InícioSaúdeMunicípio quer intensificar vacinação e medidas preventivas após morte por febre amarela

Município quer intensificar vacinação e medidas preventivas após morte por febre amarela

- continua após a publicidade -

Em entrevista coletiva concedida na manhã desta quarta-feira, dia 4 de janeiro, na sede da Divisão Regional de Saúde, o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, comunicou a morte de homem de 52 anos com diagnóstico de febre amarela confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz. Ao esclarecer sobre o histórico deste caso, Scarpelini destacou as medidas preventivas já adotadas e a necessidade de os moradores procurarem uma Unidade de Saúde para a vacinação. Na oportunidade, ele estava acompanhado da diretora do Departamento de Vigilância e Saúde, Luzia Marcia Romagnoli Passos e da diretora do Grupo de Vigilância da regional de Ribeirão Preto, Elizabeth Paganini.

“Embora não haja motivos para alarme, a população precisa se imunizar e colaborar no sentido de evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, que, além da dengue, chikungunya, e zika-vírus, também transmite a febre amarela”, salientou Scarpelini. Há, ainda, espécies silvestres desse mosquito que se procriam em regiões de mata.

A vítima, por exemplo, morava próximo à mata de Santa Teresa, onde vivem muitos macacos, hospedeiros do vírus da febre amarela. Por isso o secretário da Saúde orienta que, ao encontrar um macaco morto, ele seja levado ao bosque que encaminhará para avaliação. No entanto, ele observa a necessidade de preservação da espécie, até como forma de monitoramento da situação. “Eles funcionam como “sentinelas”, observou Sandro Scarpelini.

Sobre esse caso especificamente, a Secretaria da Saúde esclarece que já adotou todas as medidas necessárias, como o bloqueio e nebulização, além de visitas casa a casa para a erradicação de criadouros. “Desde o encontro de um macaco morto na Praça Luiz de Camões, em outubro do ano passado, e outro encaminhado ao bosque, todas as medidas preventivas foram intensificadas”, tranquilizou a diretora do Departamento de Vigilância e Saúde.

Com o registro desse óbito, em 26 de dezembro do ano passado, após quatro dias de internação, a Prefeitura já organiza grandes mutirões de combate ao Aedes aegypti por toda a cidade. O trabalho de combate, embora ininterrupto, será intensificado para prevenir as doenças transmitidas pelo mosquito vetor.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Vacinação – A importância da vacinação foi destacada durante a coletiva, principalmente na população adulta, já que os registros da Secretaria Municipal da Saúde indicam que a população até cinco anos de idade está com 95% de cobertura vacinal. Acima dessa faixa etária, o índice de vacinação precisa aumentar para evitar a propagação da febre amarela.

A rede municipal tem estoque suficiente de vacinas (que imuniza em duas doses) para atender a demanda e pede que os moradores não deixem de procurar uma Unidade de Saúde. São 38 salas de vacinas por toda a cidade.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -