InícioSaúdeSecretaria da Saúde começa preparativos para Semana Mundial de Aleitamento Materno

Secretaria da Saúde começa preparativos para Semana Mundial de Aleitamento Materno

- continua após a publicidade -

O Comitê Municipal de Aleitamento Materno, órgão da Secretaria Municipal da Saúde, promoveu nesta terça-feira, 13 de junho, a primeira reunião de preparação da Semana Mundial do Aleitamento Materno – edição 2017.

A presidente do Comitê Municipal de Aleitamento Materno, enfermeira Márcia Cristina Guerreiro dos Reis, explica que foram apresentadas e discutidas as principais metas a serem atingidas neste ano. Compreender a importância de trabalhar em conjunto as quatro áreas temáticas: governos, sistemas de saúde, locais de trabalho e comunidade, reconhecer o seu papel e a diferença que você faz dentro de sua área de trabalho, convocar o outro para estabelecer áreas de interesses comuns (fazer alianças/parcerias) e trabalhar juntos para alcançar os objetivos para o desenvolvimento sustentável até 2030.

“A reunião foi muito produtiva e participativa. Dentro da temática deste ano, foram discutidas situações conflitantes para o aleitamento materno e sugerido várias propostas para serem trabalhadas nos serviços de saúde, assim como no VI Encontro Municipal de Aleitamento Materno, que acontece no dia 1º de agosto”, disse Márcia Cristina

O encontro contou com a presença de 68 profissionais das unidades de saúde da cidade, entre médicos, gerentes, enfermeiros, agentes comunitários, entre outros. Participaram também funcionários da Divisão de Enfermagem da SMS e representantes das Secretarias da Educação, Assistência Social, Banco de Leite, hospitais/maternidades e universidades públicas e privadas.

História da Semana da Amamentação no Brasil

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A história da Semana Mundial da Amamentação teve início em 1992, atendendo as necessidades de se otimizar os princípios e metas da Declaração de Innocenti (Florença, agosto de 1990). Desde 1992 a Semana Mundial de Aleitamento Materno é comemorada no mundo, representando um esforço a mais para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento.  A Semana Mundial é uma iniciativa da Aliança Internacional de Ação para o Aleitamento (WABA) e desde sua criação, a cada ano, vem trabalhando com ênfase em um tema relacionado ao aleitamento materno.

Para a realização das atividades da SMAM, os aliados da WABA Brasil, contam com o apoio e parceria do Ministério da Saúde, IBFAN, Secretaria Estadual e Municipal da Saúde, instituições de ensino, maternidades, etc.

Neste ano, o tema indicado pela WABA será relacionado a proteção da amamentação, com grande enfoque ao 17º Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): sobre as parcerias saudáveis, sem conflitos de interesses, com o tema “Proteger a amamentação: construindo alianças sem conflitos de interesse.”

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Colégio Metodista suspende atividades em Ribeirão Preto

Instituição contava com 122 anos de atuação na cidade encerra atividades por conta da situação financeira da instituição de ensino. A economia vemos depois.

O fundo do posso sem fundo: Fiocruz indica atenção com dengue

Períodos chuvosos atrelados ao calor são favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, que é também transmissor do vírus da zika e chikungunya.

Mãe do presidente Jair Bolsonaro morre aos 94 anos

De Uma família humilde do interior de São Paulo, dona Olinda, partiu mas pode ver os feitos do filho. Nossos sentimentos ao @jairmessias.bolsonaro

Coronavac é liberada e SP confirma dose para crianças em até 3 semanas

Eles garantem que o medicamento é seguro, e casos de mortes não são relacionados com a picada salvadora. Se ele garante nós acreditamos na ciência.

Criança de 10 anos infartou depois da picada mas o motivo não foi a vacina

Prefeitura diz que criança teve parada cardíaca após vacina, mas estado rapidamente concluiu que criança tinha doença rara no coração que os pais não sabiam. E nós acreditamos no trancarua
- PUBLICIDADE -