InícioSaúdeRibeirão Preto sedia ação de prevenção e diagnóstico do HIV no fim...

Ribeirão Preto sedia ação de prevenção e diagnóstico do HIV no fim de semana pré-Carnaval

Testes rápidos para HIV, serão realizados na praça Sete de Setembro, bem como orientação sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis

- continua após a publicidade -

Na próxima sexta-feira (14), a equipe do Programa Municipal de DST/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais da Secretaria Municipal da Saúde realizará uma ação com testes rápidos para HIV, das 15hàs 19h, na praça Sete de Setembro.

Em Ribeirão Preto, o acesso ao diagnóstico precoce do HIV melhorou, evidenciado pela queda de 70% na taxa de incidência de Aids nos últimos 10 anos e aumento na taxa de detecção de HIV, considerando ambos os sexos e todas as idades.  

Entretanto, causa preocupação o fato de que, entre homens jovens de 20 a 24 anos, a taxa de detecção de HIV tenha aumentado 1.029% no mesmo período, com maior frequência entre homens que fazem sexo com outros homens.

Assim, em parceria com a Rede Gay Regional Ribeirão Preto, a ação será desenvolvida neste ponto de concentração de gays e público LGBT em geral, para ampliar as orientações a esta população específica.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -
foto arquivo


“Promover o acesso ao teste e ampliar o número de pessoas que conhecem seu status sorológico é parte essencial do enfrentamento da epidemia. A testagem é a porta de entrada nesta cadeia de ações de prevenção, tratamento e cuidado. Com diagnóstico precoce e graças à evolução do tratamento, temos melhorado a qualidade de vida do portador, além da diminuição da mortalidade e transmissibilidade”, explica Lis Neves, coordenadora do programa.

Além da testagem, será realizada orientação sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e HIV, sobre Profilaxia Pós-exposição ao HIV (PEP), Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PREP) e distribuição de insumos de prevenção, como preservativos feminino e masculino.Parte superior do formulário

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Governo Lula Suspende ou Encerra Mais de 57 mil Benefícios do INSS

Essas ações de monitoramento resultaram em um impacto financeiro de R$ 750,85 milhões, referentes a pagamentos. Isso inclui bloqueio de crédito, suspensão ou cessação de benefícios.

BC Aperfeiçoa Segurança do Pix e Define Data para Pix Automático

Para pagadores, o Pix Automático oferece uma forma de pagamento recorrente sem necessidade de autenticação a cada transação, mediante autorização prévia.

Educação de SP divulga datas do Provão Paulista Seriado 2024

Para a 3ª série do Ensino Médio, a prova que dá acesso direto ao ensino superior será aplicada em 30 e 31 de outubro; Saresp para Ensino Fundamental também tem datas definidas

Após 12 Anos, BNDES Abre Concurso para Nível Superior com Cotas para Pessoas Negras e PcD

Este concurso oferece 150 vagas imediatas e outras 750 para formação de cadastro de reserva. O edital foi publicado nesta segunda-feira, 22 de julho, no Diário Oficial da União e está

Nipah: Causas e Sintomas do Vírus Sem Cura com Potencial Pandêmico

Não há tratamentos específicos ou vacinas para o vírus Nipah. O protocolo atual para os infectados é controlar os sintomas, como convulsões e pneumonia.
- PUBLICIDADE -