieri e da Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Os organizadores esperam receber mais de 15 mil pessoas no evento, que terá 15 expositores. Eles vão oferecer aos visitantes comida típica, como lasanha, polenta, nhoque, capeletti, calzone, pizza, parmegiana, doces, gelatos, vinhos e muito mais. E o público também poderá participar de oficinas de culinária.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Segundo o coordenador cultural do 1º Nostra Itália, Fábio Rodrigues, Ribeirão Preto não celebrava a comunidade italiana desde 2019, quando ocorreu a última edição do Festitália.

“É de suma importância essa retomada, considerando o Brasil como o país com maior número de imigrantes italianos no mundo. E nossa região concentra grande parte dos ítalo-brasileiros. Por isso, não podemos deixar de celebrar nossos imigrantes e seus descendentes por mais tempo”, disse o coordenador.

divugação

Para a secretária de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, Isabella Pessotti, o Nostra Itália é a melhor maneira de celebrar a cultura de um povo que tem a cara da cidade.

“Ribeirão Preto é uma cidade que recebeu muitos imigrantes italianos e eles foram, em grande parte, os edificadores, os construtores dessa cidade tal como nós a conhecemos. Os imigrantes italianos trouxeram também uma cultura de hábitos e costumes, de gastronomia que precisa ser preservada, que precisa ser difundida, e é por isso que o Nostra Itália tem essa enorme importância, porque ele resgata e difunde a cultura italiana”.

arquivo

Serviço:

1ª edição do “Nostra Itália”

23, 24 e 25 de Setembro

Local a definir

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎻🎶 Concerto do Trio Praxicordas no Theatro Pedro II

No repertório, você poderá desfrutar de obras clássicas e contemporâneas, incluindo peças como o "Grand Trio Extrait de Mozart" de Pierre Porro, as "5 Miniaturas Brasileiras" de Edmundo Villani-Cortês e as "Cuatro Estaciones Porteñas" de Astor Piazzolla, em um arranjo emocionante de Walisson Cruz.

🏫💼 Investimentos em Educação: 29 Obras em Escolas Estaduais para Ribeirão Preto e Região

Nos últimos 15 meses, o Governo de São Paulo realizou um feito notável na área da educação, entregando uma média de duas obras por dia em escolas estaduais.

🏛️🤝 Ribeirão Preto recebe a 86ª Reunião Geral da FNP

Na manhã desta quinta-feira, 18 de abril, teve início a 86ª reunião geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) em Ribeirão Preto.

🏝️🍽️ 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia começa hoje em Ilhabela com os melhores restaurantes da região!

Hoje (18 de abril) marca o início do 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia - Edição Ilhabela, que reúne os principais restaurantes e quiosques do arquipélago. @saboresdapraiabr

Agrishow: Melhorias na Fluidez do Tráfego na Região da Feira!

Com foco na fluidez do tráfego, segurança dos usuários e agilidade operacional, a Entrevias Concessionária de Rodovias estará atuando de forma preventiva e ostensiva durante os cinco dias da 29ª Agrishow
- PUBLICIDADE -