InícioSaúdeMunicípio quer intensificar vacinação e medidas preventivas após morte por febre amarela

Município quer intensificar vacinação e medidas preventivas após morte por febre amarela

- continua após a publicidade -

Em entrevista coletiva concedida na manhã desta quarta-feira, dia 4 de janeiro, na sede da Divisão Regional de Saúde, o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, comunicou a morte de homem de 52 anos com diagnóstico de febre amarela confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz. Ao esclarecer sobre o histórico deste caso, Scarpelini destacou as medidas preventivas já adotadas e a necessidade de os moradores procurarem uma Unidade de Saúde para a vacinação. Na oportunidade, ele estava acompanhado da diretora do Departamento de Vigilância e Saúde, Luzia Marcia Romagnoli Passos e da diretora do Grupo de Vigilância da regional de Ribeirão Preto, Elizabeth Paganini.

“Embora não haja motivos para alarme, a população precisa se imunizar e colaborar no sentido de evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, que, além da dengue, chikungunya, e zika-vírus, também transmite a febre amarela”, salientou Scarpelini. Há, ainda, espécies silvestres desse mosquito que se procriam em regiões de mata.

A vítima, por exemplo, morava próximo à mata de Santa Teresa, onde vivem muitos macacos, hospedeiros do vírus da febre amarela. Por isso o secretário da Saúde orienta que, ao encontrar um macaco morto, ele seja levado ao bosque que encaminhará para avaliação. No entanto, ele observa a necessidade de preservação da espécie, até como forma de monitoramento da situação. “Eles funcionam como “sentinelas”, observou Sandro Scarpelini.

Sobre esse caso especificamente, a Secretaria da Saúde esclarece que já adotou todas as medidas necessárias, como o bloqueio e nebulização, além de visitas casa a casa para a erradicação de criadouros. “Desde o encontro de um macaco morto na Praça Luiz de Camões, em outubro do ano passado, e outro encaminhado ao bosque, todas as medidas preventivas foram intensificadas”, tranquilizou a diretora do Departamento de Vigilância e Saúde.

Com o registro desse óbito, em 26 de dezembro do ano passado, após quatro dias de internação, a Prefeitura já organiza grandes mutirões de combate ao Aedes aegypti por toda a cidade. O trabalho de combate, embora ininterrupto, será intensificado para prevenir as doenças transmitidas pelo mosquito vetor.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Vacinação – A importância da vacinação foi destacada durante a coletiva, principalmente na população adulta, já que os registros da Secretaria Municipal da Saúde indicam que a população até cinco anos de idade está com 95% de cobertura vacinal. Acima dessa faixa etária, o índice de vacinação precisa aumentar para evitar a propagação da febre amarela.

A rede municipal tem estoque suficiente de vacinas (que imuniza em duas doses) para atender a demanda e pede que os moradores não deixem de procurar uma Unidade de Saúde. São 38 salas de vacinas por toda a cidade.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Valor bloqueado de manifestantes sobe para R$ 18,5 milhões

A Justiça Federal autorizou hoje (21) novos bloqueios de bens de suspeitos de financiar os atos que resultaram na depredação dos prédios dos Três Poderes...

José Dirceu propõe reestruturar papel dos militares no Brasil

Militares precisam voltar para os quartéis e sair de órgãos do governo, sugere. José Dirceu de Oliveira e Silva, ex-ministro da Casa Civil de Lula,...

Lula quer endurecer penas para crimes ‘contra a democracia’

O Ministério da Justiça e Segurança Pública trabalha em uma proposta para endurecer as punições para crimes “contra a democracia”. O projeto, ainda a...

Lula nomeia novo comandante do Exército; Saiba quem é o General Tomás

O governo federal anunciou na tarde deste sábado (21) que o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva é novo comandante do Exército. O ex-comandante Militar...

General demitido por Lula reúne Alto Comando do Exército

Objetivo é anunciar a decisão do presidente de demiti-lo
- PUBLICIDADE -