Início Especiais Feira do Livro Mais de 180 mil pessoas passaram pela 18ª Feira Nacional do Livro

Mais de 180 mil pessoas passaram pela 18ª Feira Nacional do Livro

- continua após a publicidade -

A 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto terminou neste domingo (27) e contabiliza um público de mais de 180 mil pessoas durante oito dias de evento. Neste ano, a feira contou com o tema As Histórias Que os Livros Contam e As Leituras Que a Gente Faz e aconteceu de 20 a 27 de maio, reforçando a proposta base da Fundação do Livro e Leitura (instituição realizadora do evento): formar leitores e ampliar, a cada ano, os índices de leitores do país.

Segundo a diretoria da Fundação, o objetivo foi alcançado e impactou diretamente 7 mil estudantes que participaram do projeto “Combinando Palavras”. “Esses alunos são crianças e jovens que vão engrossar de forma significativa o número de leitores da cidade e região, num futuro próximo, já que se envolveram com a proposta do projeto junto com suas escolas e professores”, afirma a diretoria da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Para a presidente da Fundação, Adriana Silva, desde o ano passado, a principal ação da Feira do Livro tem sido na área de formação de leitores com atividades anteriores e contínuas à Feira, que promovem o contato com as obras literárias. “Certificando o que disse o escritor Ignácio de Loyola Brandão, encontramos o caminho a ser percorrido pelo projeto a fim de permitir resultados efetivos e mensurados. Basta ler os trabalhos dos estudantes que participam do projeto. Só consegue escrever o que eles escrevem, quem foi tocado pela literatura. Hoje, podemos afirmar que os estudantes do Combinando Palavras são tocados anualmente pela literatura”, avalia.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Os autores que participaram do Combinando Palavras e marcaram presença na feira e na vida destes estudantes foram Alice Ruiz, Cristovão Tezza, Eliane Brum, Elisa Lucinda, Fernando Bonassi (para a rede estadual de ensino); Marina Colasanti para os estudantes do ensino municipal e ainda Pedro Bandeira para o Projeto Educandário. Cada um deles deixou uma mensagem de emoção e de esperança no projeto como formador de um cidadão mais pleno.

“O sentimento que mais me inspira é a esperança em vocês crianças e jovens”, expressou Pedro Bandeira. Já quem assistiu à atividade do Combinando Palavras com Elisa Lucinda, pôde ouvir a um discurso de força e luta e o grito de liberdade que a atriz e poeta trouxe em alto e bom tom para Ribeirão Preto, ecoando pelos quatro cantos da feira. “Podem ter certeza, a 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto pode dar aula para o país”, afirmou.

Cada autor que passou pela feira deixou seu relato sobre a importância e valor do evento, como o ator e agora escritor, Lázaro Ramos. Ele comentou que se emocionou desde o primeiro momento que pisou na Feira do Livro. “Vi tanta gente ocupando este teatro e tanta gente aí na frente ocupando os lugares do saber e da literatura. Que poderoso é isso. Este evento é maravilhoso. Que a feira faça mais 18, 36, 120, 240 anos”.

Mobilização e parcerias

A presidente da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva, explica que todo o esforço da Fundação para a transformação do papel da Feira Nacional do Livro contou com instituições que foram protagonistas no processo de preparação do evento. “Neste ano, a feira trouxe a Sessão Clássicos da Minha História como novidade, investiu em estrelas da literatura para as conferências noturnas, atraindo o público para o evento e priorizamos oferecer uma ampla programação voltada para todas as idades e interesses”. Ela ainda ressaltou que uma programação com 250 atividades gratuitas, identificada pela diversidade e pelo alto nível de autores e temáticas orientadas pelo tema central foi possibilitada pela força conjunta das grandes parcerias como o Sesc, Sesi, Senac, Diretoria de Ensino, universidades e entidades locais, além do apoio de empresas e organizações e da valorização cultural.

Extensão

A Feira Nacional do Livro de 2018 contou com 17 espaços simultâneos: ACI Ribeirão Preto, Biblioteca Altino Arantes, Biblioteca Padre Euclides, Casa da Memória Italiana, Centro Cultural Palace, Colégio Auxiliadora (Capela), Esplanada do Theatro Pedro II, Faap (Auditório), Gabinete de Curiosidades e Habilidades (Esplanada Pedro II), Praça do Leitor (Praça XV), Praça Carlos Gomes, Sede da OAB Ribeirão Preto, Sincovarp (Auditório), Teatro Marista, Teatro Municipal, Tenda Sesc e Theatro Pedro II. Parte desta programação foi realizada em parceria com o Sesc que programou atividades que ganharam a cena – principalmente na Esplanada do Theatro Pedro II, Sala Principal do Pedro II e Auditório Meira Júnior, com grande participação da população.

Pré-Lançamento da 19ª edição

No encerramento da Feira do Livro, a diretoria da Fundação do Livro e Leitura anuncia a 19ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão que terá o tema Entre uma História e Outra, Outra História e será realizada de 9 a 16 de junho de 2019. Como em todos os anos, a feira fará homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores homenageados, o escritor principal será Ignácio de Loyola Brandão. O autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil será Heloísa Pietro; autor local, Gilberto Abreu e a professora homenageada (local), Amini Boainain Hauy.

“Nossa intenção é atrelar ao tema central da próxima feira os conceitos que permeiam as ODS – (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) com foco na Agenda 2030. Acreditamos que a literatura e as artes têm o poder de formar pessoas e gerar transformações necessárias para esse novo mundo que se formará”, explica Adriana Silva.

18ª Feira Nacional do Livro

Um dos maiores eventos culturais do país, a Feira Nacional do Livro completa 18 anos e termina neste domingo (27) com o show da cantora Verônica Ferriani, a partir das 19h, no Theatro Pedro II.

Homenageados

Como em todos os anos, a Feira do Livro fez uma homenagem a um país – e o escolhido foi Uruguai. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Sérgio Buarque de Holanda; o autor educação é Antonio Candido; a autora infantojuvenil é Marina Colasanti; autor local, Camilo Xavier e a professora homenageada, Heloisa Martins Alves. Como patrono, a direção da feira indicou o advogado Sérgio Roxo da Fonseca.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de

publicidade
publicidade

Últimas Notícias

Governo vai desbloquear mais R$ 8,3 bilhões contingenciados

O governo decidiu descontingenciar mais R$ 8,3 bilhões do Orçamento para distribuição entre ministérios.

Cúpula de Época deixa a revista, após polêmica e pedido de desculpas

O motivo foi a armação do grupo Globo na reportagem sobre Heloísa Bolsonaro, esposa de Eduardo Bolsonaro.

Colégio de Ribeirão Preto conquista oito medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Jovens maristas ganharam quatro medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze

Exposição Nacional de Orquídeas de Ribeirão Preto será realizada nos dias 27, 28 e...

O início da primavera será marcado pela realização da 8ª edição da Exposição Nacional de Orquídeas de Ribeirão Preto, que acontece de 27 a...

Andarilhos e pedestres receberão kits com colete refletivo e lanterna para evitar atropelamentos

Iniciativa da Arteris ViaPaulista integra calendário de ações do mês da segurança no trânsito nas regiões de Ribeirão Preto, Franca, São Carlos, Araraquara, Jaú e Itaporanga

Ribeirão Preto Rugby fica em segundo lugar na fase de classificação

No último sábado (14), o Mogi, de Mogi das Cruzes, não foi ao jogo contra a equipe ribeirão-pretana, que conquistou cinco pontos e foi a 31; semifinal será contra o Wally's, dia 28

CineMaterna traz sessão especial com animação infantil no Shopping Iguatemi

A animação britânica "Corgi: Top Dog" é o filme do mês do projeto CineMaterna no Shopping Iguatemi Ribeirao Preto. A exibição acontece na quarta-feira, 18...

Museu Casa de Portinari participa da 13ª Primavera dos Museus

A agenda é gratuita, aberta ao público e terá como tema central: Museus por Dentro, por Dentro dos Museus.

1 em cada 2 brasileiros já pensou em se suicidar

Pesquisa revela também que 72% das pessoas no Brasil conhecem alguém que já tentou ou cometeu suicídio
- PUBLICIDADE -