InícioSaúdeSer Gentil no Dia a Dia Favorece a Saúde Mental

Ser Gentil no Dia a Dia Favorece a Saúde Mental

Um abraço caloroso, um sorriso sincero ou um simples "bom dia" têm o poder de transformar o dia de alguém.

- continua após a publicidade -

Psicóloga da Hapvida NotreDame Intermédica Destaca Atos de Gentileza que Melhoram o Bem-Estar

Um abraço caloroso, um sorriso sincero ou um simples “bom dia” têm o poder de transformar o dia de alguém. A gentileza não beneficia apenas quem a recebe; ela também pode ter efeitos positivos para quem a pratica. Segundo Elaine Souza, psicóloga da Hapvida NotreDame Intermédica, atos de gentileza podem aumentar a qualidade de vida das pessoas, proporcionando bem-estar emocional e contribuindo para a saúde mental.

Elaine destaca que até mesmo presenciar atos gentis pode aumentar a felicidade de maneira duradoura.

Ela aponta que a frase “gentileza gera gentileza” é mais do que um ditado popular; é uma verdade respaldada por pesquisas científicas. Estudos mostram que pessoas que praticam gentileza tendem a ter níveis reduzidos de ansiedade, estresse e pressão arterial. Há também evidências de que a gentileza pode atenuar problemas cardiovasculares e trazer outros benefícios para a saúde física.

A psicóloga também ressalta que a prática do voluntariado pode reduzir a probabilidade de morte precoce, pois encoraja as pessoas a se conectarem e cuidarem mais do próximo.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Atos de Gentileza no Dia a Dia

Elaine Souza descreve atos de gentileza como ações simples, como cumprimentar alguém, pedir licença, ou agradecer um favor, até iniciativas mais abrangentes e solidárias, como ceder o lugar no ônibus para uma pessoa idosa ou com necessidades especiais. Outros exemplos incluem oferecer um café ou uma refeição para alguém prestando um serviço ou simplesmente ser sensível e compreensivo com um colega de trabalho.

Elaine sugere que a prática diária da gentileza pode ajudar a criar uma sociedade mais empática e solidária. Ela também enfatiza que esses atos não só ajudam o outro, mas também trazem bem-estar e mais qualidade de vida para quem os pratica. Portanto, ser gentil no dia a dia é uma maneira de melhorar sua saúde mental e a dos outros ao seu redor.

arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Necta Gás Natural patrocina Music Run em Ribeirão Preto

Corrida acontecerá dia 23 de junho em comemoração ao aniversário da cidade

Preparativos para Festa do Peão de Barretos: CNAR promove capacitação de profissionais de saúde animal no Parque do Peão

Encontro acontece no Parque do Peão e contará com palestras sobre atuação em emergências, resgate e bem-estar animal no rodeio. Dr. Leonardo Castro é confirmado como um dos palestrantes

AMESLARI faz homenagem a Ribeirão Preto, sua cidade natal

Cantor lança sua primeira música cantada em português

Tributo ao Depeche Mode é atração em Ribeirão Preto

"Depeche Mode Experience", sobe ao palco do Hard Rock Cafe, no dia 21/06 (sexta-feira), às 21h; Os ingressos já estão à venda 

Testemunhas de Jeová constroem novo local de reuniões em Barrinha

A inaugurarão do novo auditório, conhecido como Salão do Reino, deve ocorrer em poucas semanas. A construção está sendo feita inteiramente por voluntários.
- PUBLICIDADE -