InícioSaúdeIluminação de prédios e monumentos marcam o início do Junho Vermelho

Iluminação de prédios e monumentos marcam o início do Junho Vermelho

- continua após a publicidade -

Na próxima sexta-feira, dia 1º de junho, o Movimento Eu Dou Sangue inicia as ações de sua campanha Junho Vermelho, iluminando com essa cor diversos prédios e monumentos de São Paulo. A ação é fundamental para os bancos de sangue, que, além de já enfrentarem a baixa adesão de doadores nesta época do ano, estão com seus estoques comprometidos por conta da greve dos caminhoneiros.

Segundo informações da Fundação Pró-Sangue, parceira do Movimento Eu Dou Sangue e responsável pelo abastecimento de grande parte dos hospitais públicos da Grande São Paulo, os estoques estão baixos, girando em torno de 30% a 40% do ideal. Ademais, pesquisa realizada no ano passado, encomendada pelo Movimento, em parceria com o Instituto Datafolha, indicou que o brasileiro não costuma doar sangue: cerca de 92% dos entrevistados declararam que não participaram de doações nos últimos 12 meses.

Justamente por conta desses fatores, a causa ganhou força. “O Junho Vermelho surgiu para alertar os brasileiros de que sangue não se compra, não se fabrica e que qualquer pessoa a qualquer momento pode precisar dele”, ressalta Diana Berezin, uma das duas criadoras do Movimento.

O Junho Vermelho é o único mês colorido que traz a mensagem de cuidar do outro. “Quem doa sangue tem o foco na necessidade de outra pessoa e o único benefício é o prazer indiscutível de ajudar e fazer o bem”, explica Debi Aronis, também criadora do Movimento. “Dar sangue é dar de si, é dar do seu tempo, é se importar com mais alguém, é o mínimo para quem dá e é o máximo para quem recebe. É cidadania na veia!”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Com o propósito de conscientizar a população e estimular a doação de sangue durante o inverno, diversos pontos de São Paulo serão iluminados de vermelho. Dentre os locais que serão iluminados na capital paulista, estão a Fonte Elo do Parque do Ibirapuera, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Câmara Municipal de São Paulo e o Banco Daycoval.

Onde doar:

Para saber onde há bancos de sangue, o doador pode acessar o site do Movimento Eu Dou Sangue, na aba de “Onde doar“, pelo http://www.eudousangue.com.br/onde-doar/.

Basta comparecer, participar da entrevista feita no local e contribuir.

Sobre o Junho Vermelho

A campanha Junho Vermelho que já foi alçada à categoria de lei em vários estados e cidades do Brasil, busca chamar a atenção para a importância da doação regular de sangue.

A ideia surgiu em 2011, quando as irmãs Debi Aronis e Diana Berezin lançaram o Movimento Eu Dou Sangue no estado de São Paulo, motivadas por um episódio familiar. No ano passado, a iniciativa foi promovida a Lei Estadual em São Paulo.

O sucesso da iniciativa é comprovado pelos números registrados durante os outros anos. Em 2017, o Movimento Eu Dou Sangue calculou, extraoficialmente, que houve aumento de 25% das doações no mês de junho, em relação a 2016.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

A Menina e o Pássaro Encantado: Uma Jornada Circense Através do Amor, Saudade e Liberdade em Ribeirão Preto

Emoção, acrobacias e a beleza do conto de Rubem Alves em um espetáculo imperdível para todas as idades!

⚽ Rosario Central x Atlético-MG: Saiba Onde Assistir ao Jogo da Libertadores 🔥

Rosario Central e Atlético-MG se enfrentam nesta terça-feira (7), às 19h (horário de Brasília), no estádio Gigante de Arroyito, em Rosário, na Argentina, pela 4ª rodada da fase de grupos da Libertadores.

VOEPASS realiza campanha para ajudar população do Rio Grande do Sul

Empresa levará doações para vítimas das chuvas que atingiram a região. Voo sai nesta terça de Ribeirão Preto

Sertãozinho: Confira o que é noticia na camara de vereadores

Aviso sobre a vacina da dengue, exposição “Conexão”, e dicas sobre os ultimos dias para regilarizar os titulos de eleitores.

🍫 Cory Alimentos Lança Campanha “Papo de Mãe” com Frases Típicas em Embalagens de Chocolate 🍫

A ideia é trazer frases que as mães brasileiras costumam dizer, tornando o produto mais divertido e atraente para o público. Quem nunca ouviu uma dessas recomendações clássicas?
- PUBLICIDADE -