InícioTecnologiaFacebook remove 790 grupos QAnon para combater a "teoria da conspiração"

Facebook remove 790 grupos QAnon para combater a “teoria da conspiração”

A rede social também disse que estava restringindo outros 1.950 grupos, 440 páginas no Facebook e mais de 10.000 contas no Instagram relacionadas ao grupo de "conspiração."

- continua após a publicidade -

O Facebook disse nesta quarta-feira que removeu 790 grupos QAnon de seu site e estava restringindo outros 1.950 grupos, 440 páginas e mais de 10.000 contas do Instagram relacionadas à teoria da conspiração de direita, na ação mais abrangente da rede social contra o movimento de crescimento rápido.

A queda do Facebook ocorreu após um crescimento recorde de grupos QAnon no site, grande parte desde o início da pandemia de coronavírus em março.

A atividade em alguns dos maiores grupos QAnon na rede social, incluindo curtidas, comentários e compartilhamentos de postagens, aumentou de 200 a 300 por cento nos últimos seis meses, de acordo com dados coletados pelo The New York Times.

“Temos visto movimentos crescentes que, embora não organizem diretamente a violência, celebram atos violentos, mostram que têm armas e sugerem que as usarão, ou têm seguidores individuais com padrões de comportamento violento”, disse o Facebook em um comunicado.

foto correiodenoticia

QAnon é uma teoria da conspiração de extrema direita detalhando um suposto plano secreto por um suposto “estado profundo” contra o presidente dos Estados Unidos Donald Trump e seus apoiadores.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

QAnon: Você sabe do que se trata?

Mas antes da eleição de novembro, o movimento se tornou cada vez mais popular. Marjorie Taylor Greene, uma apoiadora declarada do QAnon da Geórgia, recentemente ganhou uma primária republicana e pode ser eleita para a Câmara em novembro.

O Facebook vem acompanhando o crescimento da QAnon desde o início de maio, de acordo com dois funcionários envolvidos no esforço. Mas as discussões internas sobre o que fazer com os grupos pararam porque o Facebook temia que derrubá-los alimentaria a teoria da conspiração infundada da QAnon de que as empresas de mídia social estavam tentando silenciá-los, disseram as pessoas.

As ações do Facebook na quarta-feira não se limitaram ao QAnon.

A empresa também disse que removeria 980 grupos, como aqueles relacionados ao movimento antifa de extrema esquerda, e bloquearia hashtags QAnon, como #digitalarmy e #thestorm.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🌱 Fenasucro & Agrocana: Inscrições Abertas para a Edição Histórica de 30 Anos! 🎉

Tradicionalmente reconhecida como referência no lançamento de tecnologias e inovações para o setor bioenergético, a Fenasucro & Agrocana, conhecida como a Feira Mundial da Bioenergia, abre o credenciamento para a edição comemorativa de 30 anos.

🎓 Universidade Promove Atendimentos Gratuitos em Ribeirão Preto 📍

A Universidade de Ribeirão Preto está promovendo mais uma edição do evento "Unaerp Solidária", que ocorrerá nos dias 24 e 25 de maio na Praça Carlos Gomes, no centro da cidade.

🎸 Festival João Rock: Reserve seu Locker Agora e Aproveite Sem Preocupações! 🔐

Para isso, foram disponibilizadas unidades de lockers, que já podem ser reservadas no site oficial do evento, joaorock.com.br. Esses guarda-volumes são ideais para quem deseja armazenar seus itens pessoais com segurança durante o festival.

“Paz no trânsito começa por você” é o tema do movimento Maio Amarelo 2024

Especialistas refletem sobre a importância da campanha e dão dicas importantes para os motoristas

McDia Feliz 2024 acontece em 24 de agosto e valor do tíquete de Big Mac será de R$19,00

Na data, o valor arrecadado com as vendas do sanduíche será revertido para causas infantojuvenis apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald e Instituto Ayrton Senna
- PUBLICIDADE -