Prevenção
A Secretaria da Saúde recomenda que a população não compartilhe objetos de uso pessoal e mantenha as mãos sempre higienizadas, com a aplicação de álcool gel ou lavagem com água e sabão.
Hoje é fácil encontrar pequenos frascos de álcool em gel em farmácias, ou então comprar o produto em supermercado e colocar em embalagens que possam lhe acompanhar diariamente.
Importante durante o dia recorrer varias vezes a higienização das mãos com álcool.
Deixar os ambientes arejados, com bom fluxo de ar, também evita a circulação do vírus. Ao espirrar, pessoas com sintomas da gripe devem proteger a boca com um lenço para diminuir os riscos de contaminação do ambiente.
Isso vale principalmente em locais que aglomerem varias pessoas, como escritórios e local de trabalho, transporte publico, escolas, igrejas, baladas.
A Secretaria da Saúde recomenda também que todas as pessoas que apresentarem febre, associada à tosse ou dor de garganta, devem ser encaminhadas (ou procurar) imediatamente para uma unidade básica de saúde.
“Se diagnosticada como caso suspeito de gripe, o médico deve receitar o medicamento Oseltamivir, mesmo sem sua confirmação por exames laboratoriais”, enfatiza o superintendente de Vigilância em Saúde Sezifredo Paz.
Para se prevenir da gripe A e de outras doenças respiratórias tão comuns no outono e principalmente no inverno, fique atento a alguns cuidados que dificultam a transmissão dos agentes causadores dessas enfermidades.
Etiqueta respiratória
Essas práticas tentam fazer com que as pessoas tomem menos contato com a saliva de outras, que podem estar contaminadas com o vírus. Aí vão algumas delas:
Ao espirrar, sempre cubra a boca com as mãos ou com um lenço;
Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e outros objetos de uso pessoal;
Evite tocar nos olhos, boca e nariz em ambientes públicos ou antes de higienizar as mãos, pois esses são locais por onde o vírus pode entrar;
Lave sempre as mãos, com sabão ou álcool em gel, especialmente após tossir ou espirrar;
Aglomerados de pessoas e ambientes fechados são locais propícios à contaminação, então é bom evitá-los sempre que possível. Principalmente no inverno; Mantenha os ambientes arejados.
Sintomas
Os sintomas da gripe A são bastante parecidos com os da comum: febre alta, falta de apetite, dores musculares, indisposição e tosse. Algumas pessoas também relataram dor de garganta, náusea, vômito e diarreia.
Mas, apesar da semelhança entre elas, o problema do H1N1 é que ele apresenta uma gravidade maior. “Enquanto a influenza comum afeta mais as crianças menores de 1 ano de idade e idosos acima de 60 anos, a nova gripe também tem atingido jovens sadios e outros grupos com certa letalidade, o que o outro não faz”, “Como todas as doenças respiratórias, essa deve ‘atacar’ mais no inverno”.