InícioSaúdeRibeirão Preto sedia ação de prevenção e diagnóstico do HIV no fim...

Ribeirão Preto sedia ação de prevenção e diagnóstico do HIV no fim de semana pré-Carnaval

Testes rápidos para HIV, serão realizados na praça Sete de Setembro, bem como orientação sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis

- continua após a publicidade -

Na próxima sexta-feira (14), a equipe do Programa Municipal de DST/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais da Secretaria Municipal da Saúde realizará uma ação com testes rápidos para HIV, das 15hàs 19h, na praça Sete de Setembro.

Em Ribeirão Preto, o acesso ao diagnóstico precoce do HIV melhorou, evidenciado pela queda de 70% na taxa de incidência de Aids nos últimos 10 anos e aumento na taxa de detecção de HIV, considerando ambos os sexos e todas as idades.  

Entretanto, causa preocupação o fato de que, entre homens jovens de 20 a 24 anos, a taxa de detecção de HIV tenha aumentado 1.029% no mesmo período, com maior frequência entre homens que fazem sexo com outros homens.

Assim, em parceria com a Rede Gay Regional Ribeirão Preto, a ação será desenvolvida neste ponto de concentração de gays e público LGBT em geral, para ampliar as orientações a esta população específica.

foto arquivo
- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -


“Promover o acesso ao teste e ampliar o número de pessoas que conhecem seu status sorológico é parte essencial do enfrentamento da epidemia. A testagem é a porta de entrada nesta cadeia de ações de prevenção, tratamento e cuidado. Com diagnóstico precoce e graças à evolução do tratamento, temos melhorado a qualidade de vida do portador, além da diminuição da mortalidade e transmissibilidade”, explica Lis Neves, coordenadora do programa.

Além da testagem, será realizada orientação sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e HIV, sobre Profilaxia Pós-exposição ao HIV (PEP), Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PREP) e distribuição de insumos de prevenção, como preservativos feminino e masculino.Parte superior do formulário

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Cerca de 40 mil pessoas não retornaram para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19

Dados são Vigilância Epidemiológica, que conclama a população a procurar os postos de vacinação e manter o controle da doença

“Concertos Internacionais” apresenta homenagem a Astor Piazzolla

Concerto será transmitido no dia 23 de outubro, às 19h, como parte das comemorações de 91 anos do Theatro Pedro II

Nogueira quer que você receba agua do Rio Pardo nas torneiras

Hoje a agua do DAERP é do aquífero guarani, uma agua mineral será substituída por aguas do Rio Pardo. Você aprova esta mudança?

Atenção: Alerta para tentativa de golpe contra aposentados

Instituto de Previdência orienta beneficiários a não informar dados pessoais ou bancários

Ditador Moraes manda prender e extraditar Allan dos Santos

Se não estamos vivendo em uma ditadura do judiciário, o que se compara com atitudes destes loucos? Maduro, Chaves, Alexandre de Moraes...
- PUBLICIDADE -