InícioSaúdeDengue: São 4.800 pessoas infectadas em Ribeirão Preto, apenas em 2020

Dengue: São 4.800 pessoas infectadas em Ribeirão Preto, apenas em 2020

É comum a preocupação com Coronavírus, mas a dengue mata e só quem já contraiu a doença sabe o quanto é debilitante. Faça sua parte.

- continua após a publicidade -

A Secretaria da Saúde de Ribeirão, divulgou nesta segunda-feira, 16, o Boltim Epidemiológico. Dados atualizados revelam que, nos primeiros 15 dias do mês de março, foram confirmados 280 casos de dengue na cidade. 

O levantamento realizado pelo Departamento de Vigilância em Saúde mostra que, em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 1.861 casos da doença, houve uma redução de 84,95% de pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Já no acumulado em 2020, foram confirmados 4.895 casos da doença na cidade, quando comparado ao mesmo período de 2019 com 2.971 casos da doença, o aumento foi de 158,85%.

foto arquivo

O secretário da Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini, afirma que o trabalho de combate e prevenção à doença na cidade está sendo feito sem trégua, com arrastões de limpeza semanais e intensificação das ações diárias, com equipes de Agentes de Combate a Endemias nas ruas em campanhas de conscientização, treinamentos de equipes e nebulização.

“Oitenta por cento dos casos estão nas casas das pessoas e a conscientização da população é fundamental. Cada morador deve cuidar do seu quintal, eliminando focos de água parada para que o mosquito não se desenvolva. Portanto, além das nossas atividades, precisamos muito da participação da população limpando sua própria casa” alerta o chefe da pasta.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Marcia Romanholi Passos, ressalta que são encontrados e recolhidos muitos criadouros do mosquito nas regiões mais preocupantes da cidade durante o trabalho de campo, que prevê, além do recolhimento do material, orientação às pessoas.

“A conscientização e ajuda da população são fundamentais para o controle da doença. Portanto, solicitamos aos moradores da cidade que limpem suas casas e seus quintais semanalmente e não deixem acumular água parada, ambiente ideal para o mosquito crescer. Somente assim conseguiremos vencer essa batalha na cidade”, alerta a diretora.

 

foto arquivo

Coronavírus, gripe H1N1 e sarampo

Estão em investigação 19 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus (covid-19) na cidade, nenhum confirmado. Os exames foram encaminhados para análise ao Instituto Adolfo Lutz, na capital paulista.
Em 2020, trinta e dois casos foram notificados e treze com resultados negativos para a doença.

Com relação à Síndrome Respiratória Aguda Grave (gripe causada pelo vírus Influenza), não foi confirmado nenhum caso em março de 2020. 

No período, também não foi confirmado nenhum caso de sarampo em Ribeirão Preto. Três casos estão em investigação. 

O Boletim Epidemiológico está disponível na página da Prefeitura (WWW.ribeiraopreto.sp.gov.br).

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Na estreia do Paulistão, Botafogo empata com o Santo André

Com o empate, o Tricolor soma um ponto no Grupo C, que tem o Palmeiras na liderança com três pontos.

Esta adiantado estudo que usara agua do rio Pardo para abastecimento da cidade

Atualmente, toda a água consumida na cidade vem do Aquífero Guarani; Atlas Brasil recomenda busca de novo manancial

Agendamento aberto para hoje: Adultos e inocentes

Esta aberto agendamento nesta quarta-feira 26 o agendamento para adultos e crianças com 2.500 doses para cada grupo, que serão aplicadas neste dia 27

Descansa Olavo de Carvalho aos 74 anos

O corpo descansou, mas o "parteiro" do conservadorismo nunca morrera, suas ideias e pensamentos criaram raízes

Últimas vagas para cursos profissionalizantes na Celso Charuri

São 24 vagas para Torneiro Mecânico e seis para Construtor de Alvenaria; aulas começam em fevereiro
- PUBLICIDADE -