InícioSaúdeNogueira diz que pode mas não pode: Gláucia Berenice oficiou a Prefeitura...

Nogueira diz que pode mas não pode: Gláucia Berenice oficiou a Prefeitura sobre Hidroxicloroquina

“O tratamento precoce é o que vai tirar inúmeros pacientes das enfermarias e hospitais e vai salvar vidas."

- continua após a publicidade -

A vereadora Gláucia Berenice oficiou a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde para que divulguem por meios oficiais que não há vedações par a prescrição de Hidroxicloroquina pelos médicos da rede municipal de Saúde.

A vereadora se baseou em uma manifestação da Associação Médica Brasileira (AMB) que defende a autonomia do médico para prescrever a hidroxicloroquina, com a anuência do paciente.

Na semana passada, em depoimento prestado na Câmara Municipal, o próprio secretário de Saúde afirmou que não há vedação para a inclusão do medicamento no rol de remédios já adotado pela rede, como azitromicina.

divulgação

Nos ofícios dirigidos ao secretário e ao prefeito Duarte Nogueira, a vereadora propõe que seja editada uma portaria ou instrução para que, de maneira oficial, o município assuma a possibilidade de prescrição do medicamento, em caso de entendimento entre médico e paciente.

foto internet

“O tratamento precoce é o que vai tirar inúmeros pacientes das enfermarias e hospitais e vai salvar vidas. Já afirmei isso na audiência com o secretário e em outros documentos, pedindo a intervenção médica antes do agravamento dos casos confirmados”, relatou.

foto ebc
- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Na audiência, Gláucia defendeu a testagem domiciliar para evitar aglomeração no polo Covid. 

Ela também questionou por que os médicos estavam prescrevendo Tamiflu para casos suspeitos de Covid, remédio que não é fornecido pela rede e chega a custar R$ 260,00 a caixa com 10 comprimidos. 

O secretário admitiu que somente na UBDS da Vila Virgínia o medicamento está disponível e que o mesmo não serve para Covid.

Segundo ela, outro efeito do tratamento precoce pode ser o avanço no Plano São Paulo de flexibilização.

divulgaçao

“É notório que a alta ocupação de UTI’s vem nos mantendo na fase vermelha. Efeito colateral do tratamento precoce poderá ser o avanço da flexibilização”.


“Faço um apelo ao governo municipal que adote a providência encaminhada pelos ofícios e ofereça, na prática, um suporte profilático para o cidadão. As pessoas estão pedindo isso e, antes de tudo, elas têm o direito à vida e à saúde, conforme declara nossa própria Constituição”, concluiu.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Valor bloqueado de manifestantes sobe para R$ 18,5 milhões

A Justiça Federal autorizou hoje (21) novos bloqueios de bens de suspeitos de financiar os atos que resultaram na depredação dos prédios dos Três Poderes...

José Dirceu propõe reestruturar papel dos militares no Brasil

Militares precisam voltar para os quartéis e sair de órgãos do governo, sugere. José Dirceu de Oliveira e Silva, ex-ministro da Casa Civil de Lula,...

Lula quer endurecer penas para crimes ‘contra a democracia’

O Ministério da Justiça e Segurança Pública trabalha em uma proposta para endurecer as punições para crimes “contra a democracia”. O projeto, ainda a...

Lula nomeia novo comandante do Exército; Saiba quem é o General Tomás

O governo federal anunciou na tarde deste sábado (21) que o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva é novo comandante do Exército. O ex-comandante Militar...

General demitido por Lula reúne Alto Comando do Exército

Objetivo é anunciar a decisão do presidente de demiti-lo
- PUBLICIDADE -