• Política
Início Política Bolsonaro escolhe Augusto Aras para comandar a PGR

Bolsonaro escolhe Augusto Aras para comandar a PGR

Precisamos de um MP que faça jus ao termo que usa e intitula cada membro de procurador da República

- continua após a publicidade -

O presidente Jair Bolsonaro escolheu nesta quinta-feira (5) o subprocurador-geral Augusto Aras para substituir Raquel Dodge na PGR (Procuradoria-Geral da República) e comandar o MPF (Ministério Público Federal).

Após a formalização da indicação, o nome de Aras será enviado ao Senado Federal, onde será sabatinado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e precisará ser aprovado pelo plenário da Casa antes de se tornar futuro procurador-geral.
PUBLICIDADE

Ao escolher Aras para o cargo, o presidente não segue a lista tríplice da ANPR (Associação Nacional de Procuradores da República). Os nomes apontados foram os subprocuradores-gerais Mario Bonsaglia e Luiza Frischeisen e o procurador-regional da República Blal Dalloul.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Com a rejeição dos nomes, Bolsonaro é o primeiro presidente da República a não acatar o desejo dos procuradores ao escolher o comandante do Ministério Público desde 2001, quando o procedimento foi iniciado. Apesar de figurar fora da lista tríplice, Aras era cotado como um dos favoritos para assumir o cargo.

“Nós precisamos, sim, de um chefe do MPF e da MP da União que seja capaz de cumprir a Constituição. Capaz de agir com impessoalidade. Capaz de imprimir à sua gestão com transparência e impessoalidade. Capaz de passar as suas mensagens a todo órgão público. Precisamos de um MP que faça jus ao termo que usa e intitula cada membro de procurador da República”, afirmou Aras.

Quem é?

Nascido no dia 4 de dezembro de 1958, Antônio Augusto Brandão de Aras é advogado, doutor na área direito constitucional e mestre em direito econômico. Atualmente, divide o cargo de subprocurador-geral da República com as aulas de direito eleitoral e direito privado na Universidade de Brasília.

Aras ingressou no Ministério Público Federal em 1987 e foi procurador regional eleitoral na Bahia (1991/1993); representante do MPF no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) (2008/2010) e Corregedor Auxiliar do MPF (2012/2013).

Durante sua gestão à frente do Cade, o órgão foi considerado a melhor agência antritruste das Américas. Além disso, Aras já recebeu demonstrações de reconhecimento de sua atuação por meio de moções, medalhas e diplomas de mérito em distintos Tribunais do Brasil.

publicidade
publicidade

Últimas Notícias

Domingo é Dia de Teatro no Shopping Iguatemi apresenta Conto de Natal inspirado em...

O dia 24 de novembro será “congelante” no Domingo é Dia de Teatro do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto. A peça “Contos de Natal da Elsa e Ana de Frozen” será encenada a partir das 17h na sala especial do projeto no Piso Superior. A entrada é gratuita.

8° Caminhada Passos que Salvam acontece neste domingo no Novo Shopping

Iniciativa do Hospital de Amor de Barretos conscientiza a população sobre os sinais de câncer infanto juvenil e tem toda venda revertida para o tratamento das crianças

FPF divulga tabela do Paulistão: Botafogo estreia contra o Corinthians

A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou nesta quinta-feira à tarde a tabela do Paulistão de 2020. A competição começará no...

MEC anuncia 54 escolas selecionadas para o programa cívico-militar

O Ministério da Educação anunciou hoje (21) a localização das 54 escolas públicas selecionadas para o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares em...

Praças de pedágio Paulista terão tarifas reajustadas neste sábado

À zero hora do próximo sábado (23/11), as praças de pedágio operadas pela Arteris ViaPaulista, empresa integrante do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de...

Supera Parque participa de maior feira de negócios em saúde do mundo

Medica aconteceu entre os dias 18 a 21, em Dülserdoff, na Alemanha; em 2018, foram mais de 120 mil visitantes

Padre Fábio de Mello se apresenta pela última vez em Ribeirão Preto

Palavra Cantada e Fábio Júnior também fazem shows em dezembro no Centro de Eventos

Samuel Pompeo Quarteto se apresenta na Instituição Aparecido Savegnago no dia 22

Apresentação, que será realizada às 19h30, encerra a temporada 2019 do Circuito Cultural e Artístico

Aplicativo “Saúde Digital” cresce e registra mais de 200 mil acessos

Mais de 11 mil ribeirão-pretanos já instalaram o aplicativo em seus smartphones; informações trazem rapidez e praticidade aos pacientes

Expo Consciência Negra chega ao Novo Shopping

Mostra é aberta ao público hoje, dia 20, e traz imagens de oito fotógrafos do Cine Foto Clube Ribeirão Preto
- PUBLICIDADE -