Início Saúde Medo da gripe provoca correria atrás de vacina

Medo da gripe provoca correria atrás de vacina

- continua após a publicidade -

O medo de contágio pela gripe suína tem provocado uma corrida às clínicas particulares de Ribeirão Preto enquanto não chegam as doses de vacina no SUS (Sistema Único de Saúde). A campanha pública de prevenção terá início em Ribeirão em 30 de abril.

7 mitos e verdades sobre a Gripe H1N1

A gripe A, também conhecida como gripe suína é causada pelo vírus H1N1, que é transmitido pelo ar, de pessoa para pessoa, através de gotículas de saliva de um indivíduo doente para outro saudável.

O diagnóstico desta gripe é feito através de exame de sangue, pois os seus sintomas são semelhantes aos da gripe comum, sendo apenas um pouco mais fortes.

1. Posso pegar a gripe A através do consumo de carne de porco.
- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Mito. É verdade que o ciclo de vida do vírus H1N1 passa pelo porco, mas ele só é transmitido entre as pessoas através da saliva, espirro e contato com secreções do paciente doente, da mesma forma que ocorre com a gripe comum.

2. Pessoas gripadas podem tomar a vacina.

Verdade. Pessoas gripadas, mas sem apresentar febre, podem tomar a vacina do H1N1. Esta vacina está contraindicada apenas para bebês com menos de 6 meses de vida, pessoas com febre, com doença neurológica ou que tenham alergia ao ovo ou às substâncias timerosal, presente no Merthiolate, e à neomicina.

3. A vacina contra a gripe A pode causar morte.

Mito. Essa teoria surgiu devido à presença de duas substâncias na vacina, o mercúrio e o óleo de esqualeno. No entanto, a verdade é que o mercúrio utilizado é o etilmercúrio, que é um conservante que também faz parte de outras vacinas como a da difteria e do tétano. Já o óleo esqualeno é uma substância que está presente no nosso organismo naturalmente, e que é usada na vacina para aumentar a sua eficácia.

4. Mulheres grávidas e que amamentam podem tomar a vacina.

Verdade. Mulheres que estão grávidas ou que amamentam podem tomar a vacina normalmente, independente da idade gestacional. No entanto, a aplicação da vacina só deve ser feita após obter a autorização do obstetra.

5. Os efeitos colaterais da vacina são muito fortes.

Mito. A maior parte das pessoas não sentem qualquer efeito colateral após tomar a vacina, mas quando eles aparecem costumam durar apenas cerca de 2 dias, e os sintomas podem ser dor no local da aplicação da vacina, febre baixa e mal estar.

6. O vírus usado na vacina está morto, e por isso ela não causa a gripe.
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Verdade. O tipo de vírus utilizado para produzir a vacina contra a gripe A é o vírus inativado, ou seja, ela é composta por vírus mortos e divididos em pedaços, não sendo possível ficar doente com a gripe A por causa da vacinação.

7. Usar erva-doce ao invés do remédio Tamiflu funciona para combater a gripe.

Mito. Esse mito surgiu porque a erva-doce também possui o composto anis estrelado, que é usado para fabricar o remédio. No entanto, o anis usado no Tamiflu é retirado de uma planta originária da China, não sendo igual ao da erva-doce encontrada no Brasil. É permitido tomar o chá de erva-doce durante a gripe A, mas se os sintomas piorarem, é preciso ir ao médico porque apenas os verdadeiros remédios irão ajudar.

Como tratar a gripe (HIN1) suína para evitar complicações.

O ideal é ir ao médico para ser avaliado e para iniciar o tratamento adequado rapidamente, que normalmente envolve o uso de medicamentos e de cuidados em casa, como beber bastante água para prevenir a desidratação, descansar e evitar o contato com outras pessoas, para não transmitir a doença.

Remédios de farmácia

Em geral, adultos saudáveis costumam se recuperar naturalmente da gripe suína, mas o médico pode recomendar o uso de remédios como o Tamiflu e o Relenza, que ajudam a combater o vírus, aliviar os sintomas da doença e prevenir complicações.

O ideal é que esses medicamentos sejam tomados até 48 horas depois do surgimento dos primeiros sintomas, mas eles também irão ajudar na recuperação mesmo quando tomados após esse período.

Além disso, pode-se utilizar também medicamentos como Paracetamol e Ibupofreno para diminuir a febre e aliviar os sintomas de dor de cabeça e dor no corpo, lembrando que a Aspirina é contraindicada para crianças e adolescentes menores de 18 anos

Quando não tratada adequadamente, a gripe suína pode causar complicações como:

Piora de doenças como asma e diabetes;

Pneumonia;

Confusão mental e convulsões;

Dificuldade para respirar.

No entanto, essas complicações costumam acontecer principalmente em crianças menores de 5 anos, idosos, mulheres grávidas e pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como nos casos de diabetes, asma, AIDS e tratamento para câncer.

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

PT apresenta projeto para obrigar vacinação contra a covid-19

PT em sintonia com o PSDB em sintonia, querem as propinas que um grande negocio como este pode gerar ou bem estar da população?

Alça de acesso a Bonfim Paulista pelo Anel Viário Sul será interditada

Fechamento é temporário para a execução de serviços de pavimentação

Hospital de Câncer de Ribeirão Preto receberá doação de equipamento para limpeza nesta quinta-feira (22/10)

Em tempos de pandemia lavadora e secadora de piso ofertada pela Empresa Kärcher otimizará o tempo de higienização da instituição

Restaurantes abrem novos postos de trabalho em Ribeirão Preto

No Shopping Iguatemi Ribeirão Preto as novas unidades do Outback Steakhouse e Paris 6 e ainda Coco Bambu - já instalado no empreendimento - estão com processos seletivos abertos

Em meio à pandemia, startup de Ribeirão Preto ganha mercado na América Latina

Plataforma de gestão de despesas corporativas VExpenses cresceu 50% entre os meses de abril e setembro; a estimativa é que o faturamento cresça mais 30% até dezembro