COLUNA

InícioColunasRegina RhodriguesNesta Terça-feira (28) Regina Rhodrigues inicia coluna sobre geopolítica

Nesta Terça-feira (28) Regina Rhodrigues inicia coluna sobre geopolítica

Hoje eu apresento tópicos resumidos de acontecimentos globais em várias áreas que podem impactar a nossa vida.

- continua após a publicidade -

Nesta primeira coluna, trarei resumos e tópicos relevantes do cenário global. A movimentação de países e políticas públicas que podem impactar direta ou indiretamente no seu dia a dia.

O que é Geopolítica?

A geopolítica pode ser considerada uma ciência intimamente relacionada com o saber estratégico, ou seja, quando um Estado-nação se propõe a conhecer um determinado território que considera fundamental para a afirmação dos seus interesses soberanos.

Foto: Freepik

Hoje no mundo

*Israel sendo bombardeada perto da fronteira libanesa de Israel

*Na Turquia, exercício militares com Azerbaijão, há um conflito militar no país vizinho Armênia e Turquia disse que a Armênia pagará um alto preço.

*China o nível de água do Yangtze em Wuhan aumentou, a cidade esta praticamente debaixo d’agua

*Irã um grande incêndio eclodiu na prisão de Ghezel Hesar

*Explosões múltiplas no Iraque aconteceram na base militar de Al-Saqr das Forças de Mobilização Popular (PMU) ao sul de Bagdá. Dizem que as forças da PMU apoiadas pelo Irã foram atacadas.

*Libano – Forças Especiais da ONU da missão UNIFIL na fronteira com Israel, perto de #Metula dispararam em direção a pastores por razões desconhecidas. Não houve feridos.

*Célula do Hezbollah foi frustrada tentando se infiltrar em Israel, IDF respondendo com ataques em Libano

COVID 19

*Navarro, consultor comercial dos EUA, diz que presidente Trump pretende ter mais de 3.000.000 de doses de vacina para Covid-19 ate Janeiro, segundo Foz News

*Na Alemanha, chefe de Gabinete da chanceler Alemã que o aumento nos casos é motivo de preocupação

*Moderna (MRNA) anuncia formalmente o inicio de seu estudo de fase 3 Cove da vacina para Covid-19, registrando 30 mil participantes nos EUA em colaboração com o NIH e a BARDA, permanece no caminho certo para fornecer 500.000.00 por ano.

Foto: Ebc

Mercado Financeiro

*O negociador do Brexit da EU, Barnier, informou aos embaixadores da EU que o Reino Unido reduziu sua ambição de negociações comerciais para aumentar as chances de um acordo, a posição da Grã-Bretanha equivale a um contrato de baixa qualidade e baixo perfil, citando fonte do FT

*Comentário do diretor de politica monetária do BCB, Bruno Serra “ Temos fenômeno novo no cambio, volatilidade um pouco maior do que gostaríamos”, “ Antes de adotar remédio ( para cambio ), precisamos entender a doença”, “BCB atuar nos dois lados do cambio pode ter mais ônus que beneficio”.

*As perspectivas para inflação após a divulgação do IPCA-15 de Julho parecem favorecer a possibilidade de o Banco Central ( BC) reduzir a Selic a 2,0% dos 2.25% atuais, avalia o UBS do relatório.

Banco Central / Foto: Divulgação

*Mexico solicitou aos principais bancos de Wall Street que enviassem cotações para seu gigante programa de hedge de petróleo, disseram fontes familiarizadas com o assunto, enquanto o comercio de opções de petróleo bruto aumentou esta semana antes do megadeal.

*Sinais de apreensão sobre o impacto duradouro da pandemia de coronavirus dos EUA estão crescendo em Wall Street, ventilados por números de casos ressurgentes, a perspectiva de uma recuperação mais lenta do crescimento e a crescente incerteza politica.

*Ex secretario da indústria e atual diretor de programas da Economia, Caio Megale deixara ministério.

Carteira de trabalho / Foto: Divulgação

*Brasil: Suspensão de pagamentos de empréstimos de 28 mil empresas, preservando 2,5 milhões de empregos; Ministério da Economia

*Garantia-Safra autorizou R$ 51 milhões para pagamento de mais de 60 mil agricultores familiares; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

* Incentivos fiscais na Amazônia Legal poderão manter mais de 13 mil postos de trabalho. A iniciativa deve movimentar R$ 20,2 bilhões na região;

* Suspensão de pagamentos de empréstimos de 28 mil empresas, preservando 2,5 milhões de empregos; Ministério da Economia

Foto: Divulgação

Normalmente, geopolítica é uma palavra associada aos assuntos que envolvem relações internacionais, acordos diplomáticos e toda espécie de conflito entre países, culturas ou disputas territoriais.

É muito comum as pessoas entenderem geopolítica com uma síntese dos acontecimentos atuais de nossa sociedade. Essas definições estão muito vinculadas aos meios de comunicação, mas o conceito de geopolítica e a sua distinção em relação à geografia política ainda é motivo de debates entre cientistas sociais de diversas áreas de conhecimento.

Utilizaremos este canal de geopolítica não apenas para apresentar alguns dos temas atuais e os principais conflitos internacionais, mas contextualizar esses acontecimentos de forma crítica e engajada com teorias.

Regina Rhodrigues / Foto: Redes Sociais

Regina Rhodrigues:

Ativista e estudiosa autodidata nos assuntos da atualidade, envolvendo assuntos diversos.

Chefe de cozinha premiada.
Natural de Ribeirão Preto, é empresaria na cidade.

Regina Rhodrigues
Regina Rhodrigues
Ativista e estudiosa autodidata nos assuntos da atualidade, envolvendo assuntos diversos. Chefe de cozinha premiada. Natural de Ribeirão Preto, é empresaria na cidade.
- continua após a publicidade -
PUBLICIDADE
[td_block_11 custom_title="Últimas Notícias" limit="10" ajax_pagination="load_more" ajax_pagination_infinite_stop="2"]
PUBLICIDADE