A Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, órgão ligado à Secretaria Municipal da Saúde, programou para agosto o início da campanha anual de vacinação contra raiva animal, que acontecerá em três sábados consecutivos, 05, 12 e 19 de agosto, em 91 postos de vacinação fixos distribuídos por Ribeirão Preto.
A estimativa é imunizar 50 mil animais até o final da campanha.
A raiva é uma doença que não tem tratamento e é transmitida a cães e gatos por meio de contato com morcegos contaminados. Por isso há necessidade de proteger os animais domésticos, uma vez que a doença pode ser transmitida também ao homem.
Segundo o veterinário José Januário Martins, da Divisão de Vigilância Ambiental, as pessoas não devem tocar em morcegos, mesmo que esteja morto. “Pedimos que alertem as crianças e adolescentes para não tocarem em morcegos. Quem vir um morcego, mesmo que esteja morto, deve acionar a Divisão de Vigilância Ambiental para que sejam orientados corretamente”,afirmou. A mesma situação deve ser aplicada para os casos de animais domésticos com comportamentos estranhos.
A vacinação é uma medida preventiva e destinada a animais que ainda não foram vacinados. “Se por acaso algum proprietário já tiver dado a vacina e quiser aplicá-la novamente não tem problema. Esta imunização entrará como reforço”, explicou.
A abertura oficial da Campanha Municipal de Vacinação Contra Raiva Animal acontece dia 5 de agosto, às 8h, na unidade de Vigilância em Zoonoses, localizada na avenida Eduardo Andrea Matarazzo (Via Norte), 4255 – Marincek.