Início Saúde Saúde anuncia para novembro testes com vacina contra Zika vírus

Saúde anuncia para novembro testes com vacina contra Zika vírus

- continua após a publicidade -

A vacina para combater o vírus Zika estará disponível para testes pré-clínicos a partir de novembro. Resultado de parceria entre o Instituto Evandro Chagas, do Ministério da Saúde, e a Universidade Medical Branch do Texas, Estados Unidos, o estudo conta com um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões, conforme informação divulgada hoje (20 pelo ministério.

De acordo com ministro Ricardo Barros, a pesquisa, que teria prazo inicial de 12 meses, está sendo antecipada para nove meses.

“Isso mostra a importância do Instituto Evandro Chagas como célula fundamental de desenvolvimento de tecnologia em saúde no Brasil”,

afirmou Barros.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A vacina deverá ser administrada em dose única e utilizará o vírus Zika atenuado. Inicialmente, o público-alvo da imunização será de mulheres em idade fértil. Caso as fases de testes ocorram dentro do esperado, em dois anos a vacina deve estar pronta para produção em escala comercial.

Inicialmente, a vacina não será aplicada em gestantes, mas o instituto também desenvolve outra tecnologia, a partir do DNA recombinante do vírus para ser utilizado em grávidas. Essa vacina deverá estar disponível para testes até fevereiro de 2017, segundo a previsão do Instituto Evandro Chagas.

Em fevereiro de 2017 devem ser iniciados os estudos clínicos em seres humanos para testar sua eficácia na população. Essa etapa será executada pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos/Fiocruz).

O ministério estuda formas para acelerar o processo de liberação da vacina, que normalmente leva cinco anos para ser concluído. A preocupação é a situação de emergência gerada pela epidemia de Zika e suas consequências, como a microcefalia em bebês.

Durante a epidemia de ebola, a Organização Mundial de Saúde (OMS) conseguiu negociar o andamento das fases de testes clínicos.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

240 mil vagas em cursos gratuitos no primeiro Mutirão de Qualificação profissional de São Paulo

São mais de 30 opções de cursos em áreas como varejo, gestão, tecnologia e economia criativa; oportunidades são voltadas para a qualificação profissional para o mercado de trabalho, a jovens e a quem quer empreender

A magia está no ar! Halloween com Lua Cheia

A segunda Lua Cheia que acontece no Dia das Bruxas será no signo de Touro onde o planeta Urano também se encontra e como é um planeta revolucionário e ligado a inovação social e tecnologia

Mauricio de Sousa completa 85 anos

Durante 61 anos de carreira, o desenhista deu vida a mais de 400 personagens

Datena é internado em São Paulo depois de sentir dores no peito

Foi ao centro cirúrgico do Sírio-Libanês Publicou vídeo em seu perfil do Twitter

Atividades inéditas na programação virtual do Museu Casa de Portinari

Entre 26 e 31 de outubro, o Museu Casa de Portinari, promove atividades inéditas pelas redes sociais e site.