InícioSaúdeA dengue voltou após um ano, Maio tem 46 casos confirmados

A dengue voltou após um ano, Maio tem 46 casos confirmados

Em 2020, foram registrados 806 casos, que para media já foi um numero baixo.

- continua após a publicidade -

No mesmo período em 2020, foram registrados 806 casos; Secretaria da Saúde conclama população à conscientização e combate à doença

O departamento de Vigilância em Saúde, órgão da Secretaria Municipal da Saúde, divulgou nesta quarta-feira, dia 2 de junho, o Boletim Epidemiológico da dengue, com 46 casos confirmados na cidade de Ribeirão Preto no mês de maio de 2021.

Em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 806 casos da doença, houve uma redução de 94,3% de pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypti.

foto arquivo

Já o acumulado do ano registrou 255 casos em 2021, contra 17.343 entre os meses de janeiro a maio de 2020, queda de 98,5% no número de casos da doença. Os casos confirmados na cidade estão em queda desde abril do ano passado.

“Oitenta por cento dos casos estão nas casas das pessoas e, por isso, a conscientização da população é fundamental. Cada morador deve cuidar do seu quintal, eliminando focos de água parada para que o mosquito não se desenvolva. Portanto, além das nossas atividades, precisamos muito da participação da população, limpando sua própria residência”, orienta o secretário da Saúde, Sandro Scarpelini.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -
foto arquivo

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romanholi Passos, conclama a população para vistoriar as residências semanalmente, eliminando qualquer foco de água parada.

“A conscientização e ajuda da população são fundamentais para o controle da doença. Portanto, solicitamos aos moradores da cidade que eliminem os criadouros do mosquito, limpando seus quintais semanalmente e eliminando água parada, ambiente ideal para o Aedes crescer. Somente assim conseguiremos vencer essa batalha na cidade”, alerta a diretora.

 
Chikungunya, zika vírus, microcefalia, gripe H1N1 e Sarampo

No caso da chikungunya, não houve nenhuma confirmação da doença em maio de 2021.


Quanto à microcefalia ou outras alterações neurológicas possivelmente relacionadas à infecção pelo zika vírus, também foi registrado um caso suspeito em maio deste ano, mas não confirmado. 


Em relação à Síndrome Respiratória Aguda Grave (gripe causada pelo vírus Influenza), não foi confirmado nenhum caso e nenhum óbito no mês. Não há também nenhum caso de sarampo registrado.


O Boletim Epidemiológico está disponível no site da Prefeitura.

divulgação

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -