COLUNA

Início Colunas Regina Rhodrigues O desespero do "Fique em Casa", impediu a visão dos mais humildes...

O desespero do “Fique em Casa”, impediu a visão dos mais humildes ou desinformados

A politica da "reclusão" do povo, exemplificando o Estado de São Paulo, com a impossibilidade de tratamento antecipado de muitas pessoas, atrapalhou um resultado promissor

- continua após a publicidade -

A inflação corrói e está acima do IPCA 3 vezes mais.

O desespero do “Fique em Casa”, impediu a visão dos mais humildes ou desinformados.

A politica da “reclusão” do povo, exemplificando o Estado de São Paulo, com a impossibilidade de tratamento antecipado de muitas pessoas, atrapalhou um resultado promissor para saúde de muitos, já que alguns não tiveram sequer a possibilidade de tentativa, e quanto a economia a sombra de uma recessão não poderá ser descartada.

foto ebc

O que isto tem a ver com os preços ?

Se você produz algo e o temor no mercado aumenta, a redução de compras é inevitável, já seus custos permanecem. Com a retomada mesmo que parcial da economia o resultado não poderia ser outro. A queda da produção de alimentos por conta da redução da mão de obra ( sim, porque o campo não produz por encanto, a menos que seja mato ), assim sendo a cadeia de escoamento também precisou ser restabelecida, é uma sequencia de processos, enquanto os produtores também reduziram suas atividades.

Já nossos ” amigos” de sempre, os chineses, vieram e compraram antecipadamente nossa produção até 2022.

Isto reflete diretamente e instantaneamente nos preços praticados no varejo. A demanda interna aliada a externa não suporta o volume a ser atendido.

Uma saída é o aumento de preços, porque a demanda se retrai, os produtos permanecem no mercado, mas a população consome menos, justamente por conta deste aumento de preços.

Há uma conjuntura de alta das commodities agrícolas, incluindo o mercado de carnes, leite e derivados. No mundo das commodities agrícolas, as incertezas levam a uma forte volatilidade. No primeiro momento da pandemia, os preços da energia e do leite caíram drasticamente, para em seguida atingirem novas máximas históricas. Os preços do arroz, também, estão alcançando patamares históricos.

Houve desde março de 2020,   o “contágio” econômico da pandemia, cujos principais canais de transmissão para a economia brasileira são: a queda da expectativa de venda das empresas, as dificuldades de importação de insumos e bens intermediários para produção, a retração do crédito e dos fluxos financeiros nacionais e internacionais e, ainda, a redução do gasto das famílias por motivo de precaução frente à incerteza da renda futura e do emprego.

Portanto, antes mesmo das medidas de isolamento social serem adotadas, a economia sofria impactos da pandemia no mês de março, pelo reflexo internacional.

foto internet

Tudo isto se originou com a imposição do “Fique em casa”.

A “Plandemia” esta cercada de estratégia que não somente afetou e afetará nos próximos anos nossa economia, nossa produção, e o pior de todo cenário e que é irreversível…a morte de brasileiros que poderiam ser evitadas, neste ultimo caso, esperemos que a justiça um dia venha nos esclarecer.

Regina Rhodrigues

Regina Rhodrigues | Colunista de Geopolítica
Regina Rhodrigues / Foto: Divulgação
Regina Rhodrigues
Regina Rhodrigues
Ativista e estudiosa autodidata nos assuntos da atualidade, envolvendo assuntos diversos. Chefe de cozinha premiada. Natural de Ribeirão Preto, é empresaria na cidade.
- continua após a publicidade -
PUBLICIDADE

Últimas Notícias

Nogueira, Suely e Chiarelli lideram pesquisa eleitoral em Ribeirão Preto

0
Brancos e nulos ocupam o segundo lugar na pesquisa. Pelo visto a população apoia João Doria e todas empresas fechadas e falta de tratamento precoce.

Pais de Wesley oferecem R$ 5 mil para quem oferecer informações reais

0
Wesley Filho, de 13 anos, está desaparecido há 60 dias, e pai afirma que recebe trote diariamente de pessoas pedindo dinheiro para “libertar” o filho de “sequestro”

Presidente do TSE defende maior participação feminina na política

0
Na ocasião, o presidente do TSE defendeu o aumento da participação das mulheres na política. Segundo ele, o Brasil tem “irrisórios” 15% de participação feminina no Congresso Nacional

Organização de networking de negócios amplia atuação para seis cidades da região

0
Orlândia, Guaíra, São Joaquim da Barra, Jardinópolis, Brodowski e Serrana contarão com unidades do BNI Nordeste Paulista

Minczuk rege 9ª de Beethoven com Sinfônica de Ribeirão Preto e coro no Theatro...

0
O concerto vem sendo ensaiado desde março de forma remota pela regente ucraniana Snizhana Drahan. Há três semanas, os ensaios passaram a ser presenciais no Pedro II.

Sertãozinho: Acontece hoje última ação de vacinação noturna

0
Neste mês de outubro, acontecem três campanhas simultaneamente

HORÓSCOPO: Como os signos se comportam durante a Lua Cheia em Touro?

0
Segundo a cigana Sara Zaad, viveremos uma semana desafiadora, pois haverá uma resistência a mudanças.

Governo vai socorrer demitidos na pandemia

0
Ministério da Economia propõe parcela extra do seguro-desemprego a quem deixou o trabalho por causa do vírus chinês

Sertãozinho: Confira o funcionamento dos cemitérios municipais no Dia de Finados

0
Nesta segunda-feira, 02 de novembro, é o dia de Finados, um feriado religioso que costuma levar aos cemitérios milhares de pessoas que desejam render homenagens aos familiares já falecidos.

Novembro Azul alerta para diagnóstico e tratamento do câncer durante a pandemia

0
Ações on-line vão chamar a atenção dos homens para a saúde, já que 50 mil brasileiros deixaram de receber o diagnóstico de câncer na pandemia