InícioSaúde🌿 5ml de extrato de Alecrim no combate ao mosquito da Dengue...

🌿 5ml de extrato de Alecrim no combate ao mosquito da Dengue 🌿

o extrato de Alecrim demonstrou ser mais eficaz que a água sanitária, com uma taxa de mortalidade de larvas de 85% em comparação aos 78% do grupo de controle.

- continua após a publicidade -

Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.

Pesquisa conduzida pelo CEUB abre caminho para métodos sustentáveis de controle da proliferação do Aedes aegypti, utilizando extrato de Alecrim.

A aplicação de 5ml de extrato de Alecrim, obtido a partir de 200g da planta, em um litro de álcool 96º, revelou-se uma alternativa promissora no combate ao mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Conduzida pela Professora Dra. Francislete Melo, a pesquisa realizada por Clerrane Santana, estudante de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Brasília (CEUB), destaca o potencial das plantas como complemento aos inseticidas químicos convencionais.

Os resultados foram animadores: o extrato de Alecrim demonstrou ser mais eficaz que a água sanitária, com uma taxa de mortalidade de larvas de 85% em comparação aos 78% do grupo de controle.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Francislete Melo explica que a fitoterapia envolve a interação de diversas moléculas presentes nos extratos, especialmente compostos fenólicos, reconhecidos por suas propriedades larvicidas.

Clerrane Santana enfatiza que a aplicação doméstica de extratos de plantas, como o Alecrim, oferece uma alternativa natural e de baixo custo para o controle das larvas do mosquito, contribuindo para a redução das doenças transmitidas por esse vetor e para a preservação do meio ambiente.

Para mais detalhes sobre o estudo do CEUB e o impacto na região, acesse: https://trabalho.seade.gov.br/

🌱 Plantas Repelentes de Mosquitos 🌱

As plantas, como o Alecrim, podem atuar como repelentes naturais contra pragas e insetos. Outras opções incluem arruda, boldo, capim-limão, citronela, erva-cidreira, lavanda, manjericão e mirra.

Plantar em casa espécies como Alfazema, Manjericão e Hortelã afasta mosquitos, contribuindo para a prevenção de doenças como dengue, zika e chikungunya. Além de repelentes naturais, essas plantas podem ser utilizadas na culinária e na decoração da casa.

Para usufruir dos benefícios dessas plantas, distribua-as no quintal ou em vasos pela casa. Porém, lembre-se de usar repelentes aprovados pela Anvisa na pele para uma proteção completa contra o mosquito transmissor do Zika vírus.

foto arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -