InícioPolíticaPrefeito de Miguelópolis é preso por esquema que desviou R$ 6 milhões

Prefeito de Miguelópolis é preso por esquema que desviou R$ 6 milhões

- continua após a publicidade -

Uma linda cidade próximo a Ribeirão, poderia estar em destaque por conta do feriado nesta semana, mas infelizmente a matéria é por outro motivo. Uma operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) contra fraudes em licitações prendeu o prefeito de Miguelópolis, Juliano Mendonça Jorge (PRB), na manhã desta terça-feira (19). Outras 12 pessoas entre empresários, funcionários e ex-funcionários do departamento de licitações da prefeitura também foram detidos, de acordo com informações do Ministério Público (MP).

A operação também cumpre mandados de busca e apreensão em Ribeirão Preto, Bebedouro, Guaíra e São José do Rio Preto.

De acordo com o promotor Paulo Radunz, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), as irregularidades foram encontradas em pelo menos 40 contratos assinados entre 2013 e 2015.

O esquema atuou em licitações para prestação de diversos tipos de serviço, segundo as investigações. Foram identificadas fraudes em contratos de transporte escolar, para compra de material de escritório, consultorias, entre outros serviços.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

“As fraudes ocorriam em contratações de toda natureza”, afirmou Radunz. “Não sabemos dizer se todas as licitações eram fraudadas, mas já identificamos um grande número”. Segundo ele, o material apreendido na sede da Prefeitura ainda está sendo analisado.

Bens bloqueados

O prefeito Juliano Mendonça Jorge, quatro funcionários públicos e uma empresa tiveram os bens bloqueados pela Justiça em outubro de 2015 sob acusação de fraude em uma licitação realizada em 2013.

Outro lado

A Prefeitura de Miguelópolis disse, por meio de nota, que aguarda mais detalhes sobre a operação do Ministério Público

“para que todos os pontos sejam devidamente explicados à população”, e que documentos da Administração já estão com os promotores. O próprio prefeito teria dado ordens para que o servidores colaborassem com os investigadores, segundo o Executivo.

Ainda consta na nota que “a prefeitura tranquiliza toda a população da cidade, pois a atual gestão é reconhecidamente transparente e trabalha para que os verdadeiros culpados sejam responsabilizados, caso as acusações sejam comprovadas. Tudo será esclarecido o mais breve possível.”

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Grupo Teatral de Ribeirão Preto Apresenta Espetáculo Selecionado para Festival no Chile

O grupo Gitirana Produções apresenta neste sábado, 27 de abril, às 19 horas, no Teatro Santarosa, o espetáculo "Lesados". Esta peça foi selecionada para o 17º FINTDAZ (Festival Internacional de Teatro y Danza) em Iquique

Ser Gentil no Dia a Dia Favorece a Saúde Mental

Um abraço caloroso, um sorriso sincero ou um simples "bom dia" têm o poder de transformar o dia de alguém.

Agrishow vem com tecnologia e novos equipamentos

As mais novas tecnologias serão apresentadas na Agrishow 2024, progame-se

Motorola Edge 50 Pro é Lançado no Brasil com Oferta Especial para o Dia das Mães

O Motorola Edge 50 Pro, conhecido pelo design premium, funcionalidades de primeira linha e recursos avançados de IA, já está disponível para compra no Brasil na Loja Online da Motorola

Agrishow 2024: Informações sobre Mudanças no Anel Viário

Durante a 29ª edição da Agrishow, que acontece entre 29 de abril e 3 de maio, o trânsito no Anel Viário de Ribeirão Preto sofrerá alterações significativas devido ao aumento do fluxo de veículos.
- PUBLICIDADE -