A líder do partido pós-fascista Irmãos de Itália, Giorgia Meloni, foi recebida em audiência pelo presidente Sergio Mattarella. Quase um mês após as eleições, cumpriu-se mais uma formalidade com vista à formação do novo governo.
Meloni foi ouvida, juntamente com líderes dos outros partidos da coligação, entre eles Matteo Salvini e Silvio Berlusconi.
sta é a primeira vez que os líderes da direita aparecem juntos, depois das polémicas declarações de Berlusconi sobre a guerra na Ucrânia e a relação de amizade com o presidente russo, Vladimir Putin.
A expectativa é que, nas próximas horas , o presidente italiano formalize o convite para que Giorgia Meloni forme governo, considerando a vitória clara da coligação de direita nas eleições de 25 de setembro.
O novo executivo poderá tomar posse durante o fim de semana.
Entenda o que levou à renúncia de Liz Truss após mandato relâmpago
Acuada por um Partido Conservador dividido e desmoralizada após a rejeição ao pacote econômico, primeira-ministra entra para a história por permanecer apenas 44 dias no cargo. Sucessor deverá ser anunciado dentro de uma semana. Especialistas avaliam desdobramentos da crise política
Com um pronunciamento de 90 segundos, a primeira-ministra britânica conservadora, Liz Truss, anunciou o fim de um governo de apenas 44 dias — o mais breve da história — e aprofundou a crise política no Reino Unido.
“Eu reconheço, ante a situação, que não posso cumprir com o mandato para o qual fui eleita pelo Partido Conservador. Por isso, falei com Sua Majestade, o Rei, para notificá-lo de que renuncio ao cargo de líder do Partido Conservador”, declarou Truss, em frente à 10 Downing Street, residência oficial e sede do governo.
A premiê demissionária entrou em desgraça depois da queda dos ministros das Finanças e do Interior e da rejeição a um pacote ultraliberal de medidas econômicas. O sucessor deverá ser escolhido dentro de uma semana, apesar de a própria eleição de Truss, após a saída de Boris Johnson, ter durado dois meses.
Cientistas políticos apostam no ex-banqueiro bilionário Rishi Sunak, 42 anos, adepto da ortodoxia fiscal, para comandar os conservadores e o Reino Unido. A imprensa britânica especula em uma possível tentativa de retorno de Boris Johnson, após 3 anos e 44 dias no governo. Truss permanecerá no cargo até a definição do substituto.
O processo de escolha do novo líder do Partido Conservador começa com o “patrocínio” de um nome por pelo menos 100 parlamentares conservadores britânicos. A expectativa é de que a exigência reduza para o máximo de três candidatos ao cargo. Se dois ou três postulantes conseguirem o limite de 100 indicações, o Parlamento concluirá duas rodadas de votação na segunda-feira. A votação entre os membros do Partido Conservador será on-line e se encerrará na sexta-feira.