InícioSaúdeDepois de 2 anos de ferias mosquito da dengue volta a preocupar

Depois de 2 anos de ferias mosquito da dengue volta a preocupar

O que é mais provavel, os mosquitos sumiram na p@ndem1a ou muitos foram tratados e diagnosticados de forma errada?

- continua após a publicidade -

Infectologista do Sistema Hapvida traz dicas de prevenção e principais cuidados com a doença

O que é mais provavel, os mosquitos sumiram na p@ndem1a ou muitos foram tratados e diagnosticados de forma errada?

O número de casos prováveis de dengue no Brasil, neste ano, registrou um aumento de 104,5% em comparação com 2021, segundo boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde. De acordo com o levantamento, foram registrados quase 465 mil casos prováveis da doença e 131 óbitos confirmados. 

Na região de Ribeirão Preto, essa alta nos casos de dengue também foi verificada. Por isso, a infectologista do Sistema Hapvida, Sílvia Fonseca, traz dicas de prevenção e orientações relevantes com relação à doença.

foto arquivo

“O primeiro ponto de alerta é que a dengue pode matar”, frisa. “Por isso, é importante procurar o sistema de saúde aos primeiros sinais de febre, dor atrás dos olhos e dor de cabeça forte. Além de qualquer um dos sinais de alarme, que significa que a doença está evoluindo pior, sendo eles: dor abdominal, sangramentos espontâneos, tontura ao levantar, diminuição da urina, grande prostração e vômitos sem parar”, lista a infectologista.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Sílvia explica que crianças, gestantes, idosos, pessoas com problemas no coração, rins e pulmões, ou que tenham tido dengue anteriormente são mais propensas a desenvolverem uma forma mais grave da doença. 

Sintomas

Durante os cinco primeiros dias da dengue é normal o paciente apresentar fraqueza, náusea/vômito, diarreia, dor de cabeça, dor no corpo ou nas articulações. Por isso, manter a hidratação é muito importante.

“A hidratação é o único tratamento conhecido para a dengue. Assim, a pessoa deve beber de 4 a 5 litros por dia, seja de água, sucos ou ainda soro de reidratação”, orienta a médica do Hapvida. 

foto internet

Prevenção

A principal forma de prevenir a dengue é a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Dados da Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo mostram que 80% dos focos estão nas residências, mais precisamente nos vasos de planta, vasos sanitários, piscinas de crianças, potes vazios e até tampinhas de garrafas.

Por isso, é fundamental evitar o acúmulo de água parada, onde ocorre a proliferação do mosquito transmissor. Medidas como deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo, limpar e encher os pratos de vaso de plantas com areia, manter lixeiras tampadas, e ralos e calhas limpas são simples e podem impedir a proliferação do mosquito e combater a dengue.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -