InícioSaúdeMoura Lacerda leva palestra sobre o coronavírus para servidores de São Joaquim...

Moura Lacerda leva palestra sobre o coronavírus para servidores de São Joaquim da Barra

A atividade, gratuita, foi aberta população, mas com foco principal nos servidores municipais dos departamentos da Saúde e da Educação.

- continua após a publicidade -

O Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), levou para São Joaquim da Barra (SP) a palestra gratuita “Novo Coronavírus (Covid-19) – Uma Ameaça Emergente à Saúde”. A atividade, gratuita, foi aberta a toda população interessada, mas com foco principal nos servidores municipais dos departamentos da Saúde e da Educação.

            A palestra foi ministrada pela enfermeira e professora doutora Nayara Gonçalves Barbosa, da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto (SP), para cerca de 100 pessoas no Teatro “Arthur Parada”. Covid-19 é o nome dado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) ao coronavírus do surto atual.

            Entre outros, estiveram presentes o reitor do Centro Universitário, dr. Oscar Luiz de Moura Lacerda; o assessor de Saúde de São Joaquim da Barra, Rangel Luís de Melo; a assessora de Educação do município, Rosimeire Benedito Mariano; a diretora de Educação Especial da cidade, Luciana Aparecida Guimarães Dezem; e a vice-presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), Samira Andraos.

foto agencia internacional

Conhecimento como arma de empoderamento

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

            Segundo Nayara Barbosa, de tempos em tempos o mundo vê surgir novos vírus e, portanto, novas doenças ou síndromes. Por conta, justamente, desse ineditismo, o corpo humano não está preparado para enfrentá-los.

            “A falta de informações confiáveis e a má fé da disseminação de fake news podem levar ao caos. O conhecimento é uma arma de empoderamento da sociedade, sobretudo, ao considerar a globalização na qual vivemos, e permite uma leitura correta da realidade. A palestra foi uma ferramenta importante para os servidores lidarem com casos suspeitos que possam surgir”, disse a especialista.

            Ainda de acordo com a professora, o conhecimento a respeito da infecção pelo Covid-19 e de medidas de prevenção são fundamentais para a população, considerando os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas.

Foto divulgação

Informações com credibilidade

            A auxiliar de Enfermagem Selma Aparecida do Nascimento Inhani, presidente do Conselho Municipal da Saúde de São Joaquim da Barra, salientou que a palestra sobre o Covid-19 foi fundamental para fixar informações de credibilidade. “Os professores e os servidores da saúde presentes, agora, têm mais conhecimento para repassar no trabalho e com familiares”, afirmou a profissional, que atua na Assistência à Saúde Bucal de São Joaquim da Barra.

            “Trazer esta palestra para os servidores municipais é parte de nossa obrigação como instituição de ensino superior, que é de partilhar informações que venham em benefício da comunidade. A professora doutora Nayara Barbosa é altamente qualificada no tema, por isso a convidamos. Tudo isso é parte de nossas ações de Ensino, Pesquisa e Extensão”, salientou o reitor do Centro Universitário Moura Lacerda, dr. Oscar Luiz de Moura Lacerda.

foto arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Policiais militares de de São Paulo estão de prontidão para embarcar para a Turquia e atuar no salvamento e resgate das vítimas

Número de mortos no terremoto na Turquia e na Síria passa de 11 mil, mas entidades acreditam que numero chegará a 40 mil O número...

Após armação da esquerda e sigilo de 100 anos das imagens 8 de Janeiro segue sem respostas

Os desdobramentos do quebra-quebra de 8 de janeiro, contudo, parecem longe do fim, pois lula e a carreta furacão não querem CPI e investigação

No Dia do Publicitário, APP Ribeirão lança calendário de atividades de 2023

Com novas datas de atividades e eventos, a Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto reúne diretoria no Chopp Time

Saúde prorroga inscrições de concurso público para bolsistas do Programa de Aprimoramento

Inscrições vão até 17 de fevereiro; bolsas são para as áreas de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional

Lula promete nova regulação para trabalhadores de aplicativos

Brasil tem 1,5 milhão de trabalhadores por aplicativos que podem deixar de trabalhar e ter uma renda, caso seja levado adiante
- PUBLICIDADE -