InícioLazer e CulturaApresentações virtuais exibem Recital dos Professores da Alma núcleo 2

Apresentações virtuais exibem Recital dos Professores da Alma núcleo 2

Os dois recitais acontecem nos dias 29/12 e 14/01, respectivamente, sempre às 19h

- continua após a publicidade -

A Academia Livre de Música e Artes – Alma preparou uma surpresa especial para este fim de ano e início de 2021, com duas apresentações virtuais disponíveis no canal do Youtube da academia, gratuitamente, às 19h, nos dias 29 de dezembro e 14 de janeiro. O Recital dos Professores será exibido em duas ocasiões: Recital 1 – “Especial de fim de ano” e Recital 2: “Do Barroco ao Contemporâneo”.  

Segundo Alexandre Mazzer, professor da classe de canto coral do núcleo 2 da Alma, dos alunos da Escola Estadual Sylvio Torquato Junqueira, em São Joaquim da Barra, a pandemia mundial trouxe a muitos artistas a oportunidade de transmitir sua arte, mesmo à distância.

“O trabalho da Alma, neste período, conseguiu alcançar muitas crianças e também suas famílias, de forma diferenciada. Este novo modelo de ensino nos moveu a elaborar este recital, com peças singulares, além de uma mensagem de paz e carinho através desta manifestação artística”, destaca.  

A primeira apresentação, disponível no dia 29 de dezembro, às 19h, mostra um repertório mais voltado para canções natalinas e temáticas focadas no encerramento do ano. Já o segundo recital, exibe canções clássicas, do Barroco ao Contemporâneo como foi nomeado, onde será apresentado, por exemplo, a música Contradanza, de Paquito D’Rivera, entre outras canções neste mesmo estilo.

“Os professores da Alma núcleo 2 demonstram, nos dois recitais, a execução de instrumentos de corda, piano, canto, percussão, clarinete e flauta. São apresentações diferenciadas, com músicas especialmente gravadas em estúdio, com segurança e protocolos de prevenção, mas que transmitem emoção musical como se eles estivessem no palco”, enfatiza Ladson Bruno Mendes, coordenador pedagógico do núcleo 2.  

O núcleo 2 da Alma, que atende as cidades de São Joaquim da Barra e Guará, oferece cursos gratuitos de canto coral, violino, violoncelo, flauta, clarinete e percussão. O objetivo é formar crianças nas áreas artísticas e cumprir uma função complementar à formação escolar. De acordo com a diretora da escola “Adelaide Garnica”, da cidade de Guará, Silvana Aparecida da Silva:

“Neste momento de distanciamento social obrigatório, as aulas online trouxeram um aprendizado e também uma aproximação familiar. Por isso, este formato de recital virtual favorece a valorização do desenvolvimento das crianças em relação a música”, conclui.  

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Os vídeos que serão exibidos para o público de forma on-line foram gravados em estúdio, por uma equipe especializada. Todos os participantes do recital cumpriram as exigências do distanciamento, os protocolos de segurança e ainda um rigoroso processo de higienização. A Academia Livre de Música e Artes confirma seu compromisso com a arte, e se mostra confiante em relação à evolução da educação, do ensino e do aprendizado, através das mudanças e adaptações necessárias ao momento atual.  

A Alma é uma associação privada sem fins lucrativos, que trabalha com a formação inicial e o aperfeiçoamento de jovens talentos, principalmente na música, cumprindo seu propósito de oferecer excelência artística a alunos de Ribeirão Preto e região. Seus cursos são gratuitos e contam com o apoio de empresas que utilizam leis de incentivo para patrocinarem os projetos. 

Esses recitais virtuais dos professores integram o Projeto Alma – núcleo 2 – ano 4, aprovado no Pronac – Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, com patrocínio da Usina Alta Mogiana S/A. 

Serviço:  

Recital 1 – Especial de fim de ano  

29/12 às 19h 

Recital 2 – Do Barroco ao Contemporâneo  

14/01 às 19h 

Transmissão: Canal do Youtube da Academia Livre de Música e Artes  

*Gratuito 

foto divulgação

Repertório – Recital 1: 

1) Irlandaise- Claude Bolling 

2)  Ingênuo- Pixinguinha 

3) Tu scendi dalle stelle –  Sant´Alfonso Maria d´Liguori 

4) Panis Angelicus-  Cézar Franck 

5) The First Noel –  W. Sandy’s Christmas Charols 

6) Hallelujah – Leonard Cohen 

7) Noite feliz – Franz Gruber 

8) Adeste fidelis – John Francis Wade 

9) Jingle Bells –  James Lord Perpont 

Repertório – Recital 2: 

1) Contradanza – Paquito D’Rivera

2) Prelúdio –  Suite nº3 –  Johann Sebastian Bach

3) Gigue – Suite nº3 –  Johann Sebastian Bach

4) Tu scendi dalle stelle – Sant´Alfonso Maria d´Liguori

5) Sonata for 2 cellos – Michael Corrente

Herausgegeben / Editado por Hugo Ruf

6) Melorritmias no. 2 para violoncelo solo – Ernani Aguiar

7) Melorritmias no. 2 para violoncelo solo  3º mov. – Ernani Aguiar

8) La Califfa –  Ennio Morricone

9) Seleção infantil –  Arranjo: Neves

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Universidade federal terá cotas para detentos, ex-presidiários e refugiados

Ser bandido virou bom negocio no Brasil, com aplauso do PSOL a decisão penaliza o cidadão de bem

A importância dos Bandeirantes para o desenvolvimento do Brasil

A historia dos Bandeirantes estão diretamente ligada ao desenvolvimento do Brasil. Não fossem estes bravos desbravadores estaríamos vivendo até hoje apenas no litoral brasileiro. Defendem genocidas e ditadores e atacam verdadeiros herois.

Contações de histórias compõem a programação do final de semana do Museu Casa de Portinari

Conheça também a faceta poética de Candido Portinari no Pela Janela (25); on-line e gratuita

Terceira via discute impeachment de Bolsonaro como única forma de derrotar Lula

Com economia e empregos em recuperação, falta de escândalos no governo e popularidade nas ruas em alta, os concorrentes enxergam no impeachment a única forma de barrar Bolsonaro em 2022

Olimpíada de Tóquio: saiba quem são os brasileiros favoritos ao ouro

Judô? Vôlei? Natação? Atletismo? Futebol? De onde virão as medalhas de ouro para o Brasil?
- PUBLICIDADE -