InícioSaúdeHospital Veterinário do Bosque Fábio Barreto é o principal da região

Hospital Veterinário do Bosque Fábio Barreto é o principal da região

- continua após a publicidade -

Inaugurado em julho de 2016, por fundos de compensação ambiental de parceria público-privada, o Hospital Veterinário do Bosque Municipal Fábio Barreto, de Ribeirão Preto, atende 700 animais selvagens durante todo o ano, conta com 30 leitos para internação e estrutura para atendimento de um animal por vez.

Animais selvagens das matas da região também são cuidados no hospital. “Recebemos inúmeros animais resgatados sem nenhum sinal aparente. Todos passam por exame clínico, por exames laboratoriais e de imagem, quando necessário. Após estarem em perfeito estado de saúde são encaminhados para áreas de soltura”, explica o médico veterinário e encarregado do zoológico, César Branco.

foto divulgação

Mesmo aceitando animais selvagens, o Bosque realiza o programa “Uma Nova Chance” que permite a reintrodução dos animais tratados à natureza.  De acordo com o diretor do Bosque, Alexandre Gouvea, se o animal participa do programa mas não tem condição de voltar ao seu habitat, ele fica no zoológico.

“O projeto consiste no resgate, reabilitação e reintrodução de animais silvestres.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Os animais que não têm condições de retorno à natureza, quando possuem asas, membros amputados ou são animais com impossibilidade devido ao costume de convívio humano, ficam no Zoológico com o intuito de educação ambiental e conservação em forma de reprodução”, explica

Anteriormente, os animais recebiam o primeiro atendimento no ambulatório do Bosque e depois eram encaminhados para faculdades credenciadas com a prefeitura. Para o veterinário César Branco, ter os equipamentos no próprio local é uma grande melhoria, devido à grande demanda de animais resgatados.

“Vários exames radiográficos vêm sendo feitos rotineiramente no Zoológico, principalmente, auxiliando no diagnóstico de fraturas devido à grande quantidade de animais atropelados que recebemos mensalmente” comenta o médico.

foto divulgação

Para a aquisição dos equipamentos, a gestão do Bosque encaminhou um projeto ao CONDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente).  Alexandre Gouvea explica que o hospital tem “centenas de equipamentos”, dentre eles os que realizam exames especializados como Raio-x, ultrassom, aparelho de anestesia inalatória, ultrassom odontológico, porém, ainda não há equipamentos para realizações de exames laboratoriais.

De acordo com o diretor do Bosque, a criação do hospital representa grandes avanços para o bem estar dos animais silvestres. “O Hospital atende animais de toda a região, sendo o principal centro de recebimento de animais silvestres vitimados dos municípios vizinhos”, comenta.

Conhecendo os animais
O médico veterinário, César Branco, explica que os cuidados vão além deos exames clínicos e envolvem, também, o conhecimento de cada animal para o diagnóstico correto.

Exemplo disso foi um jabuti levado ao hospital com determinado diagnóstico e que, no momento da cirurgia, teve descoberto seu verdadeiro problema.  “Recebemos um jabuti ipiranga com o diagnóstico de prolapso de reto. Ele foi anestesiado para reversão do prolapso, mas na cirurgia foi encontrado um fitilho de polipropileno (material plástico) de aproximadamente 30cm no intestino do animal. Como os jabutis são animais curiosos, é necessário tomar muito cuidado para não ingerirem corpos estranhos, o que pode levá-los a óbito” disse o médico.

Aprendendo no bosque
O hospital conta com equipe qualificada para atender rotineiramente os animais do Bosque e receber animais selvagens. O diretor do bosque explica que há programas de estágio para estudantes no zoológico, porém, no Hospital, é exclusiva a contratação de estudantes de medicina veterinária.

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚗 Mostra de Carros Antigos no Iguatemi Ribeirão Preto Neste Final de Semana 🏎️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto, em...

🏷️ Agrishow em Ribeirão: Credenciamento Exclusivo no Iguatemi 🌱

O posto funcionará do dia 24 ao 28 de abril, para facilitar o acesso dos 195 mil visitantes esperados para a feira.

Mulheres Motociclistas dominam o Barretos Motorcycles com espaço exclusivo!

Preparem seus motores, vapt-vupt! As mulheres motociclistas estão com tudo no Barretos Motorcycles. A 20ª edição do festival, que rola de 3 a 5 de maio no Parque do Peão, em Barretos, terá pela terceira vez um espaço exclusivo para elas, o Women Bikers.

Palmeiras busca manter liderança contra o Independiente del Valle pela Libertadores!

O Palmeiras visita o Independiente del Valle nesta quarta-feira (24), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O Verdão busca manter a liderança do grupo A

Merseyside Derby: Sean Dyche busca quebrar tabu contra o time do coração

O tradicional Merseyside Derby, entre Everton e Liverpool, terá um ingrediente a mais na partida desta quinta-feira (24), às 16h (de Brasília), em Goodison Park, pela rodada de meio de semana da Premier League.
- PUBLICIDADE -