InícioSaúdeAssistência Social lança projeto “PertenSER”

Assistência Social lança projeto “PertenSER”

A ação acontece nesta terça-feira, 23 de fevereiro, na Praça da Bandeira, região central da cidade

- continua após a publicidade -

A política municipal para pessoas em situação de rua preconiza o atendimento articulado, por meio de uma rede integrada de atenção em diversos setores públicos e a sociedade civil.

De acordo com o Instituto Limite, Organização da Sociedade Civil que executa o Serviço de Abordagem Social – SEAS, há no município aproximadamente 1.127 pessoas em situação de rua, e uma média de 180 abordagens mensais.

arquivo

Diante dessa realidade, a Secretaria de Assistência Social lança nesta terça-feira, dia 23 de fevereiro, o projeto “PertenSER”, que tem por objetivo o acompanhamento longitudinal em busca da reinserção social, aproximação de vínculo com a equipe, oferta da rede pública de atendimento e, principalmente, a orientação e conscientização de comerciantes e moradores sobre os efeitos negativos da esmola, seja ela roupa, alimento ou dinheiro.

A primeira ação será realizada na Praça da Bandeira, logo pela manhã, com membros do Projeto Pontes e Coletivo Acalma. O atendimento será promovido pela equipe do Centro POP, Programa Recomeço e Consultório na Rua.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -
foto internet

A busca ativa e abordagem social serão feitas pela equipe do SEAS.

A orientação e sensibilização de mecanismos de apoio e atendimento à população de rua serão realizadas pela equipe de Educadores Sociais da SEMAS. Também será oferecido um café da manhã e higiene pessoal.

Renata Corrêa Gregoldo, secretária da Assistência Social, comenta a importância da ação.

“Nossa intenção é que o PertenSER se transforme num projeto. Vamos iniciar com essa ação que tem como principal objetivo gerar vínculos com essas pessoas. Em todas as ações, vamos trabalhar a singularidade de cada pessoa que está nessa situação”.

Com frequência, a abordagem enfrenta muita resistência em tirar as pessoas das ruas. Para este impasse, a secretária garante que a Semas está preparada.

“Muito se fala que essas pessoas não querem sair das ruas, mas a Semas está engajada para mudar essa situação e entender o porquê elas não querem sair das ruas, ouvindo e preparando para que saiam e retomem sua vida novamente”.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚨 Tiroteio na Avenida Brasil: Quatro Mortos e Tensão no Complexo de Israel! 💔

Uma operação conjunta das polícias Militar e Civil do Rio de Janeiro deixou um rastro de violência e caos na Avenida Brasil, na manhã...

🌳 ArboreSer Planta 50 Mudas no Alto da Boa Vista: Um Passo Rumo à Sustentabilidade! 🌱

Iniciativa do projeto ArboreSer em parceria com o Ceferp promove a conexão entre famílias e o meio ambiente.Especialista da área da matéria do portal...

🎬 Mostra Literária na Biblioteca Sinhá Junqueira Traz Daniela Arbex e Filme “Holocausto Brasileiro” 📚

Jornalista participa de bate-papo sobre seus livros e documentários inspirados em suas obras, como o filme “Holocausto Brasileiro”, que também será exibido com entrada...

Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto celebra 10 anos de atividade com concerto no Theatro Pedro II

Apresentação será dia 31 de outubro, às 20 horas, com entrada gratuita. Repertório terá duas peças de Beethoven, um concertino de Ernest Mahle, participação...

🎥 K-pop nas Telonas: Hybe Cine Fest in Latam Chega a Ribeirão Preto com Grandes Shows! 🌟

Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas. Resumo: Entre 14 e 20 de...
- PUBLICIDADE -