O Comitê Municipal de Aleitamento Materno, órgão da Secretaria Municipal da Saúde, promoveu nesta terça-feira, 13 de junho, a primeira reunião de preparação da Semana Mundial do Aleitamento Materno – edição 2017.
A presidente do Comitê Municipal de Aleitamento Materno, enfermeira Márcia Cristina Guerreiro dos Reis, explica que foram apresentadas e discutidas as principais metas a serem atingidas neste ano. Compreender a importância de trabalhar em conjunto as quatro áreas temáticas: governos, sistemas de saúde, locais de trabalho e comunidade, reconhecer o seu papel e a diferença que você faz dentro de sua área de trabalho, convocar o outro para estabelecer áreas de interesses comuns (fazer alianças/parcerias) e trabalhar juntos para alcançar os objetivos para o desenvolvimento sustentável até 2030.
“A reunião foi muito produtiva e participativa. Dentro da temática deste ano, foram discutidas situações conflitantes para o aleitamento materno e sugerido várias propostas para serem trabalhadas nos serviços de saúde, assim como no VI Encontro Municipal de Aleitamento Materno, que acontece no dia 1º de agosto”, disse Márcia Cristina
O encontro contou com a presença de 68 profissionais das unidades de saúde da cidade, entre médicos, gerentes, enfermeiros, agentes comunitários, entre outros. Participaram também funcionários da Divisão de Enfermagem da SMS e representantes das Secretarias da Educação, Assistência Social, Banco de Leite, hospitais/maternidades e universidades públicas e privadas.
História da Semana da Amamentação no Brasil
A história da Semana Mundial da Amamentação teve início em 1992, atendendo as necessidades de se otimizar os princípios e metas da Declaração de Innocenti (Florença, agosto de 1990). Desde 1992 a Semana Mundial de Aleitamento Materno é comemorada no mundo, representando um esforço a mais para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento. A Semana Mundial é uma iniciativa da Aliança Internacional de Ação para o Aleitamento (WABA) e desde sua criação, a cada ano, vem trabalhando com ênfase em um tema relacionado ao aleitamento materno.
Para a realização das atividades da SMAM, os aliados da WABA Brasil, contam com o apoio e parceria do Ministério da Saúde, IBFAN, Secretaria Estadual e Municipal da Saúde, instituições de ensino, maternidades, etc.
Neste ano, o tema indicado pela WABA será relacionado a proteção da amamentação, com grande enfoque ao 17º Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): sobre as parcerias saudáveis, sem conflitos de interesses, com o tema “Proteger a amamentação: construindo alianças sem conflitos de interesse.”