InícioTecnologiaJustiça de Ribeirão determina que Facebook retire do ar fake news sobre...

Justiça de Ribeirão determina que Facebook retire do ar fake news sobre pandemia

Como acreditar na justiça brasileira? Chamam de negacionistas mas são os primeiros a negar informações que não interessam ou que não atendem uma única vertente.

- continua após a publicidade -

A liminar, expedida nesta quinta-feira (13), manda a rede social excluir posts negacionistas; decisão é da Fundação Santa Lydia

O Tribunal de Justiça de Ribeirão Preto determinou, em liminar expedida nesta quinta-feira (13), que o Facebook retire do ar fake news sobre a pandemia da Covid-19. A decisão foi dada em ação da Fundação Santa Lydia.

As publicações negacionistas apontadas pela liminar são de autoria de Adriano Reis. Segundo a juíza Mayra Callegari Gomes de Almeida, da 6ª Vara Cível de Ribeirão Preto, o autor, assim como a rede social, possui 48 horas para deletar o conteúdo. A multa diária pelo descumprimento é de R$ 200, limitada ao total acumulado de R$ 20 mil.

“No caso em tela, a propagação de informações duvidosas envolvendo assunto de extrema importância e gravidade, cujos efeitos transcendem à esfera particular e atingem a sociedade como um todo, merece cuidado. Forçoso reconhecer que, neste período de pandemia, há muitas informações sensacionalistas extraoficiais que destoam daquelas oficiais divulgadas pela grande mídia e, portanto, precisam ser averiguadas”, diz trecho do documento.

Histórico

No dia 9 de abril de 2020, Adriano Reis foi detido e encaminhado para a delegacia acusado de tentar invadir a UPA Treze de Maio, que atualmente funciona de forma exclusiva para o tratamento da Covid-19.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Na época, a invasão foi justificada como uma tentativa de negar a gravidade da pandemia, pois, em sua concepção, local estaria supostamente sem nenhum paciente recebendo atendimento médico.

Crédito:ALEX SILVA

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

‘Araraquara vive situação de pós-guerra’, afirma presidente da Ceagesp

“Havia pessoas passando fome, tendo de comer animais domésticos”, lamentou. “A situação que eu vi, na cidade, é de pós-Guerra.

Avião com 1,5 milhão de doses da Janssen chega amanhã, diz ministro

Imunizante da Janssen contra covid-19 tem dose única

#Fiqueemcasa: Mas os acolhidos do CETREM jogam futebol e lancham por sentimento de isolamento

Jogo de futebol, lanche e momentos de convivência foram o foco neste último domingo

Hoje(21) iniciou o inverno

SP terá duas ondas de frio intenso no inverno 2021, prevê especialista

Vacinação: cadastros para pessoas de 50 a 59 anos abrem nesta segunda

A vacinação acontecerá na quarta e quinta-feira, dias 23 e 24 de junho, a partir das 8h30 em 36 postos de vacinação nas unidades de saúde de Ribeirão Preto
- PUBLICIDADE -