A cidade de Santo Antônio da Alegria, na região administrativa de Ribeirão Preto, poderá receber a partir de agora, cerca de 650 mil reais por ano para fomentar o turismo regional.
Isso porque os deputados da Assembleia Legislativa aprovaram nesta terça-feira, 16/5, projeto de lei que classifica 5 municípios, além de Santo Antônio da Alegria, como de interesse turístico. São eles: Agudos, Guararema, Iacanga, Barretos e Sales.
O valor deve ser destinado a investimentos na infraestrutura turística. A utilização da verba deve impulsionar a ampliação e o fortalecimento das atividades econômicas da região. O projeto tem a autoria dos 94 deputados.
Para ser de interesse turístico a cidade deve seguir alguns critérios como oferecer infraestrutura básica para atender o visitante – incluindo sistema de transporte, serviço médico de emergência, meios de hospedagem e restaurantes.
É preciso ainda ter um Conselho Municipal de Turismo firmado, além de ter potencial para atrair visitantes. Todos os municípios do Estado de São Paulo (exceto os que já possuem o titulo de Estância) podem pleitear o Titulo de Município de Interesse Turístico.
O deputado Márcio Camargo (PSC) comenta sobre os benefícios que a decisão trará para a região:
“Além da geração de renda e emprego na cidade e o incentivo ao comércio, com a aprovação do projeto esses municípios entram no ranking e podem tornar-se municípios turísticos”.
Os municípios de Brodowski, Monte Alto, Rifaina, Rubineia, Sabino, Pedreira, Jundiaí, Espírito Santo do Pinhal, Tatuí, Piedade, Tapiraí, Santa Isabel, Martinópolis e Buritama já haviam recebido a classificação de interesse turístico em votação anterior no parlamento.
A proposta é que além das 70 estâncias já existentes no estado, declare-se outros 140 municípios como de interesse turístico.