InícioSaúdeRede Municipal já está vacinando meninos contra o HPV

Rede Municipal já está vacinando meninos contra o HPV

- continua após a publicidade -

Para vacinar os meninos na faixa etária de 12 e 13 anos contra o HPV, a Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto realizou a capacitação dos profissionais de saúde e o abastecimento das 38 salas de vacinas do município.

A meta é vacinar pelo menos 80% da população-alvo, estimada em 10 mil meninos. HPV é a sigla em inglês para papiloma vírus humano, capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos, sendo que cerca de 40 podem infectar o trato ano-genital.

Para alcançar a meta da vacinação, além da divulgação na mídia e no portal da Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto, também vem sendo providenciada a vacinação por meio de comunicados, cartazes e panfletos distribuídos nas escolas do município, direcionados aos pais e alunos, sobre a importância da imunização.

O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações. A faixa-etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com nove até 13 anos.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O esquema vacinal para os meninos contra HPV é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Para os que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). No caso dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica.

Atualmente, a vacina HPV para meninos é utilizada como estratégia de saúde pública em seis países (Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá). Portanto, o Brasil assegura a sétima posição e a vanguarda na América Latina. A vacina é totalmente segura e aprovada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Meningite – Nas salas de vacinas das Unidades de Saúde do município estão também disponíveis a vacina Meningocócica C conjugada para adolescentes de 12 a 13 anos. É apenas uma dose e trata-se de uma vacina de extrema importância, que previne contra o tipo de meningite de maior incidência na região. A população-alvo é de cerca de 20 mil meninos e meninas nessa faixa etária.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Cervejaria Colorado lança edição especial colecionável para celebrar o João Rock 2022

No estilo American Lager e produzida com mandioca, cerveja possui 4,2% de teor alcoólico e 18 IBU e chega em seis embalagens diferentes

4 verdades sobre empréstimo online que você precisa conhecer

Existem muitos mitos sobre o empréstimo online. É seguro? Mais caro? É possível conseguir crédito para negativado? Descubra neste artigo.

Show da cantora Fernanda Marx acontece quarta-feira (01) Teatro Municipal de Ribeirão Preto

O show da turnê “Flor de Café 10 anos”, da cantora e compositora Fernanda Marx, marcado para ocorrer no dia 1º de junho, às...

Centro Cultural Palace recebe exposição sobre o Centenário da Semana de Arte Moderna

Exposição da ETEC de Ribeirão Preto está no Salão Mármore; visitação é aberta ao público e vai até o final de mês maio
- PUBLICIDADE -