InícioLazer e Cultura8º Festival Fiato al Brasile recebe alunos da Alma

8º Festival Fiato al Brasile recebe alunos da Alma

- continua após a publicidade -

A música brasileira mais uma vez será celebrada no Festival Fiato al Brasile, que acontece de 4 a 12 de fevereiro, na cidade de Faenza, região Emília Romana, na Itália. Em sua 8ª edição, o festival recebe quatro alunos, além de professores e equipe gestora da Academia Livre de Música e Artes (Alma). Alunos e professores da Universidade de São Paulo (USP), do campus de Ribeirão Preto e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) também participam.

Luana Frolini dos Santos (violino), Gilberto Ceranto (violino), Julia Montezano Palhares (contrabaixo) e Tâmisa Lanzarin (canto) são os alunos da Alma representantes do Brasil no festival internacional, que conta com programação intensa e gratuita, com participação dos professores Milton Bergo, Reginaldo Nascimento e Sara Cecília Cesca, e os gestores Dulce Neves (presidente), Lucas Galon (diretor artístico-pedagógico) e Meire Teixeira (produção).

De acordo com Dulce Neves, presidente da Alma, esta é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional aos alunos e professores da Alma.

“A cada ano aprendemos mais com a participação no festival na Itália e posteriormente com a realização do festival no Brasil. A interação entre as culturas acrescenta muito aos alunos e professores, que enriquecem seus currículos e realizam a troca de experiências convivendo nas casas de famílias cadastradas no intercâmbio”.

O 8º Festival Fiato al Brasile Faenza é uma realização da Escola Municipal de Música G. Sarti, com apoio do Liceu Musical de Forli, Academia Livre de Música e Artes (Alma), Departamento de Música da FFCLRP-USP (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto), e Udesc (Universidade Estadual de Santa Catarina). A direção do festival é realizada pela professora Martina Drudi (Sarti) e pelo idealizador do evento José Gustavo Julião de Camargo (USP).

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O festival também acontece em Ribeirão Preto em agosto, sendo a produção realizada pela Alma, em parceria com o NAP-CIPEM (Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música) da FFCLRP-USP – projeto de Lucas Eduardo da Silvas Galon, Dulce Neves e do Prof. Dr. Fernando Crespo Corvisier, responsável pelo convênio acadêmico que mantêm ensino de excelência e formação em música, dança e teatro a jovens talentos na Região de Ribeirão Preto.

A experiência do festival é profunda e agrega estreias de composições, intercâmbio artístico-cultural, encontros, conferências, concertos e vivência profissional a jovens músicos.

Intercâmbio artístico

Durante o Festival Fiato al Brasile, alunos de música da USP de Ribeirão Preto, UDESC (Universidade Estadual de Santa Catarina) e Alma são beneficiados com aulas especiais e concertos, que garantem o aperfeiçoamento curricular. Na Itália, os alunos ficam hospedados em casas de famílias italianas e vivenciam seus cotidianos, em um aprendizado de novos costumes e estreitamento de laços.

Destaca-se ainda o apoio da Associazione per i Gemellaggi com il Comune di Faenza, cujo objetivo é tratar das relações institucionais com as cidades-irmãs – caso de Ribeirão Preto, que possui a lei 13.881, de 2 de setembro de 2016, instituindo o gemellaggio, com objetivo de firmar convênios e parcerias nos âmbitos científico, artístico-cultural e de ensino.

A programação completa do 8º Festival Fiato al Brasile está disponível no site da Escola Sarti, no endereço – www.scuolasarti.it -.

Em 2019, as atividades da Alma serão mantidas pelo Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS, do Governo de São Paulo, com patrocínios da Usina Alta Mogiana, Ambient, GasBrasiliano, Santa Helena Alimentos, Grupo São Francisco, Interunion e Tonin.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -