InícioMundoGiorgia Meloni diz estar pronta para governar a Itália

Giorgia Meloni diz estar pronta para governar a Itália

Entenda o que levou à renúncia de Liz Truss após mandato de apenas 45 dias

- continua após a publicidade -

A líder do partido pós-fascista Irmãos de Itália, Giorgia Meloni, foi recebida em audiência pelo presidente Sergio Mattarella. Quase um mês após as eleições, cumpriu-se mais uma formalidade com vista à formação do novo governo.

Meloni foi ouvida, juntamente com líderes dos outros partidos da coligação, entre eles Matteo Salvini e Silvio Berlusconi.

sta é a primeira vez que os líderes da direita aparecem juntos, depois das polémicas declarações de Berlusconi sobre a guerra na Ucrânia e a relação de amizade com o presidente russo, Vladimir Putin.

A expectativa é que, nas próximas horas , o presidente italiano formalize o convite para que Giorgia Meloni forme governo, considerando a vitória clara da coligação de direita nas eleições de 25 de setembro.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O novo executivo poderá tomar posse durante o fim de semana.

Entenda o que levou à renúncia de Liz Truss após mandato relâmpago

Acuada por um Partido Conservador dividido e desmoralizada após a rejeição ao pacote econômico, primeira-ministra entra para a história por permanecer apenas 44 dias no cargo. Sucessor deverá ser anunciado dentro de uma semana. Especialistas avaliam desdobramentos da crise política

Com um pronunciamento de 90 segundos, a primeira-ministra britânica conservadora, Liz Truss, anunciou o fim de um governo de apenas 44 dias — o mais breve da história — e aprofundou a crise política no Reino Unido.

foto ebc

“Eu reconheço, ante a situação, que não posso cumprir com o mandato para o qual fui eleita pelo Partido Conservador. Por isso, falei com Sua Majestade, o Rei, para notificá-lo de que renuncio ao cargo de líder do Partido Conservador”, declarou Truss, em frente à 10 Downing Street, residência oficial e sede do governo.

A premiê demissionária entrou em desgraça depois da queda dos ministros das Finanças e do Interior e da rejeição a um pacote ultraliberal de medidas econômicas. O sucessor deverá ser escolhido dentro de uma semana, apesar de a própria eleição de Truss, após a saída de Boris Johnson, ter durado dois meses.

Cientistas políticos apostam no ex-banqueiro bilionário Rishi Sunak, 42 anos, adepto da ortodoxia fiscal, para comandar os conservadores e o Reino Unido. A imprensa britânica especula em uma possível tentativa de retorno de Boris Johnson, após 3 anos e 44 dias  no governo. Truss permanecerá no cargo até a definição do substituto.

O processo de escolha do novo líder do Partido Conservador começa com o “patrocínio” de um nome por pelo menos 100 parlamentares conservadores britânicos. A expectativa é de que a exigência reduza para o máximo de três candidatos ao cargo. Se dois ou três postulantes conseguirem o limite de 100 indicações, o Parlamento concluirá duas rodadas de votação na segunda-feira. A votação entre os membros do Partido Conservador será on-line e se encerrará na sexta-feira. 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🔴⚽ Botafogo inicia venda de ingressos nas bilheterias para a estreia na Série B do Brasileiro!

O jogo está agendado para sexta-feira (19), às 19h, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

🔒🎪 Autorização digital para entrada de menores de idade no Ribeirão Rodeo Music!

Acesso de menores será 100% online e antecipado através do site RRM. Todos os detalhes do responsável maior autorizado e do menor serão registrados digitalmente. Documentos originais serão obrigatórios durante o evento.

🎶🌟 Pantera Sessions inicia temporada 2024 com uma roda de samba!🎶🌟

Neste sábado, dia 20 de abril, às 16h, o Pantera Sessions dará início à temporada de shows de 2024 com a apresentação do grupo Soberanas do Samba, no Espaço MuseLab, em Ribeirão Preto

🔥🇧🇷 Brasil avisa STF: documentos sigilosos de Moraes entregues ao Congresso dos EUA! 🔥

A defesa do X Brasil enviou documento ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, informando que entregou ao Congresso dos Estados Unidos cópias de decisões sigilosas do magistrado.

🌿🎨 Celebração dos Povos Indígenas no ShoppingSantaÚrsula 🎨🌿

Para comemorar o Dia dos Povos Indígenas, o ShoppingSantaÚrsula recebe o renomado artista xinguano Mayawari Melihaku, da aldeia Kaüpuna, do Parque Indígena do Xingu (MT).
- PUBLICIDADE -