InícioMundoOMS diz que nunca aconselhou confinamento para ao combate ao coronavírus

OMS diz que nunca aconselhou confinamento para ao combate ao coronavírus

Segundo ela, governantes seguiram os passos de Wuhan, sem controlar rigidamente os infectados. E agora como ficam os defensores do #ficaemcasa, João trancarua e o Burro Covas? Vai ter coragem de ler e compartilhar?

- continua após a publicidade -

“A OMS jamais aconselhou de colocar um país em confinamento para combater a pandemia”, declarou a porta voz da OMS, Margaret Harris,

ao Sydney Morning Herald.

Segundo ela, vários países seguiram os passos de Wuhan para lidar com a epidemia, sem controlar rigidamente os infectados e isolar as pessoas em contato com estes.

Ouvi muitos chamarem Bolsonaro de louco por defender esta posição. Mas Doria preferiu segui o exemplo do epicentro da doença na China.

Ao aplicar medidas de confinamento total, vários países seguiram o exemplo das autoridades Chinesas em Wuhan, com o surgimento do Covid-19.

Entretanto, estas medidas não foram implementadas totalmente, segundo Margaret Harris, porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS), ao Sydney Morning Herald.

Nós jamais dissemos para aplicar medidas de confinamento. Nós sugerimos que se fizesse o acompanhamento, delineamento, isolamento e tratamento

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Entretanto, para as regiões onde o coronavírus se espalhou rapidamente, “os governantes chegaram ao ponto de colocar os seus países em quarentena, porque eles não se encontravam em condições de saber onde se daria a maior parte das transmissões”, afirmou a Dra. Harris.

O confinamento não é o suficiente

Além disso, esses países garantiram a eficácia da aplicação destas restrições, após ver que elas funcionaram em Wuhan. Exceto que eles não aplicaram todas as medidas:

Mas eles não levaram em conta coisas que também aconteceram em Wuhan: que houve um acompanhamento rigoroso dos [indivíduos que tiveram] contato; um isolamento rigoroso das pessoas que estiveram em contato [com infectados]; se certificaram que estas pessoas não iriam a lugar algum; e também uma triagem massiva. Portanto, fez-se muito mais do que simplesmente fechar a região.

Conselhos para encerrar o confinamento

Segundo ela, os países que tenham a intenção de encerrar o confinamento precisam localizar os focos de transmissão para isolá-los.

“Vocês devem ser capazes de separar as pessoas infectadas das saudáveis”, continuou a porta-voz da OMS.

Ela avisa que o mundo não derrotou a pandemia ainda, pois a propagação do vírus está apenas começando no Leste Europeu e na Rússia.

Embora a OMS tenha se engajado em analisar as consequências da pandemia de forma autônoma – algo que representa uma prática habitual, durante as grandes epidemias –, a organização não se opõe a qualquer investigação independente, reafirmou Margaret Harris.

[*] Editorial. L’OMS dit ne jamais avoir conseillé le confinement contre le coronavirus. Sputnik France, 27 de abril de 2020.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Rayssa Leal, a Fadinha, fatura prata no skate street em Tóquio 2020

Com apenas 13 anos atleta é a mais jovem na história a conquistar uma medalha para o país

De virada Fogão vence o Ituano e cola no G-4

Com a vitória, o Pantera chegou a 16 pontos —mesma pontuação do Ituano, quarto colocado

Olimpíadas de Tóquio: Oitavas do surfe começam neste domingo com quatro brasileiros

Medina, Italo, Silvana e Tatiana caem na água a partir das 22h

Olimpíadas de Tóquio: Rebeca Andrade dá show e se classifica para três finais

Ginasta vai brigar por medalhas no solo, individual geral e salto, Flávia Saraiva conseguiu a vaga na final na trave.

Universidade federal terá cotas para detentos, ex-presidiários e refugiados

Ser bandido virou bom negocio no Brasil, com aplauso do PSOL a decisão penaliza o cidadão de bem
- PUBLICIDADE -