InícioSaúdeUE confirma mais de mil casos de miocardite em crianças vacinadas contra...

UE confirma mais de mil casos de miocardite em crianças vacinadas contra covid

Um dos efeitos colaterais das vacinas com mRNA é a inflamação no coração

- continua após a publicidade -

Um dos efeitos colaterais das vacinas com mRNA é a inflamação no coração

Divulgado no sábado 17, um balanço dos serviços de saúde da União Europeia (UE) revelou que pouco mais de mil crianças (entre 5 e 11 anos) vacinadas contra a covid-19, cujos imunizantes usam a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), apresentaram miocardite e pericardite.

Entre as vacinadas com a Comirnaty, vacina da Pfizer, foram 901 casos; entre os vacinados com a Spikevax, da Moderna, 106. Ao todo, 16 milhões de crianças foram vacinadas com a Pfizer e 35 milhões, com a Moderna. “Não foram identificados casos de miocardite em crianças entre os 6 meses a 4/5 anos de idade”, diz o relatório da UE.

A miocardite e a pericardite são doenças inflamatórias do coração que se manifestam geralmente por falta de ar, dor no peito e batimento cardíaco intenso, que pode ser irregular (palpitações).

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

De acordo com o comunicado, os casos referidos pelo Comitê de Avaliação do Risco em Farmacovigilância da Agência Europeia de Medicamentos

“foram observados maioritariamente nos 14 dias subsequentes à vacinação, mais frequentemente após a segunda dose e em jovens adultos do sexo masculino”.

O texto informa que, “de acordo com os dados disponíveis, o desenvolvimento de miocardite e pericardite após a vacinação segue um perfil clínico típico, geralmente com melhoria após descanso ou tratamento”. 

Em Portugal, a Direção Geral de Saúde do Ministério da Saúde publicou na semana passada, em seu site, uma recomendação aos profissionais de saúde para terem atenção a sinais e sintomas de miocardite e pericardite nas crianças nos primeiros 14 dias depois de receberem a nova vacina contra a covid-19 da Pfizer.

No Brasil, ainda em 2021, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária alertou, em julho de 2021, para casos de miocardite e pericardite registrados em outros países em decorrência da vacinação com imunizantes com mRNA.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Cabeça de Ozempic: o remédio pode deixar a cabeça maior? Entenda

O termo "cabeça de Ozempic" viralizou nas redes sociais após diversas celebridades aparecerem mais magras, mas com a cabeça desproporcionalmente maior em relação ao corpo.

Mitos e verdades sobre o consumo de bebidas alcoólicas e o desenvolvimento de câncer

Segundo relatório da American Association for Cancer Research (AACR), o consumo de bebida alcoólica ocupa a terceira posição nas causas de tumores, perdendo apenas para o tabagismo e o excesso de massa corporal.

Brasil pode ter o maior IVA do mundo com apoio de Ricardo Silva e Baleia Rossi

Reforma Tributária aprovada, Imposto sobre Valor Agregado (IVA) torna os impostos o maior do planeta com apoio dos deputados

Franca Shopping promove eventos de lazer gratuitos no fim de semana

Prepare-se para um fim de semana cheio de animação e diversão no Franca Shopping. Nos dias 13 e 14 de julho, o shopping será palco de dois eventos incríveis e gratuitos, especialmente pensados para toda a família.

Para a população aumento de impostos para os partidos politicos anistia de todas as dividas

O sistema político brasileiro tornou-se ainda mais fechado e autossuficiente, com partidos tradicionais e novos movimentos antissistema perpetuando práticas corruptas.
- PUBLICIDADE -