InícioLazer e CulturaAlma apresenta Mostra Pedagógica da classe de violino

Alma apresenta Mostra Pedagógica da classe de violino

A apresentação será virtual, com acesso gratuito pelo canal do Youtube

- continua após a publicidade -

Mostra Pedagógica da classe de violino coletivo é o tema da apresentação virtual que irá estrear hoje, às 19h, no canal do Youtube da Alma – Academia Livre de Música e Artes, e poderá ser acessada gratuitamente pelo link: https://bit.ly/2IE0HPT.

A proposta faz parte do planejamento de aulas online da academia, com a realização de apresentações virtuais dos núcleos de música, dança e teatro.  Neste momento, em meio a uma pandemia mundial, a formação pedagógica tem como foco principal o ensino digital. Segundo Sara Cecília Cesca, professora de violino coletivo da Alma, as aulas têm como base a filosofia de ensino do educador e violinista Shinichi Suzuki (1989-1998).

“Este trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de cada criança e a participação das famílias nesse processo educacional musical”, explica.

O ensino coletivo de violino na Alma, núcleo Ribeirão Preto, vem sendo realizado desde 2018 e, até o presente momento, diferentes experiências musicais e artísticas já fizeram parte da atividade musical dessas crianças.

A mostra pedagógica contempla quatro obras musicais que fazem parte do programa de ensino coletivo, trazendo também uma breve explanação filosófica desse trabalho, entremeada por depoimentos dos alunos e familiares, como também registros do processo de estudo que vem sendo realizado em casa por cada criança.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Filipe Lopes Neto, 11 anos, é aluno de violino coletivo desde a abertura da turma. Segundo sua mãe, Renata Cayres Lopes Melo, ele escolheu o instrumento pela sonoridade que chamou sua atenção desde pequeno. Sobre a oportunidade de participar da mostra neste novo formato, Renata enfatiza que o recital acontece em um momento oportuno diante dos desafios atuais.

“Essa adaptação inédita comprova que a vontade de crescer e evoluir continua presente mesmo à distância”, conclui. 

Mediante o cenário atual, a preocupação com a continuidade do processo pedagógico dos alunos, foi primordial. Desde o início dos protocolos de prevenção e distanciamento social, as aulas foram mantidas com uma metodologia diferente, de acordo com o desenvolvimento de cada aluno.

A Alma confirma seu compromisso com a arte, e se mostra confiante em relação à evolução da educação, do ensino e do aprendizado, através das mudanças e adaptações necessárias ao momento atual.

A Alma é uma associação privada sem fins lucrativos, que trabalha com o aperfeiçoamento de jovens talentos, principalmente na música, cumprindo seu propósito de oferecer excelência artística a alunos de Ribeirão Preto e região. Seus cursos são gratuitos e contam com o apoio de empresas que utilizam leis de incentivo para patrocinarem os projetos.

Em 2020, as atividades da Alma, núcleo Ribeirão Preto, estão sendo mantidas pelo Pronac – Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, com patrocínios das seguintes empresas: Usina Alta Mogiana S/A. Açúcar e Alcool, Ambient, Samar, Foz de Jeceba Engenharia Ambiental, Tracan, Suprir, Basequimica, Grupo São Francisco, Santa Helena Alimentos, Interunion e Luiz Tonin Atacadista e Supermercados. Além disso, a Alma conta com patrocínios da GasBrasiliano, Tereos, Usina Vertente e RibeirãoShopping.

Serviço:

Mostra pedagógica da classe de violino coletivo – Profa Sara Cecília Cesca

Datas: Disponível do canal do Youtube da Alma  

Horário: 19h

Link: https://bit.ly/2IE0HPT

*Acesso gratuito

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Descendo a ladeira: Botafogo perde mais uma

O Pantera volta a campo agora no dia 27 (domingo), às 11h, quando enfrenta o Oeste no Estádio Santa Cruz, pela quinta rodada da competição.

Hoje é Dia: semana lembra refugiados e Olimpíada

Conheça fatos e datas da semana de 20 a 26 de junho de 2021

165 anos: Apresentação de orquestra sinfônica tem apenas 2 mil visualizações

Sinfônica de Ribeirão fez concerto em homenagem ao aniversário de 165 anos, mas a audiência foi muito pequena.

165 anos: Varejo de RP tem queda de 16%. Temos o que comemorar?

A população e empresários são verdadeiros guerreiros, que lutam com todas as forças para sobreviver e ainda ajudam aqueles que estão em situação mais fragilizada.

165 anos: Theatro Pedro II ganha cores da bandeira de RP no aniversário da cidade

Fachada ficará iluminada de azul e branco até o dia 26 de junho; Orquestra também se apresenta no local em comemoração à data Como homenagem...
- PUBLICIDADE -