InícioMundoGiorgia Meloni diz estar pronta para governar a Itália

Giorgia Meloni diz estar pronta para governar a Itália

Entenda o que levou à renúncia de Liz Truss após mandato de apenas 45 dias

- continua após a publicidade -

A líder do partido pós-fascista Irmãos de Itália, Giorgia Meloni, foi recebida em audiência pelo presidente Sergio Mattarella. Quase um mês após as eleições, cumpriu-se mais uma formalidade com vista à formação do novo governo.

Meloni foi ouvida, juntamente com líderes dos outros partidos da coligação, entre eles Matteo Salvini e Silvio Berlusconi.

sta é a primeira vez que os líderes da direita aparecem juntos, depois das polémicas declarações de Berlusconi sobre a guerra na Ucrânia e a relação de amizade com o presidente russo, Vladimir Putin.

A expectativa é que, nas próximas horas , o presidente italiano formalize o convite para que Giorgia Meloni forme governo, considerando a vitória clara da coligação de direita nas eleições de 25 de setembro.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O novo executivo poderá tomar posse durante o fim de semana.

Entenda o que levou à renúncia de Liz Truss após mandato relâmpago

Acuada por um Partido Conservador dividido e desmoralizada após a rejeição ao pacote econômico, primeira-ministra entra para a história por permanecer apenas 44 dias no cargo. Sucessor deverá ser anunciado dentro de uma semana. Especialistas avaliam desdobramentos da crise política

Com um pronunciamento de 90 segundos, a primeira-ministra britânica conservadora, Liz Truss, anunciou o fim de um governo de apenas 44 dias — o mais breve da história — e aprofundou a crise política no Reino Unido.

foto ebc

“Eu reconheço, ante a situação, que não posso cumprir com o mandato para o qual fui eleita pelo Partido Conservador. Por isso, falei com Sua Majestade, o Rei, para notificá-lo de que renuncio ao cargo de líder do Partido Conservador”, declarou Truss, em frente à 10 Downing Street, residência oficial e sede do governo.

A premiê demissionária entrou em desgraça depois da queda dos ministros das Finanças e do Interior e da rejeição a um pacote ultraliberal de medidas econômicas. O sucessor deverá ser escolhido dentro de uma semana, apesar de a própria eleição de Truss, após a saída de Boris Johnson, ter durado dois meses.

Cientistas políticos apostam no ex-banqueiro bilionário Rishi Sunak, 42 anos, adepto da ortodoxia fiscal, para comandar os conservadores e o Reino Unido. A imprensa britânica especula em uma possível tentativa de retorno de Boris Johnson, após 3 anos e 44 dias  no governo. Truss permanecerá no cargo até a definição do substituto.

O processo de escolha do novo líder do Partido Conservador começa com o “patrocínio” de um nome por pelo menos 100 parlamentares conservadores britânicos. A expectativa é de que a exigência reduza para o máximo de três candidatos ao cargo. Se dois ou três postulantes conseguirem o limite de 100 indicações, o Parlamento concluirá duas rodadas de votação na segunda-feira. A votação entre os membros do Partido Conservador será on-line e se encerrará na sexta-feira. 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚗 Mostra de Carros Antigos no Iguatemi Ribeirão Preto Neste Final de Semana 🏎️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto, em...

🏷️ Agrishow em Ribeirão: Credenciamento Exclusivo no Iguatemi 🌱

O posto funcionará do dia 24 ao 28 de abril, para facilitar o acesso dos 195 mil visitantes esperados para a feira.

Mulheres Motociclistas dominam o Barretos Motorcycles com espaço exclusivo!

Preparem seus motores, vapt-vupt! As mulheres motociclistas estão com tudo no Barretos Motorcycles. A 20ª edição do festival, que rola de 3 a 5 de maio no Parque do Peão, em Barretos, terá pela terceira vez um espaço exclusivo para elas, o Women Bikers.

Palmeiras busca manter liderança contra o Independiente del Valle pela Libertadores!

O Palmeiras visita o Independiente del Valle nesta quarta-feira (24), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O Verdão busca manter a liderança do grupo A

Merseyside Derby: Sean Dyche busca quebrar tabu contra o time do coração

O tradicional Merseyside Derby, entre Everton e Liverpool, terá um ingrediente a mais na partida desta quinta-feira (24), às 16h (de Brasília), em Goodison Park, pela rodada de meio de semana da Premier League.
- PUBLICIDADE -