Início Saúde Ribeirão Preto sedia ação de prevenção e diagnóstico do HIV no fim...

Ribeirão Preto sedia ação de prevenção e diagnóstico do HIV no fim de semana pré-Carnaval

Testes rápidos para HIV, serão realizados na praça Sete de Setembro, bem como orientação sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis

- continua após a publicidade -

Na próxima sexta-feira (14), a equipe do Programa Municipal de DST/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais da Secretaria Municipal da Saúde realizará uma ação com testes rápidos para HIV, das 15hàs 19h, na praça Sete de Setembro.

Em Ribeirão Preto, o acesso ao diagnóstico precoce do HIV melhorou, evidenciado pela queda de 70% na taxa de incidência de Aids nos últimos 10 anos e aumento na taxa de detecção de HIV, considerando ambos os sexos e todas as idades.  

Entretanto, causa preocupação o fato de que, entre homens jovens de 20 a 24 anos, a taxa de detecção de HIV tenha aumentado 1.029% no mesmo período, com maior frequência entre homens que fazem sexo com outros homens.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Assim, em parceria com a Rede Gay Regional Ribeirão Preto, a ação será desenvolvida neste ponto de concentração de gays e público LGBT em geral, para ampliar as orientações a esta população específica.

foto arquivo


“Promover o acesso ao teste e ampliar o número de pessoas que conhecem seu status sorológico é parte essencial do enfrentamento da epidemia. A testagem é a porta de entrada nesta cadeia de ações de prevenção, tratamento e cuidado. Com diagnóstico precoce e graças à evolução do tratamento, temos melhorado a qualidade de vida do portador, além da diminuição da mortalidade e transmissibilidade”, explica Lis Neves, coordenadora do programa.

Além da testagem, será realizada orientação sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e HIV, sobre Profilaxia Pós-exposição ao HIV (PEP), Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PREP) e distribuição de insumos de prevenção, como preservativos feminino e masculino.Parte superior do formulário

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Parler: A rede social adotada pelos conservadores

A Parler promete não censurar ou "dizer o que você deve fazer", e vem crescendo muito nas últimas semanas.

Secretaria da Saúde receberá 20 mil kits de testes sorológicos para Covid-19

Doados pela Fundação Fiocruz, exames serão realizados no novo laboratório municipal da UBDS Castelo Branco

Fundação Santa Lydia recebe 17 respiradores e reforça leitos para enfrentamento da Covid-19

Instituição já havia recebido quatro equipamentos; os novos respiradores serão destinados a abertura de mais leitos no Hospital Santa Lydia e Polo Covid

Ribeirão-pretanos serão usados como cobaia para vacina chinesa

Testes da vacina chinesa serão feitos em voluntários na Faculdade de Medicina da USP

Como saber o momento certo de vender seu imóvel em Ribeirão Preto

Se você tem um imóvel e está pensando em vender, mas não sabe se realmente é o momento certo para isso, fique calmo, vamos te dar uma ajudinha!
- PUBLICIDADE -