Início Educação Usp e Unesp são as melhores universidades brasileiras para estudar ciência

Usp e Unesp são as melhores universidades brasileiras para estudar ciência

- continua após a publicidade -

As cinco melhores universidades brasileiras para estudar ciência
A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) estão entre as melhores da América do Sul, segundo o ranking ‘Nature Index Global’ 2016, feito pela revista científica ‘Nature’

Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Fundada em 1976, a Unesp ocupa a segunda posição da lista feita pela revista ‘Nature’.

As 34 unidades da universidade estão distribuídas em 24 municípios do Estado de São Paulo, com quase 38.000 alunos na graduação e outros 13.000 em cursos de mestrado e doutorado.
A área de física conta com a maior porcentagem de autores da universidade envolvidos em publicações internacionais.

A Universidade de São Paulo (USP) é a instituição da América do Sul que mais teve brasileiros envolvidos em projetos científicos internacionais em 2015 – o que a caracteriza como uma escola científica relevante, de acordo com o novo ranking Nature Index Global, feito pela prestigiada revista Nature.
Publicada pela primeira vez em 2014, a lista leva em consideração a quantidade de publicações e a porcentagem de autores de cada país que estão envolvidos em pesquisas internacionais, bons índices para se medir a qualidade da ciência feita em países e universidades.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet), da Argentina, ocupa o segundo lugar a Universidade Estadual Paulista (Unesp) aparece em terceiro lugar. Outras duas instituições brasileiras estão no top 10 da América do Sul (a lista considera também os pesquisadores envolvidos em estudos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que figura na sexta posição).

Aumento dos periódicos
O ‘Nature Index Global’ 2016, divulgado no fim de abril, levou em consideração as publicações lançadas em 2015 (seja na autoria principal ou coparticipação).
Em quatro diferentes áreas:
física, química, ciências biológicas, ciências da terra e meio ambiente.

Segundo os números do ranking, entre 2014 e 2015, o Brasil viu um aumento na quantidade de artigos científicos publicados em revistas e periódicos, porém o índice de pesquisadores do país envolvidos com pesquisas internacionais diminuiu.
O país caiu uma posição
Em relação a 2014, e ocupa o 24º lugar do ranking global de países.
Os três primeiros colocados são Estados Unidos, China e Alemanha.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Agendamento de vacina contra Covid em idosos com 65 e 66 anos será aberto nesta terça-feira, dia 20

Serão disponibilizadas 11.160 vagas; vacinação acontecerá na quinta e sexta-feira, nos dias 22 e 23 de abril

Botafogo empata com o Palmeiras no Santa Cruz

Com o resultado, o Tricolor completou o terceiro jogo de invencibilidade e agora soma seis pontos. Assim, o Pantera ocupa a 12ª colocação

Parede falsa escondia respiradores novos em hospital dizem funcionários

Em Ribeirão Preto menos de 1% do dinheiro enviado pelo gov. Federal foi usado, estados com respiradores comprados em adega, e proibição do tratamento precoce. A morte é um grande negocio.

Com R$ 166 milhões em caixa, prefeitura gastou 0,65% com medicamentos para Covid

Quebrar o pequeno comerciante e fazer obras faraônicas, é a marca deste prefeito que se mostra um capacho do governo de SP

Ribeirão Preto abre hoje (17) agendamento para 2ª dose da CoronaVac em idosos de 69 a 71 anos

Cadastro pode ser feito pela internet ou por telefone. Ao todo, são 13,1 mil vagas disponíveis.
- PUBLICIDADE -