InícioSaúdeOs "cientistas" da USP agora descobrem remedios com resultados contra a Covid

Os “cientistas” da USP agora descobrem remedios com resultados contra a Covid

Quando muitos estavam morrendo, eles mandavam tomar dipirona e esperar faltar ar. Eles são os cientistas eleitos, os outros foram calados

- continua após a publicidade -

Quando muitos estavam morrendo, eles mandavam tomar dipirona e esperar faltar ar. Eles são os cientistas eleitos, os outros foram calados

Estudos pré-clínicos realizados em camundongos foram publicados em revista científica. Medicamento se mostrou eficiente para combater infecção no pulmão causada pelo coronavírus.

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto (SP) identificaram um fármaco que pode ajudar no tratamento das formas mais graves da Covid-19.

Realizados em camundongos, os estudos pré-clínicos com a substância niclosamida, atualmente usada como vermífugo, foram publicados na revista científica Science Advances em setembro deste ano e revisados por pares.

Como ainda está pendente de testes em humanos para que de fato a eficácia seja comprovada, os pesquisadores fazem um alerta para que as pessoas não se automediquem.

“O medicamento que existe hoje é usado por via oral, e por via oral ele não vai fazer nenhum efeito para Covid-19, porque o problema da inflamação da Covid-19 começa no pulmão. É importante deixar isso bem claro para não fazer a automedicação”, diz o professor Dario Simões Zamboni.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O estudo
Uma dentre as 25 pessoas participantes do estudo, a pesquisadora Letícia de Almeida explica que cerca de 2 mil moléculas foram analisadas até identificar a niclosamida como uma substância potencialmente capaz de inibir a inflamação causada pelo coronavírus.

“O objetivo foi fazer uma triagem de vários fármarcos, várias moléculas ativas e encontrar uma que fosse eficaz para inibir essa hiperinflamação”, diz.

Até o momento, as pesquisas foram realizadas apenas em camundongos infectados em ambientes controlados. Nos testes, o medicamento se mostrou eficaz no processo de defesa do organismo para combater a infecção nos pulmões, comum entre os casos mais graves de Covid.

“Os animais foram infectados com o vírus em um ambiente controlado, e a gente viu que esses animais têm essa hiperinflamação no pulmão. Quando a gente tratou com esse fármaco, a gente viu uma redução dessa inflamação no pulmão dos animais”, explica a pesquisadora.


Próxima etapa
Agora, os estudos devem seguir para os testes em humanos, que serão realizados dentro de outras pesquisas que já estudam a mesma substância na Europa. Essa etapa, no entanto, ainda não tem data para começar.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Elon Musk resiste à censura brasileira: Confira texto de The Wall Street Journal

Isso mostra que o Brasil não tem mais um Judiciário independente. A triste realidade é que a sua democracia está a morrer em plena luz do dia.

INAUGURAÇÃO DA NOVA GWM GERMÂNICA RIBEIRÃO PRETO

Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que há 24 anos ela lidera na China, onde tem uma participação acima de 50%.

🌟🏆 BBB 24: Davi, Isabelle e Matteus são os Finalistas 🏆🌟

O vencedor, escolhido pelo público, receberá o prêmio recorde de R$ 2.920.000,00.

🤠🎶 Ribeirão Rodeo Music 2024: Maior Estrutura e Inovações para Celebrar a Cultura Raiz 🎶🤠

Os preparativos para o aguardado Ribeirão Rodeo Music 2024 estão a todo vapor! Em sua 18ª edição, que acontecerá nos dias 20, 26, 27 e 30 de abril, o evento promete surpreender com uma estrutura ampliada e novidades que exaltam a autêntica cultura sertaneja.

🌈🎉 ONG Arco-Íris Completa 20 Anos de Luta em Defesa da Comunidade LGBTQIAP+ 🎉🌈

Criada há duas décadas para defender os direitos e a dignidade da comunidade LGBTQIAP+ de Ribeirão Preto, a ONG Arco-Íris celebra um marco histórico neste ano.
- PUBLICIDADE -