InícioEconomiaJunho repete maio nas vendas do comércio de Ribeirão Preto

Junho repete maio nas vendas do comércio de Ribeirão Preto

- continua após a publicidade -

As vendas no comércio de Ribeirão Preto (SP) registraram queda de -1,58%, em junho de 2017, na comparação com o mesmo período do ano passado, no entanto, o índice é praticamente estável em relação ao mês anterior (maio) quando a queda apurada foi de -1,56%. É o que aponta a pesquisa Movimento do Comércio, realizada mensalmente pelo SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região.

Entre as empresas entrevistadas, 58,3% declararam que as vendas de junho foram piores que as do mesmo mês do ano passado, contra 35,4% que disseram o contrário e 6,3% que consideraram as vendas equivalentes.

Setorial

A maior queda foi no setor de Presentes (–5,44%), seguido por Livraria/Papelaria (–4,47%), Tecidos/Enxoval (–3,64%), Cine/Foto (–3,50%), Eletrodomésticos (–0,72%) e Ótica (–0,13%). Variação positiva tiveram os setores de Calçados (+2,75%), Móveis (+0,90%) e de Vestuário (+0,07%).

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Emprego

Em junho, o índice de emprego no comércio varejista foi levemente negativo (– 0,18%), na comparação com o mesmo mês de 2016. Entre as empresas consultadas, 97,9% mantiveram seus quadros funcionais inalterados – o que tem sido a grande tendência entre os comerciantes – enquanto 2,1% demitiram durante o mês e nenhuma das entrevistadas declarou ter contratado. O único setor que apresentou movimentação em seus postos de trabalho foi o de Livraria/Papelaria (–1,60%).

Modalidade de pagamento

Pagamentos com cartão de crédito lideraram em junho, representando 53,64% das transações no varejo. Quem registrou pequeno aumento foi a modalidade a prazo (cheques pré-datados ou carnês), que corresponderam a  15,29% das transações, enquanto que os pagamentos a vista ocorreram em 31,07% das compras no comércio ribeirão-pretano. A título de comparação, no ano de 2016 as vendas a vista foram responsáveis, em média, por 34,86% das transações no comércio, e as vendas a prazo por 12,46%.

Análise

Segundo Marcelo Bosi Rodrigues, economista do SINCOVARP e responsável pela pesquisa, o consumidor ainda tem tido certa cautela ao sair às compras. “Alguns indicadores macroeconômicos tais como inflação e taxa de juros estão sob controle e têm apresentado quedas sucessivas o que é positivo para a economia. A aprovação da reforma trabalhista também é um marco positivo para o país. Já o cenário político ainda gera incerteza e freia o aumento do consumo, uma vez que ninguém é capaz de saber quem estará Presidente da República daqui a alguns meses”, explica.

Ainda de acordo com Rodrigues, em meio a toda essa turbulência um fato é inegável: o país está passando por um processo singular de amadurecimento de suas instituições e de sua democracia. “Tomara que isso nos leve adiante e nos fortaleça enquanto nação. Ainda teremos dias turbulentos, mas, ao que tudo indica, sairemos melhores e mais fortalecidos”, conclui.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

⚽ Rosario Central x Atlético-MG: Saiba Onde Assistir ao Jogo da Libertadores 🔥

Rosario Central e Atlético-MG se enfrentam nesta terça-feira (7), às 19h (horário de Brasília), no estádio Gigante de Arroyito, em Rosário, na Argentina, pela 4ª rodada da fase de grupos da Libertadores.

VOEPASS realiza campanha para ajudar população do Rio Grande do Sul

Empresa levará doações para vítimas das chuvas que atingiram a região. Voo sai nesta terça de Ribeirão Preto

Sertãozinho: Confira o que é noticia na camara de vereadores

Aviso sobre a vacina da dengue, exposição “Conexão”, e dicas sobre os ultimos dias para regilarizar os titulos de eleitores.

🍫 Cory Alimentos Lança Campanha “Papo de Mãe” com Frases Típicas em Embalagens de Chocolate 🍫

A ideia é trazer frases que as mães brasileiras costumam dizer, tornando o produto mais divertido e atraente para o público. Quem nunca ouviu uma dessas recomendações clássicas?

Entrevias realiza ação do Maio Amarelo com motociclistas

Com foco nos motociclistas, serão distribuídos folheto informativo, colete refletivo, antena corta-pipa e orientação dos policiais rodoviários.
- PUBLICIDADE -