InícioLazer e CulturaLagoas do Parque Luiz Roberto Jábali passam por obras de desassoreamento

Lagoas do Parque Luiz Roberto Jábali passam por obras de desassoreamento

Para garantir a qualidade de vida dos peixes, parte da água foi direcionada para as lagoas já finalizadas e os animais foram alocados no novo ambiente.

- continua após a publicidade -

A parceria público-privada firmada entre a Prefeitura Municipal e a Unimed Ribeirão Preto, por meio do Programa Verde Cidade, responsável pela revitalização do Parque Luiz Roberto Jábali – Curupira, está em fase de conclusão das obras de desassoreamento de quatro das sete lagoas do parque. As demais passarão pelo mesmo procedimento no próximo ciclo.

As atividades fazem parte da segunda etapa do projeto de revitalização do Curupira e tiveram início no final do mês de julho, período característico de seca, o que se torna propício para a execução do trabalho.

O desassoreamento é um processo de limpeza do leito de lagos e rios. Consiste na remoção de areia, lodo e outros sedimentos que através de processos erosivos se depositam na parte funda das águas ao longo dos anos.

O objetivo desse trabalho é resgatar as condições originais dos sistemas aquáticos, com a função de manter a qualidade e o volume de água nas lagoas, promovendo o reequilíbrio e a conscientização ambiental da preservação desses sistemas.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O trabalho começou pelo desassoreamento das duas lagoas próximas ao palco, que estavam com níveis de águas extremamente baixos, e contou com o acompanhamento do setor de Engenharia Ambiental da Unimed Ribeirão Preto. Após a finalização da limpeza dessas duas áreas mais urgentes, foi iniciado o processo de esgotamento de outras duas lagoas, a principal e a da ilha.

Para garantir a qualidade de vida dos peixes, parte da água foi direcionada para as lagoas já finalizadas e os animais foram alocados no novo ambiente. Todo trabalho de remoção dos peixes, realizado com total segurança, contou com o apoio de equipe do DAERP e orientação do biólogo responsável pelo aquário do bosque de Ribeirão Preto.

Foram retiradas 1.496 toneladas de resíduos das lagoas e todo o material foi encaminhado para disposição final em áreas internas do parque. O trabalho de desassoreamento e disposição do material são caracterizados pela resolução Conama 369/2006, inciso I do seu artigo 11, como de baixo impacto ambiental.

O processo de limpeza das lagoas foi autorizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, por meio da autorização ambiental n° 052/2020, emitida em 22 de julho de 2020.

Vale destacar que, durante o período em que o parque esteve fechado em 2020, desde a publicação do decreto de Calamidade Pública pela Prefeitura de Ribeirão Preto, em 23 de março, a Unimed Ribeirão Preto seguiu realizando a manutenção de roçada do Curupira.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.

🌟 SEXTOU: Rodeio, Música e Muito Mais para o Final de Semana em Ribeirão Preto 🌟

Para quem quer curtir o final de semana em Ribeirão Preto, tem de tudo um pouco: desde shows sertanejos no Rodeio até homenagens ao Pink Floyd e Samba Jazz

Grupo Teatral de Ribeirão Preto Apresenta Espetáculo Selecionado para Festival no Chile

O grupo Gitirana Produções apresenta neste sábado, 27 de abril, às 19 horas, no Teatro Santarosa, o espetáculo "Lesados". Esta peça foi selecionada para o 17º FINTDAZ (Festival Internacional de Teatro y Danza) em Iquique
- PUBLICIDADE -