InícioLazer e CulturaAlma apresenta Concerto Pedagógico nesta quarta-feira (9/10)

Alma apresenta Concerto Pedagógico nesta quarta-feira (9/10)

A apresentação vai reunir pela primeira vez alunos de Ribeirão Preto e do núcleo 2, das cidades de São Joaquim da Barra e Guará

- continua após a publicidade -

A Academia Livre de Música e Artes (Alma) apresenta no dia 09 de outubro o Concerto Pedagógico da Orquestra Jovem Acadêmica, com participação dos alunos do curso de formação inicial em violino do núcleo de Ribeirão Preto e dos alunos de instrumentos e coral do núcleo 2, das cidades de São Joaquim da Barra e Guará. A apresentação será às 19h, no Teatro do Campus da USP Ribeirão Preto, com entrada gratuita.

A Alma completou cinco anos no último mês de agosto, com o propósito de oferecer excelência artística a alunos de Ribeirão Preto e região. Desde seu início, em 2014, a academia trabalha com o aperfeiçoamento de jovens talentos, principalmente na música. Em sua história, expandiu sua atuação com novos cursos, incluindo teatro, dança inclusiva e balé. Hoje, são cerca de 250 alunos apenas no núcleo 1, responsável pelo trabalho com jovens de Ribeirão Preto e mais dez cidades da região e mais 150 alunos no núcleo 2, que atende a três escolas públicas da cidade de São Joaquim da Barra e Guará.

Segundo Lucas Galon, coordenador pedagógico da Alma, esse concerto tem o caráter artístico e pedagógico, com a função primordial de permitir o contato dos alunos com o palco, como exercício prático, além de ser um momento, no qual poderão demonstrar o que aprenderam durante o semestre para os pais e familiares. “A apresentação será uma oportunidade de expressão dos alunos, é uma celebração educacional que vai mostrar as obras preparadas e ensaiadas para o concerto, mas também uma forma motivacional e de avaliação dos participantes”, enfatiza.

As atividades da academia são direcionadas para a formação, fomento e difusão da arte. Seus cursos são gratuitos e contam com o apoio de empresas que utilizam leis de incentivo para patrocinarem os cursos. Para Dulce Neves, presidente da Alma, as apresentações públicas são importantes para posicionar a excelência artística como função principal do projeto.

“Quando os alunos estão no palco, podemos confirmar que os talentos também podem ser lapidados e incentivados com disciplina, vivência e geração de oportunidade”, conclui.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Em 2019, as atividades da academia, do núcleo de Ribeirão Preto, são mantidas pelo Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS, do Governo de São Paulo, com patrocínios da Usina Alta Mogiana, Ambient, GasBrasiliano, Santa Helena Alimentos, Tereos, Usina Vertente, Grupo São Francisco, Interunion, Suprir, Citroen, Dislab, Base Química, Somma, Ribeirão Shopping, Kawasaki e Tonin. Já o núcleo de São Joaquim da Barra e Guará é mantido pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura – Pronac, do Governo Federal, via Ministério da Cidadania/Secretaria Especial da Cultura, com patrocínio da Usina Alta Mogiana.

Serviço:

Concerto Pedagógico Alma

Data: Quarta, 09 de outubro

Horário: às 19h

Local: Teatro do Campus da USP Ribeirão Preto

Ribeirão Preto – SP

*Gratuito

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎻🎶 Concerto do Trio Praxicordas no Theatro Pedro II

No repertório, você poderá desfrutar de obras clássicas e contemporâneas, incluindo peças como o "Grand Trio Extrait de Mozart" de Pierre Porro, as "5 Miniaturas Brasileiras" de Edmundo Villani-Cortês e as "Cuatro Estaciones Porteñas" de Astor Piazzolla, em um arranjo emocionante de Walisson Cruz.

🏫💼 Investimentos em Educação: 29 Obras em Escolas Estaduais para Ribeirão Preto e Região

Nos últimos 15 meses, o Governo de São Paulo realizou um feito notável na área da educação, entregando uma média de duas obras por dia em escolas estaduais.

🏛️🤝 Ribeirão Preto recebe a 86ª Reunião Geral da FNP

Na manhã desta quinta-feira, 18 de abril, teve início a 86ª reunião geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) em Ribeirão Preto.

🏝️🍽️ 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia começa hoje em Ilhabela com os melhores restaurantes da região!

Hoje (18 de abril) marca o início do 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia - Edição Ilhabela, que reúne os principais restaurantes e quiosques do arquipélago. @saboresdapraiabr

Agrishow: Melhorias na Fluidez do Tráfego na Região da Feira!

Com foco na fluidez do tráfego, segurança dos usuários e agilidade operacional, a Entrevias Concessionária de Rodovias estará atuando de forma preventiva e ostensiva durante os cinco dias da 29ª Agrishow
- PUBLICIDADE -