InícioPolíticaA Fujona III: Duda Hidalgo abandona audiência do Conselho de Ética

A Fujona III: Duda Hidalgo abandona audiência do Conselho de Ética

Um filme com mesmo tema mas com vários capítulos, envolve sumiço da vereadora usando nosso carro para fins particulares. Vamos ter pizza na câmara?

- continua após a publicidade -

Um filme com mesmo tema mas com vários capítulos, envolve sumiço da vereadora usando nosso carro para fins particulares. Vamos ter pizza na câmara?

O aguardado depoimento da vereadora Duda Hidalgo (PT) ao Conselho de Ética da Câmara de Ribeirão Preto não ocorreu. A vereadora, acusada de utilizar seu carro público para participar de eventos partidários e particulares, deveria ser ouvida ontem, mas deixou a reunião sem falar. A defesa aponta que um erro do próprio Conselho impediu o depoimento.

Depois que cinco testemunhas arroladas pela defesa prestaram depoimento – outras quatro faltaram – Duda iria falar aos parlamentares, mas seu advogado alegou que o vereador Maurício Vila Abranches (PSDB), presidente do Conselho, teria usado a expressão “encerramos a instrução” pouco antes do depoimento.

A defesa entendeu que, encerrada a instrução, Duda não poderia mais prestar depoimento, e, depois de questionar o fato e ter o pedido para que ela não falasse negado, resolveu abandonar a audiência. Sem representante legal, Duda também saiu sem prestar o depoimento. A defesa pede, agora, que ela seja ouvida em outra oportunidade.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Ernesto Paulino, advogado de Duda, afirmo que espera uma nova designação da audiência. “Não que ela não quisesse ser ouvida, muito pelo contrário. Mas existe formalidades a seguir, o rigor da lei, que é o que caracteriza o contraditório e a ampla defesa. O que a gente vê são idas e vindas de alguns membros do Conselho que geram insegurança jurídica para a defesa (…) temos cobrado o cumprimento da legislação que, na nossa visão, tem sido ofendida”,

arquivo

Procurado, o Conselho de Ética lamentou a postura da vereadora e informou que o que havia sido encerrado era a instrução das testemunhas e que Duda não era testemunha, e sim acusada. Também considera que o fato de a parlamentar ter deixado a audiência foi uma opção dela de não prestar esclarecimentos.

Segundo o Conselho, o próximo passo é esperar a defesa final da parlamentar, que deve ser entregue em cinco dias úteis. Depois disso, o parecer deve ser votado no Conselho e, se aprovada a resolução, a decisão sobre a cassação deve sair em até 15 dias.

Estratégia

Para Matheus Delbon, advogado especialista em direito público, a defesa tem utilizado uma estratégia para tentar atrasar o andamento do processo. “Houve um mandado de segurança impetrado pedindo a suspensão do processo, e alguns pedidos de adiamento para os depoimentos”, disse, em entrevista ao programa Thathi Cidades, do Grupo Thathi.

O especialista acredita, ainda, que a estratégia de atacar juridicamente se deve ao fato de, no entender dele, haver poucas chances de se contestar provas materiais como o registro da passagem do carro público por rodovias de São Paulo. “É um sistema da Polícia Militar, é uma prova material díficil de ser contestada. Acredito que a defesa da parlamentar seria mais tranquila se optasse por defender a participação nos atos políticos como essenciais para sua atividade parlamentar, mas a contestação jurídica é certamente uma estratégia”, avaliou.

O caso

A parlamentar é investigada pelo Conselho por ter sido acusada por um munícipe de improbidade administrativa, ao usar o carro público para deslocamentos particulares e com fins partidários.

Viagens com carro oficial de Duda Hidalgo são investigadas

Procura-se: Vereadora some e precisa ser convocada pelo diário oficial

Petista sendo petista: Vereadora Duda Hidalgo se complica

arquivo

Conforme materia de jornaltribuna.com.br

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Governo Lula Suspende ou Encerra Mais de 57 mil Benefícios do INSS

Essas ações de monitoramento resultaram em um impacto financeiro de R$ 750,85 milhões, referentes a pagamentos. Isso inclui bloqueio de crédito, suspensão ou cessação de benefícios.

BC Aperfeiçoa Segurança do Pix e Define Data para Pix Automático

Para pagadores, o Pix Automático oferece uma forma de pagamento recorrente sem necessidade de autenticação a cada transação, mediante autorização prévia.

Educação de SP divulga datas do Provão Paulista Seriado 2024

Para a 3ª série do Ensino Médio, a prova que dá acesso direto ao ensino superior será aplicada em 30 e 31 de outubro; Saresp para Ensino Fundamental também tem datas definidas

Após 12 Anos, BNDES Abre Concurso para Nível Superior com Cotas para Pessoas Negras e PcD

Este concurso oferece 150 vagas imediatas e outras 750 para formação de cadastro de reserva. O edital foi publicado nesta segunda-feira, 22 de julho, no Diário Oficial da União e está

Nipah: Causas e Sintomas do Vírus Sem Cura com Potencial Pandêmico

Não há tratamentos específicos ou vacinas para o vírus Nipah. O protocolo atual para os infectados é controlar os sintomas, como convulsões e pneumonia.
- PUBLICIDADE -