InícioLazer e CulturaFilhos do Café: exposição apresenta obras do Museu do Café

Filhos do Café: exposição apresenta obras do Museu do Café

Exposição acontece de 22 de outubro a 22 de novembro

- continua após a publicidade -

O Complexo de Museus, seção da Secretaria Municipal da Cultura, convida para a exposição “Filhos do Café”. A Exposição estará aberta ao público, gratuitamente, no Ateliê CH Faria, Setor Mogiana, no Ribeirão Shopping, de 22 de outubro a 22 de novembro.
 

Estarão expostas peças provenientes do acervo do Museu do Café “Coronel Francisco Schmidt” e painéis adaptados do livro “Filhos do Café: Ribeirão Preto da terra roxa – tradicional em ser moderna”, publicado em 2010, como resultado de Curadoria Histórica do Museu do Café de Ribeirão Preto, via Fundação Instituto do Livro.

Além de conhecer mais sobre a história do período cafeeiro em Ribeirão Preto e região, os visitantes poderão apreciar objetos característicos da cultura cafeeira como moinhos, mostruário com tipos de grão de café, bustos de personalidades importantes para a cidade na época, pilão hidráulico e outros.


“A exposição retrata momentos importantes de nossa história, que fizeram de Ribeirão Preto a capital do café, reconhecida mudialmente por sua produção e qualidade de seus grãos”, ressalta José Venâncio Júnior, chefe dos Museus Histórico e do Café.

Complexo de Museus

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O Museu Histórico de Ribeirão Preto tem este nome pois foi idealizado por Plínio Travassos dos Santos, localiza-se em um complexo onde abriga também o Museu do Café, local onde funcionou a antiga casa sede da fazenda Monte Alegre de Ribeirão Preto, uma das mais importantes fazendas do Brasil nos tempos áureos da economia cafeeira.
 

O acervo reunido por Plínio até 1950, destinado ao Museu Municipal, foi formado com doação dos próprios artistas, no caso de pinturas e esculturas, e outros objetos foram ofertados por instituições, tais como o Museu Paulista, instituto Butantã, Museu Nacional, instituto de Zoologia do Estado, Instituto Oswaldo Cruz entre outros. Plínio empreendeu uma série de viagens e criou uma rede de contatos junto aos órgãos públicos e instituições de cultura, conseguindo trazer para o museu de Ribeirão Preto peças em doação. Em 28 de março de 1951, o Museu foi aberto com as seções de Artes, História, Etnologia indígena, Zoologia, Geografia e Numismática.

Os Museus Histórico e do Café abrigam um dos mais importantes acervos relacionados ao café, formado por cerca de 6.000 objetos, dentre eles documentos históricos, fotografias, numismática, etnologia indígena, mineralogia, mobiliário, indumentária, além de obras de arte como pinturas e esculturas de artistas de renome, como Victor Brecheret, Rodolfo Bernardelli, José Pereira Barreto, Tito Bernucci, Oscar Pereira da Silva, J. B. Ferri, Odete Barcelos, Colette Pujol, muitas com temática histórica.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Neste final de semana tem a 3ª edição do Leilão Veículos Antigos Ribeirão Preto

Evento em formato híbrido será nesta sexta, 26, e neste sábado, 27, e tem mais de 120 opções de modelos para serem arrematados

SESC Ribeirão Preto e Sociedade Recreativa 9 de Julho: Uma União de Benefícios para a Comunidade

Em um movimento histórico para a cidade de Ribeirão Preto, o SESC Ribeirão Preto anunciou a oferta para aquisição do prédio da Sociedade Recreativa 9 de Julho. Esta fusão promete trazer uma série de benefícios significativos tanto para os associados quanto para a comunidade em geral

Súmula de Corinthians x Grêmio Destaca Dirigente ‘Agressivo’ com Arbitragem

O jogo, que correspondeu à 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, gerou críticas por parte da equipe visitante, com reclamações sobre várias decisões do árbitro.

Olimpíadas: Paris 2024 Revela o Horário de Início da Cerimônia de Abertura no Sena

À medida que a expectativa pelo evento esportivo mais aguardado do mundo aumenta, Tony Estanguet, presidente de Paris 2024, anunciou o horário de início de uma Cerimônia de Abertura histórica no Sena.

Olimpiadas: Zico, Lenda do Flamengo, Sofre Prejuízo Milionário em Paris

Segundo o jornal francês Le Parisien, o craque teve uma perda estimada de 500 mil euros, o que equivale a pouco mais de R$ 3 milhões na cotação atual.
- PUBLICIDADE -