InícioEconomiaImpulsionado pelo Natal, Comércio de Ribeirão Preto espera alta de 7% a...

Impulsionado pelo Natal, Comércio de Ribeirão Preto espera alta de 7% a 10% nas vendas de dezembro

É o que aponta o levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo SINCOVARP/CDL que voltará a 'medir a temperatura das vendas' também na semana que antecede a data sazonal mais importante do calendário lojista

- continua após a publicidade -

É o que aponta o levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo SINCOVARP/CDL que voltará a ‘medir a temperatura das vendas’ também na semana que antecede a data sazonal mais importante do calendário lojista

     O SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região), e a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), projetam crescimento médio entre 7% e 10% nas vendas de Natal desse ano, na comparação com o mesmo período de 2022, quando a alta apurada foi de apenas 1,56% (mesmo assim, foi acima da média nacional) em relação a 2021. É o que aponta o primeiro levantamento, alusivo à principal data do calendário do Comércio, realizado pelo Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido pelas duas entidades, e que voltará a ‘medir a temperatura das vendas’ na semana que antecede o Natal. Nesse ano, o ticket médio do presente deve variar entre R$ 200 e R$ 250, dependendo do produto.

Centro de Ribeirão Preto / Foto: Arquivo

     “No Natal de 2021, tivemos alta média de 11,4%, nas vendas, em relação a 2020, justificada pela forte demanda reprimida gerada pela pandemia. Já em 2022, o crescimento foi tímido, de apenas 1,56%, explicado pelo acúmulo dos severos reflexos da crise socioeconômica que a pandemia desencadeou, em especial, a queda do poder de compra e o alto nível de endividamento do consumidor. Agora, em 2023, o cenário volta a ser mais otimista porque houve um período de maior recuperação da economia, apesar do endividamento e da inadimplência ainda estarem em níveis elevados, no Brasil”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.

     Em nível nacional, a CNC (Confederação Nacional do Comércio), estima crescimento de 5,6% nas vendas de Natal, em 2023. Ribeirão Preto deve ter o desempenho acima da média por ser um polo de consumo regional. “Milhares de consumidores de toda a macrorregião costumam vir à Ribeirão Preto fazer suas compras e aproveitam para curtir programas diferentes, muitas vezes em família. Isso também acaba movimentando outros setores conectados ao Varejo, como os de restaurantes, bares, cultura e entretenimento, hotelaria e postos de combustíveis, entre outros”, destaca o pesquisador.

     Consumidor dividido

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

     Pesquisa feita, em todas as capitais, pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offerwise, mostra que, neste ano, 33% dos trabalhadores com direito ao décimo terceiro pretendem comprar presentes de Natal, o que representa aproximadamente 23 milhões de consumidores. Já 29% pretendem economizar, poupar ou investir, 25% gastar nas comemorações de Natal ou Ano Novo e 21% pagar dívidas em atraso.

     A pesquisa ainda mostra que 56% dos entrevistados pretendem fazer bicos para comprar mais presentes de Natal, principalmente os das classes C, D e E (62%). De acordo com o levantamento, aproximadamente 68,8 milhões de consumidores farão atividades extras para consumir mais no Natal.

     “Essa é uma tendência que também se repete em Ribeirão Preto e região. Os brasileiros querem e gostam de comprar presentes de Natal, mas também se preocupam com os tradicionais gastos de começo de ano, sem falar no período de férias no qual as crianças e adolescentes acabam demandando mais recursos dos pais. É ‘um olho no peixe e outro no gato’. A maioria está se virando como pode para aumentar o poder de consumo e fazer um Natal melhor, sem maiores complicações na entrada de 2024”, finaliza Galli.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Tenda Árabe: Um Sabor da Tradição Oriental no Mercadão Municipal

No coração do Mercadão Municipal, em meio ao burburinho das compras e aromas irresistíveis, a Tenda Árabe convida você a embarcar em uma jornada gastronômica pelos sabores autênticos do Oriente Médio.

AGRISHOW: São muitas novidades a começar pelo acesso e Inteligencia Artificial

A feira ocorrerá no Km 321 da Rodovia Prefeito Antonio Duarte Nogueira, em Ribeirão Preto. Programe-se, lei as informações

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras
- PUBLICIDADE -