InícioSaúdeReunião discute Plano Plurianual da saúde para os próximos quatro anos

Reunião discute Plano Plurianual da saúde para os próximos quatro anos

- continua após a publicidade -

Técnicos de diversas áreas de atuação das secretarias municipais da Saúde e Planejamento reuniram-se nesta quinta-feira, 6 de julho para discutir e definir as diretrizes do Plano Municipal de Saúde para o quadriênio 2018-2020, dento das discussões do PPA (Plano Plurianual).

Estão sendo discutidos seis eixos. Ampliar e qualificar o acesso aos serviços e ações de saúde e atenção à saúde, o desenvolvimento de programas e ações para segmentos específicos da população, vigilância em saúde, com o fortalecimento do Sistema de Vigilância Epidemiológica de doenças e agravos, fortalecimento da gestão do SUS no município, capacitação e desenvolvimento de pessoas e fortalecimento da participação da comunidade e do controle social na gestão do SUS.

A assistente do secretário municipal da saúde, Jane Aparecida Cristina, disse que uma das prioridades no PPA, no âmbito da saúde, é a reformulação do atendimento em atenção básica e a implantação dos AMEs em Ribeirão Preto.

“Para este ano, estamos reforçando a atenção básica no atendimento à saúde da população, fortalecendo e aprimorando as ações evidenciando o contexto do AME, que cria mecanismos que atendam o fluxo de especialidades médicas”, defendeu Jane Cristina.

Ela explica ainda que o atendimento e tratamento na atenção básica estão prejudicados com o tempo e demora que os médicos têm com relação a resultados de exames, que acaba, em cadeia, prejudicando o tratamento e consequentemente paciente.

“É essa inversão que precisamos fazer. O paciente acaba indo no pronto atendimento, com uma complexidade médica muito maior. É essa vertente que precisamos mudar”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

PPA – É um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelos governos Federal, Estadual e Municipal ao longo de um período de quatro anos. Assim, por meio do orçamento público, o município estima as receitas que irá receber e determina as despesas que realizará, planejando os investimentos necessários ao atendimento da população em matéria de saúde, educação, habitação, saneamento básico, segurança pública, entre outros.

A realização deste planejamento se dá por meio de três instrumentos definidos no art. 165 da Constituição Federal: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). A próxima reunião acontece nesta segunda-feira, 10 de julho de 2017.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Governo Lula Suspende ou Encerra Mais de 57 mil Benefícios do INSS

Essas ações de monitoramento resultaram em um impacto financeiro de R$ 750,85 milhões, referentes a pagamentos. Isso inclui bloqueio de crédito, suspensão ou cessação de benefícios.

BC Aperfeiçoa Segurança do Pix e Define Data para Pix Automático

Para pagadores, o Pix Automático oferece uma forma de pagamento recorrente sem necessidade de autenticação a cada transação, mediante autorização prévia.

Educação de SP divulga datas do Provão Paulista Seriado 2024

Para a 3ª série do Ensino Médio, a prova que dá acesso direto ao ensino superior será aplicada em 30 e 31 de outubro; Saresp para Ensino Fundamental também tem datas definidas

Após 12 Anos, BNDES Abre Concurso para Nível Superior com Cotas para Pessoas Negras e PcD

Este concurso oferece 150 vagas imediatas e outras 750 para formação de cadastro de reserva. O edital foi publicado nesta segunda-feira, 22 de julho, no Diário Oficial da União e está

Nipah: Causas e Sintomas do Vírus Sem Cura com Potencial Pandêmico

Não há tratamentos específicos ou vacinas para o vírus Nipah. O protocolo atual para os infectados é controlar os sintomas, como convulsões e pneumonia.
- PUBLICIDADE -