InícioCidadesPalácio Rio Branco completa 103 anos

Palácio Rio Branco completa 103 anos

- continua após a publicidade -

Completando 103 anos nesta terça-feira, dia 26 de maio, o Palácio Rio Branco festeja não somente uma data comemorativa, mas a assinatura de um termo de cooperação entre a Prefeitura de Ribeirão Preto e o IPCCIC (Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais).

Por meio deste documento, o instituto ficará responsável pela curadoria e acompanhamento do projeto executivo.
Participaram presencialmente da cerimônia de assinatura do termo o prefeito Duarte Nogueira e a secretária da Cultura, Isabella Pessoti, e, por videoconferência, a presidente do IPCCIC, Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa, representantes do governo municipal, do Instituto e jornalistas.

arquivo

De acordo com o documento, as diretrizes para a curadoria do Palácio Rio Branco serão:

Proteção do valor histórico e do significado simbólico para a memória política e administrativa do município, respeito à legislação e às diretrizes para o patrimônio Cultural tombado pelo Condephaat e pelo CONPPAC, observação da relação do Palácio com o contexto do centro histórico do município; Palácio Rio Branco como Paço Municipal (gabinete do chefe do Executivo e do Legislativo).

Para o prefeito, o projeto do Palácio Rio Branco traz de maneira objetiva todo o trabalho que já está sendo pensado para ser executado logo após a entrega do prédio restaurado.

arquivo

“Tornar público, de uma maneira mais ampla, a ideia de ocupação do Palácio Rio Branco após a obra de restauro e a saída temporária da prefeitura, enquanto local de decisões executivas do poder público municipal”, disse.

divulgação


“Estamos vivendo um momento especial para o restauro e memória e história da cidade. Já começando o restauro de museus e dos nossos teatros, que estão passando por revitalização. E o mais importante deles, do ponto de vista político e simbólico para Ribeirão, é o Palácio Rio Branco, que vai ganhar cuidados especiais, norteados por pessoas que compreendem e vão dizer como deve ser restaurado, ocupado e a forma para manter todo este trabalho”, falou Isabella Pessoti.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -
arquivo

Lilian Rodrigues destacou que o grupo de trabalho é formado por diversos profissionais voltados a um projeto único, que é o restauro e ocupação do Palácio Rio Branco.

“Todos os profissionais pensaram nesta curadoria para dar solidez e segurança na diretriz do projeto de restauro, para que todo o processo seja feito respeitando as características do Palácio, com base científica”, relatou.

História do Palácio Rio Branco

As obras do Palácio Rio Branco foram iniciadas em 3 de agosto de 1915 e a obra ficou pronta em abril de 1917.

O prédio conta com dois pavimentos e um porão, tem 600 metros quadrados de área coberta, totalizando 1.800 metros quadrados de construção.

O estilo de sua fachada é uma transição do barroco para o moderno e foi inspirado nas fachadas arquitetônicas do início do século da França.

O nome escolhido foi uma homenagem ao Barão do Rio Branco, falecido em 1912, que também ganhou um busto na praça que fica em frente ao Palácio. Durante seus anos iniciais, o Palácio foi a sede da Câmara dos Vereadores, da Prefeitura, da Procuradoria e outros órgãos políticos.

arquivo

Mas nem só de política o Palácio Rio Branco foi palco.

No início do século 20, o poder conferido aos coronéis do café da cidade, que tinha a maior produção cafeeira do mundo, era exercido no interior dos salões.

Em grandes mesas no Salão Nobre, fazendeiros milionários, muitas vezes nomeados vereadores sem eleição, fechavam negócios e determinavam os destinos econômicos da cidade, do estado e, muitas vezes, do Brasil.

foto arquivo

O Governo Municipal (Câmara e Prefeitura) funcionou conjuntamente no Palácio Rio Branco até 1956, quando a Câmara foi transferida para o antigo prédio da Sociedade Recreativa, na rua Barão do Amazonas, nº 323, onde fica hoje o MARP – Museu de Arte De Ribeirão Preto.

O Palácio Rio Branco tem dois salões que marcaram as grandes decisões da política e economia de Ribeirão Preto, o Salão Rosa, nomeado como Orestes Lopes de Camargo, e o Salão Nobre Antônio Duarte Nogueira. Hoje, estes salões representam a história viva de Ribeirão Preto.

divulgação

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

POW Festival recebe a final do projeto “School of Rock Batalha de Bandas”

Apresentações dos grupos acontecem no dia 19 de outubro e integram a programação do festival de criatividade, que será realizado no espaço A Fábrica,...

Otimismo marca os preparativos no comércio de Ribeirão Preto para o Dia das Crianças

Levantamento da Acirp aponta que quase metade dos comerciantes tem expectativa de aumento nas vendas Os comerciantes de Ribeirão Preto estão otimistas com as vendas...

Cores e texturas: conheça o que é tendência na 6ª edição da CASACOR Ribeirão Preto

Composições de paredes e tetos conferem sofisticação e aconchego aos ambientes da mostra, disponível para visitação até o dia 20 de outubro  Cores e texturas...

🌪️ “Pânico na Flórida: Furacão Milton se aproxima com ventos devastadores! 💨😱”

Furacão Milton se aproxima com ventos devastadores "Moradores abandonam casas e supermercados ficam vazios! Evacuação em massa!" Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão,...

Associação Comercial de Ribeirão Preto Critica Desperdício de Recursos Públicos em Nova Sede da Prefeitura

Decisão unilateral da Prefeitura de construir um novo Centro Administrativo sem diálogo com a população gera repúdio e acusações de falta de planejamento. Matéria:A Associação...
- PUBLICIDADE -