Na próxima sexta-feira (14), a equipe do Programa Municipal de DST/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais da Secretaria Municipal da Saúde realizará uma ação com testes rápidos para HIV, das 15hàs 19h, na praça Sete de Setembro.
Em Ribeirão Preto, o acesso ao diagnóstico precoce do HIV melhorou, evidenciado pela queda de 70% na taxa de incidência de Aids nos últimos 10 anos e aumento na taxa de detecção de HIV, considerando ambos os sexos e todas as idades.
Entretanto, causa preocupação o fato de que, entre homens jovens de 20 a 24 anos, a taxa de detecção de HIV tenha aumentado 1.029% no mesmo período, com maior frequência entre homens que fazem sexo com outros homens.
Assim, em parceria com a Rede Gay Regional Ribeirão Preto, a ação será desenvolvida neste ponto de concentração de gays e público LGBT em geral, para ampliar as orientações a esta população específica.
“Promover o acesso ao teste e ampliar o número de pessoas que conhecem seu status sorológico é parte essencial do enfrentamento da epidemia. A testagem é a porta de entrada nesta cadeia de ações de prevenção, tratamento e cuidado. Com diagnóstico precoce e graças à evolução do tratamento, temos melhorado a qualidade de vida do portador, além da diminuição da mortalidade e transmissibilidade”, explica Lis Neves, coordenadora do programa.
Além da testagem, será realizada orientação sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e HIV, sobre Profilaxia Pós-exposição ao HIV (PEP), Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PREP) e distribuição de insumos de prevenção, como preservativos feminino e masculino.Parte superior do formulário