InícioEconomiaIntenção de Compra: 91% dos consumidores de Ribeirão Preto e região querem...

Intenção de Compra: 91% dos consumidores de Ribeirão Preto e região querem presentear nesse Natal

O levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo SINCOVARP/CDL também apurou que as lojas físicas são as preferidas do consumidor local para as compras de fim de ano

- continua após a publicidade -

O levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo SINCOVARP/CDL também apurou que as lojas físicas são as preferidas do consumidor local para as compras de fim de ano

     O Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), projeta que 91% dos consumidores de Ribeirão Preto e região têm intenção de comprar algum presente nesse Natal. Sobre a expectativa de vendas para a mais importante data do calendário do Varejo, o CPV já tinha anunciado projeção de crescimento médio entre 7% e 10%, na comparação com o mesmo período de 2022, com o ticket médio do presente variando entre R$ 200 e R$ 250, dependendo do produto.

     O CPV também aponta que 78% dos consumidores locais/regionais pretendem realizar compras em lojas físicas e 54% pela internet, sendo que um meio não exclui o outro nessas preferências. “As compras online oferecem boas promoções e comodidade, no entanto, é grande o número de consumidores que ainda gostam de ir às lojas, conversar com os vendedores, ver de perto, tocar e experimentar os produtos. São hábitos tradicionais dos quais muitos não abrem mão”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.

     Os produtos campeões de vendas nesse Natal devem ser roupas, calçados, acessórios, brinquedos, eletrônicos (em especial celulares e acessórios), perfumes e cosméticos, joias e bijuterias, e artigos esportivos. “As compras de fim de ano também acabam movimento outros segmentos da economia como bares, restaurantes, hotéis, cultura e entretenimento, uma vez que milhares de moradores de cidades da macrorregião vêm a Ribeirão Preto fazer compras, em busca de uma maior variedade de produtos e promoções, e ainda aproveitam para fazer um programa de lazer”, explica.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

     Em nível Brasil, levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, mostra que na percepção de 55% dos consumidores, os preços dos presentes deste ano estão mais caros que do ano passado. Para 51% a decisão de compra é influenciada por preço, 39% por ofertas e promoções, 25% pelo valor do frete e 24% pelo prazo de entrega.

     Meios de pagamento

     A pesquisa CNDL/SPC Brasil/Offerwise também aponta que as principais formas de pagamento das compras de Natal serão PIX (47%), cartão de crédito parcelado (44%), dinheiro (34%) e cartão de débito (31%). 48% dos consumidores pretendem parcelar as compras para ter condições de comprar todos os presentes. 41% afirmam que, mesmo tendo condições de pagar à vista, preferem pagar desta forma para garantir sobra de dinheiro no orçamento. 34% parcelam para poder comprar presentes melhores.

     Risco calculado

     Outro levantamento da CNDL/SPC Brasil/Offerwise mostra que 33% dos consumidores que pretendem adquirir presentes de Natal possuem contas em atraso, sendo que 69% estão com o nome sujo. 24% costumam gastar mais do que podem nessa data e 9% pretendem deixar de pagar alguma conta para adquirir os presentes.

     “Trata-se de um verdadeiro dilema para a imensa maioria dos brasileiros. Pagar as contas em atraso, economizar para o começo do ano ou presentear os entes queridos? Em meio a tudo isso, muitos são capazes de grandes sacrifícios ainda mais para atender as expectativas de filhos, afilhados, netos e sobrinhos. Quem optar por arriscar o orçamento vai acabar começando 2024 sob pressão ainda maior e com menor poder de compra, o que já irá refletir no primeiro semestre do Comércio Varejista”, finaliza Galli.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Tenda Árabe: Um Sabor da Tradição Oriental no Mercadão Municipal

No coração do Mercadão Municipal, em meio ao burburinho das compras e aromas irresistíveis, a Tenda Árabe convida você a embarcar em uma jornada gastronômica pelos sabores autênticos do Oriente Médio.

AGRISHOW: São muitas novidades a começar pelo acesso e Inteligencia Artificial

A feira ocorrerá no Km 321 da Rodovia Prefeito Antonio Duarte Nogueira, em Ribeirão Preto. Programe-se, lei as informações

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras
- PUBLICIDADE -