InícioSaúdeH1N1 quais sintomas e como se prevenir

H1N1 quais sintomas e como se prevenir

- continua após a publicidade -

Prevenção

A Secretaria da Saúde recomenda que a população não compartilhe objetos de uso pessoal e mantenha as mãos sempre higienizadas, com a aplicação de álcool gel ou lavagem com água e sabão.

Hoje é fácil encontrar pequenos frascos de álcool em gel em farmácias, ou então comprar o produto em supermercado e colocar em embalagens que possam lhe acompanhar diariamente.

Importante durante o dia recorrer varias vezes a higienização das mãos com álcool.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Deixar os ambientes arejados, com bom fluxo de ar, também evita a circulação do vírus. Ao espirrar, pessoas com sintomas da gripe devem proteger a boca com um lenço para diminuir os riscos de contaminação do ambiente.

Isso vale principalmente em locais que aglomerem varias pessoas, como escritórios e local de trabalho, transporte publico, escolas, igrejas, baladas.

A Secretaria da Saúde recomenda também que todas as pessoas que apresentarem febre, associada à tosse ou dor de garganta, devem ser encaminhadas (ou procurar) imediatamente para uma unidade básica de saúde.

“Se diagnosticada como caso suspeito de gripe, o médico deve receitar o medicamento Oseltamivir, mesmo sem sua confirmação por exames laboratoriais”, enfatiza o superintendente de Vigilância em Saúde Sezifredo Paz.

Para se prevenir da gripe A e de outras doenças respiratórias tão comuns no outono e principalmente no inverno, fique atento a alguns cuidados que dificultam a transmissão dos agentes causadores dessas enfermidades.

Etiqueta respiratória

Essas práticas tentam fazer com que as pessoas tomem menos contato com a saliva de outras, que podem estar contaminadas com o vírus. Aí vão algumas delas:

Ao espirrar, sempre cubra a boca com as mãos ou com um lenço;

Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e outros objetos de uso pessoal;

Evite tocar nos olhos, boca e nariz em ambientes públicos ou antes de higienizar as mãos, pois esses são locais por onde o vírus pode entrar;

Lave sempre as mãos, com sabão ou álcool em gel, especialmente após tossir ou espirrar;

Aglomerados de pessoas e ambientes fechados são locais propícios à contaminação, então é bom evitá-los sempre que possível. Principalmente no inverno; Mantenha os ambientes arejados.

Sintomas

Os sintomas da gripe A são bastante parecidos com os da comum: febre alta, falta de apetite, dores musculares, indisposição e tosse. Algumas pessoas também relataram dor de garganta, náusea, vômito e diarreia.

Mas, apesar da semelhança entre elas, o problema do H1N1 é que ele apresenta uma gravidade maior. “Enquanto a influenza comum afeta mais as crianças menores de 1 ano de idade e idosos acima de 60 anos, a nova gripe também tem atingido jovens sadios e outros grupos com certa letalidade, o que o outro não faz”,  “Como todas as doenças respiratórias, essa deve ‘atacar’ mais no inverno”.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Cuidado com eliminação da seleção o corona esta liberado para infectar novamente

Com o fim do circo a globo agora voltara a colocar panico na sociedade para voltar a ser centro das atenções entre os imbecis.

Lula anuncia cinco ministros do novo governo

Fernando Haddad e Flávio Dino estão entre os nomes

Brasil tenta manter escrita diante da Croácia para chegar à semifinal

Seleção brasileira nunca perdeu para a equipe europeia em uma Copa

Hoje tem jogo da seleção e bancos alteram horarios; Confira

A partir das 12 horas, Seleção Brasileira entra em capo para enfrentar a Croácia, em jogo válido pelas quartas de final da Copa do Mundo de 2022

Sextou: Veja a programação do fim de semana

diversos gêneros musicais, apresentações natalinas, peças teatrais, visitação a museus e varios eventos para todas idades incluindo gratuito
- PUBLICIDADE -