Home » Região » São Carlos » São Carlos se destaca em seu planejamento urbano

São Carlos se destaca em seu planejamento urbano

Com o lançamento de projetos inovadores, a cidade destaca-se na adoção de modelo urbano focado em sustentabilidade e qualidade da vida

São Carlos, localizada a 230 quilômetros de São Paulo, começa a se destacar no planejamento urbano, graças a ações de empresas de desenvolvimento urbano em parceria com o poder público. São projetos que contemplam mobilidade, sustentabilidade e infraestrutura, proporcionando vários benefícios à população, ao meio ambiente e ao município.

O mais recente exemplo disso é a expansão do bairro Parque Faber-Castell, desenvolvido pela empresa de planejamento e desenvolvimento urbano Sobloco. Dia 31 de agosto, será lançado o Residencial 4 no Parque Faber-Castell. “Nosso foco é contribuir para a construção de cidades inteligentes, mostrando ser possível criar projetos sustentáveis, que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico, gerando vida de qualidade, oportunidades de negócio e empregos”, salienta Luiz Augusto Pereira de Almeida, diretor de Marketing da Sobloco, acrescentando: “Exemplos como o Parque Faber comprovam que as cidades podem crescer de modo organizado e promover o bem-estar”.

Esses benefícios são visíveis ao se percorrer o bairro. Os conceitos mais modernos de urbanismo privilegiam o uso misto da terra. Ou seja, usos residenciais, verticais e horizontais, comércio e serviços. As facilidades de se morar perto do trabalho ou contar com as conveniências de seu dia a dia, como escolas, supermercados, farmácias e centros de conveniência como shoppings, ao seu redor, trazem enormes vantagens para a qualidade de vida dos habitantes de uma cidade, sem falar na preservação do meio ambiente e custos para o poder público. Isso porque, com menos deslocamentos de veículos, há menos trânsito e poluição sonora e do ar. Também reduz-se a necessidade de longos percursos de transporte coletivo, desonerando a municipalidade.

A parceria com órgãos não governamentais, como associações amigos do bairro, resulta na melhor conservação das áreas comuns e uma infraestrutura que privilegia a segurança e propicia mais tranquilidade aos moradores.

Além disso, bairro planejados, como o Parque Faber-Castell, oferecem grande oportunidade de negócios, pois abriga escritórios, comércio, escolas e hotéis. Segundo o último Guia de Imóveis da revista Exame, bairros planejados como o Faber-Castell são exemplos de bom investimento, pois apresentam valorização de mais de 50% em relação à média da região nas quais estão inseridos.

Projetos semelhantes ao Faber-Castell são os bairros Espaço Cerâmica, em Santo André, e Riviera de São Lourenço, em Bertioga, ambos desenvolvidos pela Sobloco.

Comente

Deixe uma resposta