InícioTecnologiaFacebook remove 790 grupos QAnon para combater a "teoria da conspiração"

Facebook remove 790 grupos QAnon para combater a “teoria da conspiração”

A rede social também disse que estava restringindo outros 1.950 grupos, 440 páginas no Facebook e mais de 10.000 contas no Instagram relacionadas ao grupo de "conspiração."

- continua após a publicidade -

O Facebook disse nesta quarta-feira que removeu 790 grupos QAnon de seu site e estava restringindo outros 1.950 grupos, 440 páginas e mais de 10.000 contas do Instagram relacionadas à teoria da conspiração de direita, na ação mais abrangente da rede social contra o movimento de crescimento rápido.

A queda do Facebook ocorreu após um crescimento recorde de grupos QAnon no site, grande parte desde o início da pandemia de coronavírus em março.

A atividade em alguns dos maiores grupos QAnon na rede social, incluindo curtidas, comentários e compartilhamentos de postagens, aumentou de 200 a 300 por cento nos últimos seis meses, de acordo com dados coletados pelo The New York Times.

“Temos visto movimentos crescentes que, embora não organizem diretamente a violência, celebram atos violentos, mostram que têm armas e sugerem que as usarão, ou têm seguidores individuais com padrões de comportamento violento”, disse o Facebook em um comunicado.

foto correiodenoticia

QAnon é uma teoria da conspiração de extrema direita detalhando um suposto plano secreto por um suposto “estado profundo” contra o presidente dos Estados Unidos Donald Trump e seus apoiadores.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

QAnon: Você sabe do que se trata?

Mas antes da eleição de novembro, o movimento se tornou cada vez mais popular. Marjorie Taylor Greene, uma apoiadora declarada do QAnon da Geórgia, recentemente ganhou uma primária republicana e pode ser eleita para a Câmara em novembro.

O Facebook vem acompanhando o crescimento da QAnon desde o início de maio, de acordo com dois funcionários envolvidos no esforço. Mas as discussões internas sobre o que fazer com os grupos pararam porque o Facebook temia que derrubá-los alimentaria a teoria da conspiração infundada da QAnon de que as empresas de mídia social estavam tentando silenciá-los, disseram as pessoas.

As ações do Facebook na quarta-feira não se limitaram ao QAnon.

A empresa também disse que removeria 980 grupos, como aqueles relacionados ao movimento antifa de extrema esquerda, e bloquearia hashtags QAnon, como #digitalarmy e #thestorm.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎉 Deive Leonardo fará Apresentação na Festa do Peão de Barretos com Entrada Beneficente! 🙏

Prepare-se para uma experiência única de renovação espiritual na 69ª Festa do Peão de Barretos, com a presença do renomado evangelista Deive Leonardo! Com sua nova turnê mundial "Antes & Depois"

🏍️ Barretos Motorcycles Inicia Venda de Ingressos na Loja Os Independentes! 🎟️

A partir desta segunda-feira, 15, os apaixonados por motociclismo e diversão poderão garantir seus ingressos para a 20ª edição do Barretos Motorcycles diretamente na loja Os Independentes

🌟 Final do BBB 24: Davi é Favorito para Levar o Grande Prêmio Milionário! 🏆

A edição final do reality global acontece nesta terça-feira (16), prometendo não apenas coroar o grande campeão da temporada, mas também proporcionar momentos emocionantes e divertidos para todos os telespectadores.

🚨 Cantora Sertaneja Morre em Trágico Acidente de Carro no Interior de SP! 😢

Neste domingo (14), a talentosa cantora sertaneja Lígia Fernanda Gonçalves, conhecida como Nanda Ferraz, de apenas 34 anos, perdeu sua vida em um trágico acidente de carro na rodovia Luiz Carlos Brandolezzi, na região de São José do Rio Preto (SP).

🚀 Ribeirão Preto Abre as Portas para o Desenvolvimento Profissional com 416 Vagas em Cursos Gratuitos! 🌟

Com a missão de promover o crescimento pessoal e a inclusão no mercado de trabalho, Ribeirão Preto anuncia a abertura de 416 vagas em cursos gratuitos de qualificação. Uma oportunidade imperdível para quem busca novos horizontes e aprimoramento profissional.
- PUBLICIDADE -